TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 13 de outubro de 2013

13.—DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS


ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2560


Hoje, quando olhamos o nosso estar no Planeta, observamos muitas ações diferentes daquelas que viveram nossos avós ou nossos pais ou até mesmo nós, em nossas infâncias, especialmente aqueles que somos mais anosos. Quando olhamos nossas ações pessoais, há uma, que — hoje — determina vivências diferentes: estarmos online ou offline. Estarmos conectados ou não, faz diferenças.
Parece, e isso é muito pessoal, que ajo de maneira muito diferente numa e outra situação. Especialmente se, a desconexão é imposta contra minha vontade. Faço-me, então, inseguro, até ‘chateado’. Ocorre que não basta estar conectado. Há que ser atento ao que é oferecido.
Convenço-me que mesmo conectado, posso ser um desligado, e ficar por fora. Logo é preciso ser um conectado atento a alguns parâmetros, que, não me façam: ou viver em algaravia ou o paradoxo de ser um conectado desconectado. Por tal reviso-me. Inquiro-me.
Assim, só neste sábado soube que na quinta-feira, dia 10, foi o Dia Internacional das Meninas. Este fora, então, celebrado pelas Nações Unidas pela primeira vez. A data, segundo a própria Organização — www.onu.org.br/onu-celebra-dia-internacional-das-meninas/ — marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo.
Meninas + Educação = Mudança. Essa é a equação que esteve em
evidência, por exemplo, na Unisinos quando foi exibido o documentário The Girls Rising. Trata-se de um filme que mostra como a vida de meninas de vários países é transformada por meio da educação. O filme foi exibido dia 10 em dois campi da universidade (São Leopoldo e Porto Alegre), com debatedores muito especiais, comemorando o Dia Internacional das Meninas, que foi o foco de reflexão durante o evento para o qual foi solicitado como ingresso a doação de material de limpeza, higiene pessoal e estética. Os produtos são destinados para o Lar das Meninas de Novo Hamburgo.
O objetivo do evento foi divulgar o documentário The Girls Rising e, como as alterações na vida das meninas interfere em toda a comunidade. O filme retorna à Unisinos, cinco meses depois da primeira exibição, em função de uma parceria com o jornalista Justin Reeves, que participou da produção do filme e visitou a universidade no início de 2013 para o lançamento do documentário.  
O documentário The Girls Rising promove a campanha de educação para meninas como catalisador para mudar o mundo. A ação parte do princípio de que educar meninas irá melhorar o bem-estar das suas famílias, comunidades e até mesmo países. A atitude busca reduzir a pobreza, a mortalidade infantil, o crescimento populacional, a taxas de infecção por HIV e as condições que levam ao terrorismo e a corrupção.
Uma saborosa sugestão dominical. Coloque conhecer o documentário The Girls Rising em sua pauta. E... bom domingo.

2 comentários:

  1. Limerique

    Alguma coisa esse caos nos ensina
    Antes que a civilização vire ruina
    O Planeta tem jeito
    Se fizermos bem feito
    Entreguemos o mundo às meninas.

    ResponderExcluir
  2. Salve, mestre!
    Muito oportuna a blogada dominical. Também não conhecia a celebração do ‘dia internacional das meninas. Muito oportuna, especialmente quando abundam tantos dias comemorativos. Busquei pelo vídeo. Encontrei trailers. Encantei-me. Quem tiver pistas, agradeço.
    Um bom resto de domingo
    L L L

    ResponderExcluir