TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

16.— OS IRÔNICOS PRÊMIOS IG NOBEL.


ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2537


Um assunto quase pícaro para granjear bom humor a uma segunda-feira, que inicia uma semana que para os gaúchos termina com feriadão, pois dia 20 de setembro é a data farroupilha. Mas, até lá há muito trabalho.
Na noite da última quarta-feira, na prestigiada Harward University foram entregue as láureas do Premio IgNobel 2013. O Prêmio IgNobel é um prêmio dado para a descoberta científica mais estranha do ano para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir e depois pensar. O nome é um trocadilho com o nome "Nobel" de Alfred Nobel — o descobridor da dinamite ligado ao verdadeiro prêmio — e o prefixo da palavra inglesa ignoble (em português ignóbil), que representa algo "não nobre", vil ou desprezível.
O prêmio criado pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável). A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia.
Os Prêmios IgNobel foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991, sendo a cerimônia abrilhantada pela presença de laureados com o Prêmio Nobel verdadeiro, numa cerimônia que inclui uma mini-ópera, com cantores de ópera profissionais e laureados com prêmios Nobel.
Na edição de hoje, aqui, destaco três dos premiados — em Química, Estatística e Psicologia. Amanhã amplio com outros destaques.

4 comentários:

  1. Por mais estranho que pareça, fazer alguém rir é uma das mais difíceis tarefas. O riso e seus motivos são ecléticos, variados de acordo com a cultura de cada povo. E dentro de cada cultura ainda há o momento de cada um. Realmente rir é gratificante, fazer rir é tarefa nobre, ainda que premiados como "ignóbil"

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot,
    pícara a blogada de hoje. Já aguardo a de amanhã.
    Um protesto: o premio IgNobel de Química por direito devia ser seu, pois no Alfabetização científica: Questões e desafios para a Educação, já na 1ª edição de 2000 o senhor fala como descascar cebola sem chorar. Esta manhã fiu conferir esta na p. 212. Logo este japonês lhe usurpou o prêmio.
    Com desagravos,
    Laurus Loureiro Lima

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Era uma vaca que comeu cebola
    Se via linda, bebera uma ampola
    Mas estava deitada
    Embora não cansada
    Se não levantasse seria uma tola.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Chassot: FANTÁSTICO! fazer humor com ciência,apesar de eleger os mais estranhos trabalhos merecem todo nosso crédito e respeito.Valeu Chassot um forte abraço tudo com bom-humor. Ley.

    ResponderExcluir