TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 30 de julho de 2013

30.- EDIÇÃO DE 7º ANIVERSÁRIO

ANO
8
Fundado em
30 de julho de 2006
EDIÇÃO
2510

Redijo esta edição, recém chegado de uma sumarenta estreia. Dei a primeira aula do semestre 2013/2 para um grupo de 36 alunos, que em sua maioria começavam o curso de licenciatura em Música. A maior parte deles músicos profissionais que agora vem à Universidade para aprender a ensinar aquilo que já têm expertise. Neste semestre, a cada noite de segunda-feira, nos encontraremos para falar de Teorias do Desenvolvimento Humano. Vibrei com nossa primeira aula. Sonho que cada um dos próximos 17 encontro se repitam as emoções de hoje.
Mas há para esta edição outro mote. Hoje este blogue completa sete anos. É o primeiro dia do ano oito.
Devo dizer que ao recordar as seis celebrações que fiz a cada 30 de julho pretérito, esta me parece a mais desenxabida. Não sabia que este adjetivo de minha infância (que pronunciávamos: desenxavido) fosse dicionarizado. O prestimoso Priberam registra definições bem adequadas para o sentimento que atribuo a este sétimo aniversário: 1. Insípido. 2. [Figurado] Sem graça.
O último mês de maio sabia a reflexões. Estas convidavam mais a travar do que acelerar. Tinha naquele mês dez palestras que exigiam oito viagens, quase todas de ônibus. No dia 13, tomo uma decisão que se fazia com perdas. Depois de 6,8 anos de blogares diários, opto, então, por edições semanais. A abstinência tem gosto amargo, mas traz liberdades fugazes. É uma abolição como fora aquela do ocaso do Império, em um mesmo 13 de maio.
No anúncio de então escrevi: “A proposta feita desde 30 de julho de 2006, de publicar um blogue diário, gerou 2476 edições, sem faltar um dia [até 13 de maio]. Fiz blogares neste período em mais de uma centena de cidades da maioria dos Estados do Brasil, e em 16 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido, Holanda, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Dinamarca, Suécia e Rússia). Para cada um destes lugares levei um pouco meus leitores”.
Recebi a compreensão e a solidariedade de muitos. Um, há muito comentarista diário, escreveu: “Sua companhia em nossa mesa do café da manhã, continuará presente, afinal o seu hebdomadário certamente será tão rico em conhecimento quanto é o diário. Um conselho do pupilo que já não é tão jovem, dê prioridade à saúde. Abraços, Antonio Jorge”.
Dentre a dezena de manifestações de afeto recebidas não faltou o cotidiano limerique do Jair Lopes:
Após bloguear em muitas cidades
O mestre está cansado de verdade
A página que era diária
Agora é hebdomadária
Entretanto com a mesma qualidade.
A gripe que me amarrotava quando da decisão se esvaiu. Talvez, isso tenha coadjuvado a transgredir a abstinência. Assim em junho houve 9 edições e esta já é 21ª de julho. Credito isso ao fato deste mês não ter tido viagens nem aulas. A partir de agosto, certamente serei mais fiel à proposta de edições semanais às quintas-feiras.
Assim registro, aqui, minha gratidão aos meus leitores. Até maio eram cerca de 400 acessos diários. Agora são 300. É esta parceria que me faz continuar a fazer nestes blogares alfabetização científica. Obrigado.

9 comentários:

  1. Seja diaria ou semanariamente, fato é que se faz salutar beber nesta inesgotável fonte de sapiência. Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gisele escreveu: "Parabéns, professor, comemoramos juntos então, é meu aniversário também!"

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns professor por este importante marco! Lembro ainda que número sete representa a perfeição. Que essa comemoração seja perfeita e lhe desejo que continues em sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Muito querido Mestre Chassot!
    Parabéns por estes sete anos disseminando saberes.
    Para mim, também não faz muita diferença ser diário o semanal.
    Passo por aqui quase diariamente. Se não há nova edição, presenteio-me com uma mais antiga, escolhida quase ao acaso. Sempre fruo – para usar um verbo que lhe apetece – algo que me instiga a aprender.
    Assim, adito – outro chassotismo – sempre uma preciosidade que vale apena colocar no meu carrinho da alfabetização científica.
    Parabéns pelos 7 anos que venham mais 7 x 7.
    Lurus Loureiro Lima

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Sete é número ventral da cabala
    Que idade desse blogue embala
    Assoprando velinhas
    Entre frases e linhas
    O Mestre Chassot que nunca se cala.

    ResponderExcluir
  6. Parabens professor Chassot, sucesso hoje e sempre! Um abraco.

    Eloisa Moura

    ResponderExcluir
  7. Fico lisongeado por ser lembrado em data tão significativa. E como dizia Demócrito de Abdera "O pensamento é movimento", sendo assim a reflexão trazida nas blogadas de Mestre Chassot, leva seus leitores a viajar pelos quatro cantos do mundo.
    Parabéns pela data.
    Abraços
    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo,

    parabéns pelo fôlego e obrigado pelas leituras, que, por escassearem-se, tornaram-se mais saborosas.
    Abraços franciscanos,
    Guy

    ResponderExcluir
  9. Ao mestre Attico Chassot: Olha que legal quanto tempo não ouvia esta palavra desenxabida,lembro que quando era pequena minha mãe falava que a comida estava desenxabida,é voltei no tempo.Mestre parabéns pelos sete anos de perseverança que venha mais sete anos. Um grande abraço e vida longa ao blog. Ley

    ResponderExcluir