TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 24 de julho de 2013

24.- PAPA FRANCISCO...O SUPERSTAR

ANO
7
Livraria virtual em
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
2506

Vivemos dias papais. Nesta semana gélida aqui no sul do país já consumi algumas horas no acompanhar a visita. Já foi possível ver momentos curiosos.
Não foi o papa vítima de um engarrafamento a que mais me impressionou. Mesmo tendo me chamado a atenção, durante o ‘beija-mão’, a grosseria do Presidente do STF não cumprimentando a Presidenta da República, para mim o grande lance está na cena em que o papa sobe no avião em Roma levando sua bagagem.
Para mim este momento superou o jogar para a torcida até o lance — este parecia imbatível —, da volta ao hotel para pagar a conta no dia imediato à eleição. Convençamo-nos, o homem é um superstar.
Complemento esta blogada pontifícia com algo exótico: Terra de Franciscos: A presença do papa Francisco no Brasil faz aflorar curiosidades que traduzem a religiosidade, e particularmente o afeto franciscano dos brasileiros. Estes sintonizam com a escolha que fez o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio (nascido em dezembro de 1936), quando em 13 de março deste ano, foi escolhido como o 266º papa da instituição mais longeva do Ocidente.
A Folha de S. Paulo, na sua edição do último domingo, mostrou que a devoção aparece nos números. Segundo levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enquanto os Franciscos e Franciscas são 2,8% do eleitorado brasileiro, no sertão de Canindé, no Ceará, a porcentagem salta para 21%.
No cadastro nacional único de dezembro de 2011, usado para o Bolsa Família (cerca de 40% da população brasileira), 30,7% dos homens inscritos em Canindé se chamam Francisco, recorde entre as cidades do país.
O nome do santo em Canindé também está em lojas e escolas desde a fundação da cidade cearense, no século 18. É dessa época o relato de um dos pedreiros que construía a primeira igreja para são Francisco. Ele contou que, quando estava prestes a morrer por cair do alto da obra, chamou pelo santo e acabou salvo.
Segundo a tradição, foi essa a história que se espalhou pela região e fez surgir a peregrinação, que hoje leva milhares à estatua de são Francisco. Inaugurada em 2005, ela mede cerca de 30 m, praticamente o mesmo que o Cristo Redentor, no Rio (descontado o pedestal, de 8 m).
Moradores da cidade, visitantes, chefes religiosos e políticos sonham que Canindé ganhe um minuto da atenção do papa em sua visita ao Rio.
Vários Franciscos participam do esforço de tentar informar o papa sobre a romaria que atrai mais de meio milhão de pessoas à cidade entre setembro e outubro — a maioria deles muito pobres.
"Nossa romaria ainda não é um fenômeno nacional. Vem mais gente do Rio Grande do Norte, do Piauí", diz o secretário de Cultura da Canindé, Francisco Jander da Silva, que acredita que uma referência do papa ajudaria a tornar a cidade conhecida nacionalmente. Coincidência ou não, os números mostram que nos Estados citados a média de Franciscos inscritos no Bolsa Família supera de longe a média nacional. No Ceará, são 17,5%; no Piauí, 11,5%; no Rio Grande do Norte, 10%. Já a média no Brasil é de 3,8%.
Ao lado de Francisco Jander, o prefeito Francisco Celso Crisóstomo (PT), que é da ordem secular dos franciscanos, diz estar empolgado com a possibilidade de o papa colocar Canindé em evidência.
Os romeiros têm uma devoção fortíssima. Agora que o papa escolheu o nome Francisco, ele poderia em uma das falas fazer uma referência à Canindé e projetar a romaria da cidade. A indicação está feita. Agora, é rezar e esperar o milagre.

3 comentários:

  1. Limerique

    Quando bebê temia o bicho papão
    Comeu papinha tipo “olha o avião”
    Por cardeais paparicado
    Bergoglio papou o papado
    Hoje conhecido como papa Chicão.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot,
    nota DEZ* pela edição de hoje.
    Também nesta segunda-feira fiquei na televisão e na internet vendo as ‘papadas’.
    Mas não vi a cena marqueteira que tanto o impressionou.
    Realmente o Papa mesmo transportar sua mala parece mesmo uma muito bem sucedida jogada para a plateia.
    Quero concordar que na operação boas vindas, além do discurso de palanque da Presidente, o ato mais ridículo foi do Presidente do STF. Fujo de ser preconceituoso. Mas ele fez valer um mote racista que eu abomino: “Negro quando não cgd na entrada cgd na saída!”
    É lamentável isso.
    Laurus Loureiro Lima

    ResponderExcluir
  3. Na realidade a cena comentada pelo Mestre e avaliada pelo nosso amigo Laurus merece um pouco mais de nossa reflexão. Vivemos um momento delicado, o povo depara-se ante a nossa Bastilha esperando respostas, e convenhamos, nossos dirigentes ainda não sabem que respostas nos dar. Não acho que tenha sido a melhor postura a tomada pelo nosso ministro, nem a mais educada, porém acredito que entendi o recado.

    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir