TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 3 de abril de 2013

03.- SE NÃO ACREDITAMOS EM THOR...


ANO
7

EDIÇÃO
2436
A Folha de S. Paulo, neste 01ABR13, na sua usual ENTREVISTA DA 2ª, apresentou Richard Dawkins, um dos intelectuais mais brilhante da contemporaneidade, já muitas vezes assuntado neste blogue.
Dawkins atingiu o grande público ao atacar a noção de um criador do cosmos onisciente e onipotente. No livro "O Relojoeiro Cego", Dawkins argumenta que a suposta perfeição da natureza e o aparente design que se observa no mundo podem ser explicados, ainda que parcialmente, por meio da biologia evolutiva.
Com "Deus, um Delírio", o cientista britânico nascido em Nairobi (Quênia) se tornou best-seller, ao ampliar suas críticas às religiões em geral e defender que não há necessidade de se conhecer o pensamento religioso ou ter qualquer conexão com entidades divinas para se viver uma vida moralmente digna e eticamente responsável.
Dawkins, de 72 anos, alcançou notoriedade tanto nos círculos acadêmicos dos departamentos de biologia quanto no delicado debate público sobre o papel das religiões no mundo contemporâneo.
Mais recentemente, o cientista tem-se dedicado a viajar o mundo para debater com autoridades religiosas. Boa parte do material gravado abastece os diversos documentários dos quais o cientista participou.
Figura polêmica, Dawkins tem provocado a admiração da comunidade leiga ao pregar o entusiasmo pelo pensamento livre e não dogmático; e também a ira de muitos líderes religiosos por sua crítica impiedosa ao criacionismo — tese que rejeita a evolução das espécies — e, ao mesmo tempo, sua apologia do ateísmo.
Foi no dia seguinte a uma palestra de Dawkins para mais de 1.500 pessoas numa pequena sala da Universidade da Pensilvânia, no mês passado, que esse pop star do ateísmo no mundo concedeu a Ronaldo Ribeiro da Folha a entrevista publicada nesta segunda-feira.
Mesmo que fracione o material nas edições de hoje e de amanhã, a transcrição aqui é de excertos. O título da matéria dá a dimensão da entrevista: Se não acreditamos em Thor, por que crer no Deus cristão?
Apesar do pensamento sofisticado, agudo e ferino, Dawkins pareceu bastante afável, brincalhão e interessado nas ideias alheias. Talvez o ateu mais famoso do mundo, biólogo, tipo raro de intelectual híbrido que se comunica bem com o grande público e com os eruditos dos centros de pesquisa de ponta.
Folha - Deus existe?
Richard Dawkins - Nós não sabemos se fadas existem. Nós não levamos a sério a existência do deus nórdico Thor, ou de Zeus, ou de Dionísio ou de Shiva. Até que tenhamos sérias evidências de que algum deles existiu ou exista, não perdemos tempo com isso. Por que deveria ser diferente com o Deus cristão ou com o judeu ou com o muçulmano?
Mesmo que alguém concorde com o que o senhor acaba de dizer, há milhares de fiéis pelo mundo. É possível explicar essa enorme propensão à fé?
Há experimentos em psicologia infantil que demonstram que crianças, quando indagadas sobre a existência de uma pedra pontiaguda em um ambiente, preferem a explicação que tenha causa e consequência claras.
Em outras palavras, preferem acreditar que a pedra é pontiaguda para que os animais daquele ambiente possam usá-la para se coçarem.
Não aceitam que a pedra pontiaguda se formou a partir de processos geológicos e da erosão através do vento e da água. Talvez muitos dos fiéis de hoje ainda retenham esta atitude infantil ao pensarem sobre o mundo.
Outra hipótese é que a propensão à fé seja simplesmente um resquício do medo de se ficar só em um ambiente hostil. Nossos ancestrais viviam sob constante ameaça de serem atacados e mortos por animais selvagens.
Pode ser que nossa necessidade de criar fantasmas e divindades que vão nos punir esteja conectada com esse traço evolutivo presente em nossos primórdios.
Continuamos amanhã.

8 comentários:

  1. Chassot,

    admiro mais o Dawkins biólogo que o Dawkins ateu. Concordo com tudo que diz mas não vejo como producentes alguns ataques mais aleivosos.
    "Deus, um delírio" é uma bela obra, fez-me rir muito (riso intelectual), aprendi muito e surpreendi-me ainda mais com a sagacidade do autor, que é indiscutível. Vejo seu militantismo, talvez questionável, como um tentativa de fazer esboroarem preconceitos contra ateus e tentativas espúrias e desonestas de ensinar-se criacionismo em currículos escolares de Ciências. Enfim, quem quiser conhecer o Dawkins biólogo leia: "O maior espetáculo da Terra". Quem quiser ver o ateu ferrenho leia o "delírio". Mas não esqueça, estará em contato com um dos maiores pensadores de nossos tempos... Quer concorde ou não com suas idéias.

    ResponderExcluir
  2. Me perdoem talvez a falta da habilidade na escolha de palavras tão eloquentes e cultas como as do biólogo\ateu Dawkins. Mas a pergunta que tenho vontade de fazer a tais sumidades quanto vejo suas teorias é simples. E o que veio antes? Sim, pois se são tão práticos, como uma explicação lógica para tudo, deveriam explicar "o antes". Na realidade fica uma grande lacuna sem resposta.Pela minha paz de espírito fico com uma frase dita em um texto de mais de tres mil anos, o desiderata de autoria desconhecida e discutida; "crê em Deus, como quer que tu o concebas"

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito conveniente colocar Deus nas lacunas... O problema é que um dia são preenchidas.
      E sobre o "antes" há várias evidências experimentais de que o tempo começou no Big-Bang, há 15 b.a.a., logo "antes" disso não havia "antes" algum. Havia o nada, o nunca. Essa é a resposta da Ciência, portanto não há lacuna alguma. Agora se quiser entender o que era o nada pergunte aos filósofos. Nem todos os conceitos científicos são simplórios como um homem feito de barro.

      Excluir
    2. Entrevista de Marcelo Gleiser a revista veja em 14 de dezembro de 1994:
      Veja- O senhor acredita em Deus?
      Gleiser - Depende do que você chama de Deus. Não acredito no Deus da cultura judaico-cristã, no criador acima de tudo e de todos. Mas, se pudermos extrapolar e dizer que Deus é uma espécie de inteligência cósmica, ai sim, ouso dizer que é real....

      Pelo jeito professor, existem outras pessoas colocando Deus na "lacuna"

      abraços
      Antonio Jorge

      Excluir
  3. Limerique

    Alguns dizem que deus é bobagem
    E contra, seus adoradores reagem
    Mas não fujamos da verdade
    Baseada em nossa autoridade
    O homem criou deus à sua imagem.

    ResponderExcluir
  4. Que fique claro: "Não acredito em deus. Se ele existisse acreditaria em mim?"

    ResponderExcluir
  5. Cientificamente não é possível provar e nem negar a existência de deus. Acreditar que deus existe ou acreditar que não existe é uma questão apenas de fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. Acreditar sem provas é fé. Não acreditar é ausência de fé.

      Excluir