TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 14 de março de 2013

14.- TENEMOS PAPA



Ano 7***  www.professorchassot.pro.br  Edição 2416
Parece que mais uma vez se confirma o senso comum: quem entra papável, sai cardeal. Realmente tivemos surpresas. Já comentei aqui, que há eventos na história da humanidade que onde estamos (ou, como ficamos sabendo) se tornam referências. Por exemplo, quem de nós não sabe onde estava na manhã de 11 de setembro de 2001, quando ruíram as torres do WTC?
Hoje recordei muito como soube da escolha do Cardeal Ratzinger em 2005. Estava no hall do Centro de Ciências  Humanas da Unisinos com vários colegas, onde se incluíam alguns jesuítas (um dos quais deu ontem entrevista acerca de seu colega de ordem) e a ouvir a notícia atirei, em sinal de decepção, os livros que segurava para aula que daria a seguir.
Ontem estava em uma reunião de pesquisadores do Unilasalle e recém ocorrera a escolha o Vice-Reitor, Irmão Cledes, deu a notícia. Aos poucos, no trem, fui amealhando algumas informações. Ao chegar em casa li muitas informações: esperanças e desilusões.
A Carla, minha nora, telefonou-me para dizer que sua graduação é em Química. Tenho outra afinidade com o novo papa: como ele, sou filho de ferroviário. Também somos os dois da gloriosa década de 30, do século passado.
Há algo que me deu esperança: o nome por ele escolhido. Francisco [de Assis (1182-1220)] é dos santos da igreja católica que mais admiro. Lembrei-me de um episódio de sua vida; ele rezava ante um crucifixo que lhe falou: "Vai e reconstrói a minha Igreja!” Apressou-se a reformar uma igrejinha material e foi advertido não ser esta, mas a igreja espiritual que devia reformar. Dizem que ele fez isto. Mas já faz quase um milênio. 
O argentino Francisco I, talvez na sala das lágrimas, ontem tenha ouvido: “Francisco, vai e reforma a minha Igreja!” Talvez ele mude de ideia e aceite o casamento de homossexuais, sacerdócio para mulheres, casamento para padres e muito mais.
Que as três cenas da chaminé da capela Sistina de ontem: fumaça preta pela manhã / uma gaivota na hora da sesta dos cardeais / fumaça branca pré-anunciando Francisco I, simbolizem mudanças.
Encerro a celebração da assunção de Dom Jorge Mario Bergoglio ao apado, transcrevendo uma troca de mensagens, ocorrida a 17 de fevereiro, com meu colega e amigo portenho Enrique Del Pércio:
Meu querido Enrique, esta manhã líamos ‘Macaco Simão’ humorista brasileiro que escreve na Folha de S. Paulo. A certa passagem, que está abaixo, a Gelsa disse: “o Enrique deveria conhecer isso:
E os papáveis? Começaram os papáveis! Tem até papável argentino! Papa argentino não dá certo porque argentino pensa que é Deus! Acúmulo de funções!
E o Maradona ia ser coroinha! E iam beatificar a Evita, canonizar a Cristina e espalhar que o Pelé é o anticristo! Eu já avisei: se o papa for argentino, eu viro evangélico. Mudo pra umbanda! Rarará!
E atenção! Tem papável brasileiro: dom Odilo Scherer! Pelo nome dos cardeais brasileiros, o mundo vai pensar que o Brasil foi colonizado pelos vikings! Se o papa for brasileiro, a fumacinha vai ser verde amarela.
Um abraço com saudades, attico chassot
A resposta veio na hora:
Muy bueno Attico!! Estoy con Cecilia a la que se lo acabo de leer y compartió mi risa! Qué ganas de verlos y conversar! Ojalá podamos reencontrarnos pronto!
Un abrazo enorme para vos y Gelsa, Enrique

5 comentários:

  1. Ao meu amigo e guru Científico Mestre Chassot. A decisão supreendeu: O Argentino não aparecia nas últimas listas dos favoritos.Francisco, jovem rico de Assis,Santo Italiano identificado com a paz,fundou a Ordem Franciscana em 1290...Francisco geralmente utiliza ônibus para trabalhar, e com ele leva seu " Diário de Viagem," onde está lá problemas interno no Vaticano ( escândalos) trazer a Paz, serenidade e renovação Como ele cozinha suas próprias refeições ,quem sabe? dará receita Rarará . Um abraço Ley.

    ResponderExcluir
  2. Toda mudança é um lume de esperança. O problema é que algumas situações chegam a um ponto tão extremo que geram mudanças radicais, vide a reforma. A igreja católica se resume em poder, poder este que que se esvai pelo longo dos tempos, há que se renovar a fé e repensar seus dogmas. Que o quente sangue latino coloque-a nos trilhos. Perdemos o Hugo ganhamos o Francisco.

    Ps: Mestre Chassot, ouvi na imprensa que este será apenas Francisco, sem o I, talvez queira ser único.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Cardeais do Brasil naquele conclave:
    Dom Odilo eleito será sem entrave
    Mas surgiu argentino
    Mui esperto, imagino
    E bola brasileira bateu na trave.

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Reuniu-se um colegiado bizantino
    Que sem noção cometeu um desatino
    Entre beijos e tapas
    Escolheram o papa
    Infelizmente Jorge Mário, argentino.

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    No futebol só dá nós, brasileiros
    Contra Argentina somos primeiros
    Mas nessa tal religião
    Nós ficamos na mão
    Elegeu-se papa, Francisco primeiro.

    ResponderExcluir