TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 9 de março de 2013

09.- UMA DICA DESNECESSÁRIA



Ano 7***         www.professorchassot.pro.br         Edição 2411
A dica sabática hoje é de um livro, ou melhor, do Livro e por tal não precisa que se traga, acerca do mesmo, sugestão de leitura. A Bíblia, com escrita iniciada há mais de três mil anos (a segunda parte: Novo testamento, há menos de dois mil anos) por uma pequena tribo, onde a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica é narrada por humanos, mas considerada — pelos que creem — como divinamente inspirada.
Não existe possibilidade de se avaliar qual o total de sua tiragem. Talvez seis bilhões de exemplares. Se este número (subestimado) for aproximado a Bíblia tem uma tiragem sete vezes maior que o segundo colocado: o Livro Vermelho de Mao.
Não vou falar mais acerca da Bíblia aqui. Vou falar de uma edição muito especial. Às festas de fim de ano recebi uma edição da ‘Bíblia de estudo NTLH’. (NTLH = Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Pensava que o bonito mimo obsequiado pelo meu querido amigo e colega José Luís Novaes, seria mais um exemplar para juntar-se a edições (há algumas na sessão de obras reras e preciosas) de minha biblioteca.
Posso surpreender alguns. Desde há dias a ‘Bíblia de estudo NTLH’ está em destaque em minha mesa de trabalho. Não me converti! Já era usuário, como fonte de consulta, da Bíblia Pastoral da Paulus www.paulus.com.br
Sem desmerecer os que conferem à Bíblia outro uso, eu a tenho como ferramenta de trabalho. E há por quê.
Esta se presta para tal. Eis a riqueza de informações: na introdução a cada um dos livros, há informação sobre conteúdo, autor e data, mensagem e esquema do conteúdo. Há introduções gerais ao Antigo Testamento (em especial ao Pentateuco, Históricos, Sabedoria, Poéticos, Proféticos) e ao Novo Testamento (Evangelhos, Cartas).
Vale destacar: 1) Mais de 14 mil notas de rodapé. 2) Cerca de 2,2 mil notas introdutórias a cada seção, colocadas antes do texto bíblico a que se refere. 3) 33 quadros e tabelas temáticos. 4) 33 Mapas colocados ao longo do texto. 5) Quadro histórico da Bíblia. 6) Pesos, dinheiro e medidas. 7) Dicionário da NTLH, com 2.759 verbetes. Assim São inúmeros os recursos oferecidos para ajudar o leitor. As notas introdutórias a cada unidade do texto, por exemplo, ajudam a ter uma noção do contexto de determinada passagem. Impressa em duas cores: preta, o texto bíblico, e azul, os auxílios.
Agora um detalhe que há de surpreender aos que, com está descrição, imaginam um pesado calhamaço: as mais de 1.500 páginas em papel-bíblia (aqui não em sentido figurado) formam um discreto volume de capa dura (19,8 x 13,8 x 3,2 cm). A edição é da Sociedade Bíblica do Brasil — www.sbb.com.br — com ISBN 978-85-311-1075-7.
Agradeço, de público, ao meu amigo Zé Luis, encantado o presente. Estou fazendo bom uso. Se tiver algum problema de fé, conversaremos.

2 comentários:

  1. Os mitos criam verdades. Conta-se que um monge tinha um gato que fazia muito barulho na hora da meditação, com a reclamação dos companheiros, o monge não teve outra alternativa a não ser manter o gato amarrado e amordaçado durante o período de meditação. Anos se passaram, morreu o gato, e posteriormente tambem o monge, seu dono. Muito tempo depois surgiram vários estudos de renomados estudiosos sobre a importância de se ter um gato amarrado e amordaçado no auxílio à meditação.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    No cristianismo não existe atalho
    Tampouco um compêndio quebra galho
    A verdade é costurada
    Faz-se quase tudo de nada
    A bíblia é uma colcha de retalhos.

    ResponderExcluir