TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

21.- JESUS FOI CASADO? PORQUE NÃO!



Ano 7***                 CAMPINAS                     ***Edição 2242
Esta postagem é ainda de Campinas. Devo deixar Viracopos às 6h15min.
Ontem pela manhã, dividi uma mesa-redonda acerca das ‘Ciências Exatas nas Ciências Humanas’ com meu colega Dario Fiorentini— coordenador do maior Programa de Pós Graduação em Educação do Brasil [cerca de 130 professore e quase 700 mestrandos e doutorandos]. Ele em sua fala referiu o quanto foi significativa minha participação na sua transição de ‘um matemático que passa fazer educação com a matemática. Fiquei comovidamente surpreso. Dei ao meu segmento o mote ‘do eSoterismo ao eXoterismo’. Acredito que tenha ajudado a responder a pergunta que foi recorrente na fase de preparação do evento: "Educador(a), que form[a]ção é essa?" Esta interrogação também esta na camiseta que me foi presenteada pelos organizadores.
Almocei com quatro professores da Unicamp: Dário, Pedro da Cunha. Heloisa Rocha e Inês Rosa. As discussões da manhã prosseguiram. Também o RUG assuntado aqui ontem mereceu severas análises.
À noite por mais de três horas cumpri a segundo parte do minicurso. Mais uma vez fui acarinhado pelos estudantes.
Para esta blogada não ficar com o tom exclusivo de ‘diário de viagem’ algo da imprensa desta semana, que tem como manchete: DESCOBERTA POLÊMICA. A tese trazida não é nova. A hipótese é muito provável, se nos dermos conta como as mulheres foram apagadas na história do cristianismo. Eis a notícia:
Um fragmento de papiro que provavelmente data do ano 350 da Era Cristã retrata Jesus usando a expressão “minha mulher”. Segundo a historiadora da Universidade de Harvard (EUA) Karen King, responsável pela análise do texto antigo, que ela apelidou de “Evangelho da Mulher de Jesus”, o fragmento não traz informações confiáveis sobre a figura histórica de Cristo, já que a narrativa quase certamente teria sido composta séculos depois da morte dele.
O que o texto mostra, no entanto, é o intenso debate sobre os prós e contras do sexo e do casamento nos primeiros séculos do cristianismo – uma controvérsia que ainda deixa marcas em temas como o celibato dos padres ou a ordenação de mulheres, por exemplo.
O “Evangelho da Mulher de Jesus” vem a público com uma aura de mistério, além da inevitável polêmica que o tema do fragmento traz. Sua procedência exata é desconhecida. Sabe-se apenas que, em 2010, um colecionador de antiguidades (cuja identidade está sendo preservada) mandou um e-mail para Karen King, especialista em cristianismo antigo da Escola de Teologia de Harvard.
O colecionador queria ajuda para traduzir o fragmento – uma única folha de papiro, medindo oito centímetros de largura por quatro centímetros de comprimento. O texto foi escrito em copta, idioma descendente da língua dos faraós que era falado pela maioria dos egípcios na época do Império Romano (e ainda é usado na liturgia dos cristãos do Egito).
A pesquisadora pediu a ajuda de outros especialistas em papiros e na língua copta e acabou por decifrar o que restou do texto. A descoberta foi anunciada pelo jornal The New York Times. Os fragmentos dizem, entre outras coisas, “Maria (Madalena?) é digna disso” e, logo depois da menção a “minha esposa”, “ela será capaz de ser minha discípula” e “eu habito com ela”. Dá para esperar um debate acadêmico feroz em torno do manuscrito. Entre os especialistas que revisaram o artigo da revista especializada The Harvard Theological Review no qual está a análise do manuscrito, dois chegaram a questionar a autenticidade do material.

3 comentários:

  1. O preconceito e a clara intenção de manobrar as opiniões deixaram ocultos os escritos ditos como apócrifos, negando a todos o direito de conhecer segmentos da história e tirar suas próprias conclusões.Acompanhamos tambem uma ferrenha briga no mundo islâmico por uma sátira irresponsável. O fanatismo nos leva além da razão, perdemos o senso critico e passamos a cometer sandices.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Se o Messias era casado ou não
    Torna-se irrelevante questão
    Por que excluir mulher?
    Sem explicação qualquer
    Dessa misógina cristã religião?


    ResponderExcluir
  3. Querido Chassot,

    Nós da Faculdade de Educação da Unicamp ficamos imensamente gratos pela sua presença Semana de Educação, evento promovido e organizado pelos(as) alunos(as) da Pedagogia e Licenciatura Integrada em Química e Física. A sua disponibilidade e as atividades que desenvolveu foram momentos que certamente marcarão a formação desses jovens.
    Em nome de todos, muito obrigado.
    Pedro da Cunha

    ResponderExcluir