TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

19.- HIPÁTIA



Ano 7***          PORTO ALEGRE    ***Edição 2240
Uma quarta-feira para qual se prognostica ainda chuva. Esta, pela qual tanto se pediu, desde domingo, é desabrida. Já se fala de ‘enchentes de São Miguel’, cuja data está a dez dias. Ontem tanto nas aulas da manhã quanto da noite de Teoria do Desenvolvimento Humano a chuva justificou ausências.
Não entro no clima de vigília de feriado (amanhã é festa maior dos gaúchos), pois no começo desta tarde vou a Campinas, onde participo de mais uma edição (a sexta) da Semana da Educação - Unicamp. Hoje e amanhã, à noite, ministro um minicurso: PROPOSTAS PARA AÇÕES INDISCIPLINARES USANDO A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA e amanhã pela manhã tenho um segmento em uma mesa-redonda: “As Ciências Exatas nas Humanas”.
Ontem tive uma surpresa ao ler um texto acerca de Hipátia na Zero Hora. Ela é assunto recorrente aqui e está presente em dois de meus livros {A ciência através dos tempos e A Ciência é masculina? É, sim senhora!} e também quando falo de ‘mulheres na Ciência. Já fiz aqui também comentários do filme que foi lançado como “Ágora” e depois passou a chamar-se “Alexandria”.

Por tudo isso me encantou quando Cláudio Moreno — articulista de Zero Hora e meu colega como professor de Cursinho nos anos 60 — traz algo daquela que,  com Giordano Bruno, faz parte de vitrais que tenho no meu Scriptorium e por isso comparto com meus leitores.
Homens e mulheres (18) Pouco se fala em Hipátia, a jovem e trágica filósofa de Alexandria, fascinante personagem que a História praticamente escondeu. O que a perdeu foram suas virtudes: além de jovem e bonita, era extremamente brilhante, uma qualidade intolerável para uma mulher que, como ela, viveu no séc. 4 depois de Cristo. Educada pelo pai, Téon, também cientista famoso, ela o suplantou em tudo, sendo considerada por muitos autores contemporâneos – todos homens, é bom que se diga – como a mais brilhante matemática e astrônoma de seu tempo. Além disso, foi estudar filosofia em Atenas, onde conquistou o respeito unânime de seus mestres e colegas.
De volta a Alexandria, sua inteligência e sua erudição fora do comum atraíram discípulos e admiradores incontáveis – alguns, inclusive, dela se enamoraram, fascinados por aquela mistura preciosa de beleza e sabedoria; ela, no entanto, nunca teve homem, dedicando a castidade e a juventude ao estudo e à ciência. Vestida com o manto dos filósofos, andava pelas ruas centrais da cidade, explicando, a quem pedisse, os escritos de Platão e de Aristóteles. O próprio prefeito da cidade era seu discípulo e frequentemente vinha consultá-la, acompanhado de seus magistrados. Ironicamente, a seriedade de sua carreira e o imenso prestígio de que desfrutava atraíram a inveja de inimigos poderosos, que decidiram que ela tinha de morrer.
O cristianismo ainda estava se consolidando em Alexandria, e seus adeptos viam em Hipátia uma perigosa representante do paganismo, pois ela, com todo seu brilho, mantinha viva a cultura clássica dos gregos. Dizem que seu destino foi selado quando um dos bispos passou em frente à casa dela e se espantou com a pequena multidão ali reunida; ao saber que toda aquela gente estava ali para ouvi-la falar, incitou seus seguidores para que calassem para sempre a voz da jovem filósofa: quando ela saiu para sua caminhada costumeira, uma turba feroz de fanáticos a atacou, despindo-a e arrastando-a pelas ruas até o pátio de uma igreja. Ali, numa cena de incrível selvageria, retalharam seu corpo, arrancaram seus olhos, separaram-lhe a carne dos ossos e queimaram depois os despojos sanguinolentos; para justificar este crime hediondo, acusaram-na de feitiçaria e magia negra e esconderam o nome de seus assassinos debaixo de uma rede de versões contraditórias. A corajosa Hipátia pagou pelo pecado imperdoável de ser uma mulher culta num mundo exclusivamente masculino; seus matadores, agindo como se ela fosse uma aberração que precisava ser extinta, queimaram também suas obras e sepultaram seu nome no silêncio inexplicável dos livros de História. Hoje, mais do que nunca, ela volta para lembrar o quanto, apesar de tudo, nosso mundo melhorou – e muito.

3 comentários:

  1. Interessante observar as diferentes manifestações culturais em torno da chuva. Aqui no Rio de Janeiro culpa-se São Sebastião pelas enchentes de janeiro que devastaram a cidade na década de sessenta.
    Mas relendo sobre Hipátia, pois ja havia lido no "A Ciência é masculina? É sim senhora!", em sua forma de ser executada meu pensamento arremeteu-me à uma similar, a de Damien, parricida que tem sua morte relatada no prefácio de "Vigiar e Punir" de Foucault. Independente de uma ser inocente e do outro ser culpado, o que me chama atenção é a barbarie da época.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Ciência, mediocridade e machismo
    Entre elas e eles criaram abismo
    Hipátia imolada
    Em nome do nada
    Subsistiu apenas obscurantismo.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Bagé não podemos reclamar da chuva professor, nosso município vivia em situação de emergência devido á estiagem, portanto é quase um benção.
    Não tive acesso ao artigo da Zero Hora ainda, mas estou com o filme locada e faremos um seção de cinema durante o feriado.

    Abraço.

    Antonio Luiz Ortigara Filho

    ResponderExcluir