TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

14.- AS NOVAS LULA-UNIVERSIDADES



Ano 7*** Bagé / Porto Alegre ***Edição 2235
Já estou voltando a Porto Alegre. Minha quinta-feira em Bagé foi plena de atividades. Cumpri a agenda aqui referida ontem, a qual foi aditada conversações informais, autógrafos nos meus sete títulos e fotografias com meus leitores. 
Foi um dia de UNIPAMPA, na sua cidade sede, pois ela está em 10 munícipios nas fronteiras do Brasil como Uruguai e Argentina: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.
A Universidade Federal do Pampa, conhecida também como UNIPAMPA — fundada em 2006 —, é uma das 15 universidades federais públicas criadas no governo do presidente Lula.
O ingresso na UNIPAMPA a partir de 2010 passou a ser exclusivamente através do Sisu. Atualmente conta com 8.600 alunos distribuídos entre seus dez campi, sendo alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e especialização). Ela ofereceu 2.725 vagas em 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e em ações afirmativas de inclusão social.
Se é correto afirmar que o governo do Presidente Lula passa para historia como o maior criador de universidades — catorze — (esbocei um quadro, ainda incompleto) há muitos acertos e também equívocos. Destes atestam as longas e sucessivas grafes de alunos e professores.
Também. esta política de expansão não conseguiu reduzir as desigualdades sociais e econômicas que sempre predominaram nas instituições públicas de ensino superior do País. Em 5 das 14 novas universidades há mais ricos que pobres, em 8 a porcentagem de alunos brancos é maior que a média nacional, enquanto que a de alunos que se declararam pretos é menor que a média em 9 delas.
O governo Lula criou várias medidas para aumentar o acesso das camadas mais pobres à universidade pública. O sistema de cotas sociais e raciais, por exemplo, foi adotado por 20 universidades federais de 14 Estados. A criação, em 2009, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que seleciona estudantes para vagas em universidades federais por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - deu chance para que um estudante de um Estado possa cursar uma federal de outro. Neste ano, o Sisu registrou 2 milhões de inscrições.
Os recortes feitos pelo Estado, porém, indicam que o avanço na inclusão ainda é lento. Em cinco das novas universidades da era Lula, por exemplo, a proporção de alunos ricos varia de 68% a 84% - bem maior que a média das 56 federais existentes (56%).
A Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) lidera a lista das instituições com maior proporção de alunos ricos, ou seja, das classes A e B (mais informações na figura). Lá, além de 84,85% dos estudantes que pertencem a essas classes, 91,67% são brancos e 75,76%, mulheres.
Entre as diversas explicações para os porcentuais estão o fato de ser uma instituição pequena e voltada especificamente para uma área, na qual é tida como uma das melhores do País, o que a faz ser bastante concorrida. Assim, acaba selecionando os alunos que tiveram chances de se preparar nas melhores escolas.
A mesma desigualdade é verificada quando se trata da divisão por raça, cor e etnia. Os estudantes brancos são maioria em oito das novas universidades, com índices que variam de 71,14% da Universidade Federal do ABC a 91% da UFCSPA. A média das federais brasileiras é de 53,59%.
Esta visita a mais uma destas novas universidades enseja esta leitura. Valeu também por isso.

10 comentários:

  1. O Brasil é um país de absurdos. A maior reserva de águal potável é nossa e morremos de sede no nordeste.Temos um dos menores custo produção de energia elétrica do mundo, em contra partida pagamos a tarifa energética mais cara do planeta. Temos o maior rebanho de corte do mundo, e consumimos a carne mais cara. A nossa gasolina é vendida ao exterior por menos da metade do que o consumidor interno paga por isso. Somos um pais de proporções continentais, enquanto isso o preço de nosso metro quadrado torna o sonho da casa propria proibitivo para maioria da população.Poderíamos nos entender com infindáveis outras comparações similares mas o assunto é a educação a qual não poderia ser diferente, dai as impropriedades relatadas pelo Mestre Chassot. A Coréia atualmente num esforço de elevar a qualidade de vida do seu povo resolveu investir pesado na única solução para tal, que é a educação. Neste esforço elevou o salário dos professores a um patamar invejável porem merecido. Aqui no Brasil se faz exatamente o contrario.

    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Um país de vastas desigualdades
    Seja no campo seja nas cidades
    Da alfabetização
    Ao pós graduação
    As diferenças beiram insanidade.

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Educação nunca foi caridade
    Estado deve prover qualidade
    Do campo a cidade
    Em toda sociedade
    Do básico até universidade.

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Segurança, saúde, educação
    Esta santa trindade da nação
    Têm que ser objeto
    Do mais sério projeto
    Se quisermos futuro pro povão.

    ResponderExcluir
  5. Querido professor, infelizmente dessa vez também tenho que discordar. Reconheço os avanços da universidades federais no governo LULA, mas este foi sem planejamento e os reflexos estão chegando. Sinto isso na pele nas 2 universidades federais que já atuei. Votei e fiz campanha para o governo atual, algo que não repito devido ao descaso que o governo Dilma tem e está tendo com a educação, que infelizmente é prioridade apenas no discurso. As universidades não têm sala de aula, sala para professor, faltam técnicos e professores, sem falar no salário e plano de carreira. Enfim... abraços.

    Wilmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querido Wilmo,
      primeiro celebro tua estada aqui. Comentários de pessoas tão qualificadas como tu enriquecem este blogue. Sei, também que falas com conhecimento. Já estive 5 lula-Universidades. O que vi ontem não é exceção: Foi (está sendo) investido muito dinheiro nestas Universidades, lamentavelmente sem planejamento. Se olhares as obras que vi ontem, primeiro de encantas e depois lamentas. Poderia dar vários exemplos, fico num: há toneladas de equipamento caríssimos encaixotados há mais de três anos que quando forem abertos terão perdido a garantia.
      Uno-me a tua desilusão e como escrevi, essa longa e dolorosa greve pode ser um ícone do que se faz na Educação superior do Brasil nesses governos que não apenas elegemos mas fizemos campanha (eu apenas na eleição de 2002; em 2006 e 2010 votei com bandeira enrolada.
      Um abraço solidário e triste
      attico chassot

      Excluir
    2. Entrar no assunto onde tem profissionais da mais alta classe, é difícil para mim, e talvez eu esteja errado, mas se tem caixas a serem abertas há três anos, por certo, isso não deve ser responsabilidade direta do Governo Federal; estou errado? É preciso fiscalizar o uso dos equipamentos enviados, se estão sendo "manuseados" de forma adequada.

      Excluir
  6. Estes números podem esconder algo estranho. Uma maquiagem na estatística que costuma ter um sabor ideológico.
    Incluem a classe B para inflar os percentuais. Dependendo do método usado, a classe B podem incluir pessoas que não são tão ricas assim e não poderiam ser tachadas de "alta renda".
    Não tenho aqui o valor de renda média mensal de alguém que é dito estar na ´Classe B´.
    Em alguns casos chegam ao absurdo de dizer que quem recebe 1200 reais por mês é da classe B ( e neste caso seria dito de ´Alta renda´).
    Abraços
    Luís Brudna

    ResponderExcluir
  7. Estimado Luís,
    concordo contigo. Dados estatísticos podem ter leituras enviesada. Muito certamente a tua leitura pode ocorrer. Mas parece que em muitas Universidades Federais (o caso da UFCSPA, (é bom exemplo) há mais abastados que pobres.
    Parece que nesta dimensão a Unipampa é contra-exemplo.
    Com estima

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Este quadro ai do lado esta errado, pois ali estão universidades criadas e funcionando a mais de 100 anos, universidades criadas por D.Pedro II, na Bahia, a do Tocantis foi criada por Fernando Henrique Cardoso,, as de minas por Juscelino, o que o Lula fez foi nada mais nada menos do que apoiar a continuidade de um trabalho de gerações, agora se apoderar como sua inteira responsabilidade e uma farsa sem tamanho, agora eu não entendo como tem pessoas que não fazem uma simples consulta nos sites das instituições.
    Nunca mais jamais na historia deste pais se mentiu dando.


    ResponderExcluir