TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

28.- CALENDARIOS: TAMBÉM SÃO CONVENÇÕES



Ano 6 *** Porto Alegre *** Edição 1973
No último dia 25, um comentarista deste blogue, recém chegado à Atlanta em férias, adita à edição natalina, um comentário com uma boa dose de irreverência: “Mestre, que o aniversariante de hoje, Isaac Newton, nos ilumine com sua sabedoria. Um abraço estadunidense, Guy”.
Eis excertos de minha resposta: [...] não só mudas o foco da celebração, como ainda não aderes ao calendário da Igreja romana, pelo qual Newton nasceu em 5 de janeiro de 1643. Nunca é demais recordar, para ratificar a tua opção de aniversariante a ser celebrado em 25 de dezembro, o epitáfio de Newton: ‘A natureza e as suas leis jazem ocultas na noite. Deus disse: Que Newton exista! E tudo se fez Luz!’ [...]”
Na manhã de ontem, ao esteirar buscava um assunto para a próxima blogada, mesmo com a severa advertência da Márcia, minha personal trainee, que sabe quando viajo ao invés do tríplice controlar: passo, respiração e postura de ombros; pensei na provocação do comentário antes referido. Certamente, no dia 12 de fevereiro, o biólogo que neste natal celebrou Newton, não evoca o aniversário de Darwin. Aliás, por pouco que Darwin não concorre com o Dia dos Namorados (são Valentin, 14 de fevereiro) do Hemisfério Norte. Claro que o concorrente de Newton é de outra categoria, até porque que na discutível lista das 100 pessoas que mais influenciaram na história humanidade, segundo pesquisa do cientista estadunidense Michael Hart, publicada no livro "The one Hundred” (London: Simon & Schuster, 1996), Newton e Jesus tenham posições de muito destaque. Reproduzo, como curiosidade, os 20 primeiros nomes [Lista completa comentada em A Ciência é masculina? É, sim senhora!, 2011, 5ª edição, p. 115 a 119]
Um comentário pertinente é o porque há duas datas para o nascimento (o mesmo para morte) de Newton, como se pode ver nos dois selos: um do Reino Unido e outro da ex-República Federal da Alemanha (que com a República Democrática Alemã formaram ‘duas Alemanhas’ independentes de 1949 a 1990). Há muitos eventos nos séculos 16 a 18 que tem datação por dois calendários.
Primeiro uma correção, a minha resposta: falei que outra data para o aniversário de Newton era 5 de janeiro de 1643, na verdade ao somar 10 dias a 25 de dezembro, esqueci-me que dezembro tem 31 dias, assim 25/12 + 10 dias = 04/01.
Mas porque esta adição de 10 dias. O calendário hoje mais universalmente usado é ‘calendário gregoriano’ que foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano (este promulgado por Júlio César em 46 a.C e reformado por Augusto d.C). Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para reformar o calendário juliano e, passados cinco anos de estudos, o produto foi o calendário gregoriano, que foi sendo implementado lentamente em várias nações (há países que não o aplicam como Israel, Irã, Índia, Bangladesh, Paquistão, Argélia e outros). Foram omitidos, então dez dias (de 5 a 14 de outubro de 1582). Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582.
Comentei, aqui em 12NOV2001, quando da dica de leitura de livro onde Santa Tereza d’Ávila é personagem, que ela morreu às 9 horas da noite de 4 de outubro de 1582. Foi sepultada no dia seguinte: 15 de outubro (pois justamente aí estão os 10 dias, supressos em 1582, quando começa vigorar o calendário gregoriano. As pessoas nascidas, por exemplo, em 10 de outubro de 1581, só tiveram sua data de aniversário celebrada a primeira vez, quando fizeram dois anos, em 10 de outubro de 1583.
O calendário gregoriano foi promulgado pelo papa (da Igreja Católica), quando as igrejas reformadas (com marcas nacionais) recém surgiram: luterana, 1517, anglicana, 1540, por exemplo. Assim na Alemanha, nos países escandinavos, onde o luteranismo se tornou a religião de Estado ou do Soberano e no Reino Unido (sede do anglicanismo) se continuou com o calendário juliano sem a supressão dos 10 dias, para ostensivamente não acatar o papado, que funcionava no mundo ocidental com poderes quase como da ONU. (Vale recordar o Papa como árbitro das demandas internacionais).
O mundo cristão oriental que professava o credo ortodoxo (Rússia, Turquia, Grécia, Egito, por exemplo, separados de Roma desde 1054, explicitamente por não reconhecerem a autoridade do Papa, evidentemente que também seguram com o calendário juliano até o século 19. Muitos cristãos ortodoxos seguem usando este calendário. Agora pelos ajuste de anos bissexto a diferença é treze dias. Assim hoje 28 de dezembro é 15 de dezembro em vários países.
Mas voltemos à data do nascimento de Newton. Referi-la pelo calendário juliano tem dois charmes: um, os biógrafos narram que Isaac Newton nasceu prematuro no dia de Natal; outro, referir 1642 (e não 1643) permite-nos uma linda associação: no ano que morreu Galileu Galilei nasceu Newton.
Por fim, dizermos que hoje para uns 15 de dezembro e para outros 28, mostra que os mais diversos calendários são apenas convenções. Assim, falando apenas para cristãos (e relevem-me islâmicos, judeus, chineses...) um bom 15/28 de dezembro.

8 comentários:

  1. Caro Attico,

    creio que todos nos sentimos um pouco estranhos ao imaginar um calendário diferente daquele que vivenciamos desde que nascemos. É enriquecedor entender que cada cultura tem seu marco histórico que influencia sua forma de contar o tempo.
    O seguinte site traz algumas informações relevantes a respeito do tema:

    http://www.superdicas.com/milenio/calendar.asp


    Abraços,

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    hoje me fazes recordar as aulas sobre História e Filosofia da Ciência, lá no IPA, no primeiro semestre deste ano: como eram esclarecedoras e fundamentais.

    A título de contribuição, para quem quiser caminhar um pouco mais na reflexão sobre o tempo enquanto convenção social/humana, pode dar uma olhada no livro de Norbert Elias, "Sobre o Tempo", ZAHAR, 1998 (tem uma edição em e-Book) - é o melhor material que já li sobre esse tema.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Paulo Marcelo,
    realmente colocar a dimensão tempo em nosso mundo é complexo.
    Li a postagem que recomendas. Adita muito a blogada de hoje. O Garin recomentou, após a tua postagem um livro do Norbert Elias.
    Encontrei uma edição muito anotada em http://pt.scribd.com/doc/35119709/Norbert-Elias-Sobre-o-Tempo
    Li um pouco. Há assuntos que fecham com que escreves.
    Em uma sociedade que não tem calendários é natural que seus habitantes não saibam suas idades.
    Obrigado pela parceria.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Meu caro colega Garin,
    realmente nossas aulas foram memoráveis. Tenho saudades delas.
    Excelente a tua recomendação.
    Encontrei uma edição do livro do Norbert Elias muito anotada em http://pt.scribd.com/doc/35119709/Norbert-Elias-Sobre-o-Tempo
    Li um pouco. Uma primeira espiadela faz-me buscar a edição suporte papel. Há assuntos que fecham com que temos refletido.
    Obrigado pela parceria na construção desta edição.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Querido Mestre

    Mais uma vez saudando a tua contribuição á reflexoes pertinentes neste mundo de descartabilidades e louvando os adendos dos ques (como eu) mais assiduos leitores)quero contribuir com a sugestao de um filme que ressentemente saiu no cinema trata-se de "(o preço do amanha") em ingles "In time" que teve o roteiro escrito pelo mesmo autor do filme "truman show". este filme traz maravilhosas reflexoes acerca do tempo, que como tu nos revela é um FENOMENO SOCIAL.

    Com renovada admiração

    Daniel - sobrinho e fã de Ctba

    ResponderExcluir
  6. Querido Chassot,

    que alegria ter catalisado esta bela blogada. Achei muito educativa, aprendi muitas coisas novas. Te confesso ser adepto ao calendário gregoriano, não sei quais razões obscuras me fizeram migrar ao juliano no dia 24...

    Ainda hoje mando a crônica com as fotos. Ontem fui à exposição sobre o Darwin no Fernbank Museum of Natural History. Muito bem feita e de alta qualidade científica e museológica. Bem, guardemos os comentários...

    Abraços
    Guy

    ResponderExcluir
  7. Muito querido Daniel,
    ter um sociólogo como leitor deste blogue, mesmo quando este é também um sobrinho querido, é também uma distinção.
    Obrigado pela dica fílmica.
    A admiração do

    Tio attico

    ResponderExcluir
  8. Muito estimado Guy,
    eu que agradeço a catálise.
    Nesta sexta-feira o primeiro relato de um biólogo brasileiro em plagas estadunidenses contribuído com alfabetização cientifica,

    attico chassot

    ResponderExcluir