TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

21.- A IMPORTANCIA DE UMA RECONSIDERAÇÃO



Ano 6 *** Porto Alegre *** Edição 1966
Havia pautado para hoje algo acerca da Coreia do Norte e troca de ditador que lá ocorre. Postergo a proposta.
Na segunda-feira contei aqui minhas dificuldades, por estar assoberbado de atividades, em atender, em menos de duas semanas o pedido para dar parecer em oitenta páginas (sem anexos) de um projeto de dissertação Ensino de Ciências na escola do campo em alternância: o caso de uma escola do município de Terra Nova do Norte, em Mato Grosso” [ver nota 1 ao final] produzida por Valdenor Santos Oliveira, sob a orientação da Professora Dra. Irene Cristina de Mello no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso. Comuniquei o candidato minha decisão.
Em mim afloraram culpas. Por tal, termino por refazer minha postura e aviso que farei o parecer. O detalhamento disto está na edição desta segunda-feira, 19/12.
Ontem à tarde recebi a leitura do outro lado. Compartilho com meus leitores por duas razões. A primeira: os comentários de blogadas atrasadas não são usualmente lidos. A segunda: o quanto somos autocentrados em algumas decisões pensando só em nós, esquecendo, de vez em vez, as consequências de nossas decisões. Acredito que eu tenha aprendido a lição.
Eis o que o Valdenor, mais conhecido como Sassá postou ontem, na edição de segunda-feira:
Prezado mestre Chassot,
neste momento nada me resta se não agradecer, agradecer novamente e dizer muito obrigado, não apenas pelas considerações e contribuições apresentadas em vosso parecer, mas pela atenção e compreensão, qualidades estas que fazem do senhor uma pessoa ainda mais admirável.
No dia 05 de dezembro ao receber vossa resposta quanto ao texto que acabará de lhe enviar, passei por um momento um tanto quanto difícil de descrever, pois minha ansiedade para ler vosso email se transformou em tristeza ao concretizá-la.
Ao ler o email onde o senhor explicitava as ocupações que enfrentará no momento e que acabavam por impedir a vossa participação naquele momento, os olhos lagrimejaram, uma mistura de tristeza e culpa tomou conta de mim, já que eu era o único responsável pela situação criada.
Aproveitei a noite para retomar algumas leituras, mas naquele momento queria ler algo informal, mais produtivo, foi ai que o senhor virtualmente através do seu blog me fez companhia ate o dia amanhecer.
Após as leituras um sentimento diferente, que vou chamar de esperança começou a aflorar, passei a imaginar que alguém tão comprometido com a sociedade e com a educação iria repensar o escrito anteriormente.

Passei o dia 06 de dezembro muito confuso, abandonei computador, internet e fui visitar meus amigos da Escola Estadual Terra Nova (local da Pesquisa), onde não consegui esconder minha tristeza, mas aproveitei o momento para refletir o que fazer.
No dia 07 de dezembro ao sair para o trabalho, meu filho Kayros (05 anos), correu me abraçou e perguntou “pai ta indo pro tabalho?” disse a ele que sim, então ele continuou “vai da tudo certo”. Essa fala foi me acompanhando por todo o trajeto, e me chamou a atenção por que ele nunca acorda cedo.
Ao chegar ao trabalho tive uma imensa vontade de ligar o computador e acessar meu email, a surpresa foi maravilhosa estava lá postado um email onde o senhor reconsiderava o escrito anteriormente e dizia que não mediria esforços para realizar a leitura e enviar o parecer até o dia 19 de dezembro. Novamente os olhos lacrimejaram dessa vez de felicidade ao saber que o senhor dedicaria um tempo de vossa agenda lotada para contribuir comigo e com meu trabalho.
Ontem, dia 19, foi minha qualificação, recebi com muita alegria vosso parecer, que foi lido pela minha orientadora professora Irene, na presença da professora Maria Saleti, todos concordaram sem dúvida alguma que vossa presença física seria ainda mais significativa. As contribuições apresentadas pelo senhor, foram complementadas pela professora Maria Saleti, que deixou o momento ainda mais proveitoso, a quem não posso deixar de agradecer.
Todas as contribuições serão aproveitadas na redação do texto final da dissertação a qual pretendo apresentar no mês de março de 2012, contando com vossa valiosa e indispensável colaboração e participação.
Novamente meus sinceros agradecimentos e aproveito a SFA (síndrome do fim de ano), para desejar ao senhor e vossa família um natal repleto de alegria e um ano novo de felicidades, Sassá
[1] Expulsos de terras indígenas Kaingang, posseiros gaúchos foram atendidos pelo Estado de Rio Grande do Sul, juntamente com o governo federal, em 1978. A solução encontrada foi levar os desabrigados para a região do futuro município de Terra Nova do Norte, em Mato Grosso, quase na fronteira com o Pará. O município de Terra Nova do Norte, com cerca de 12 mil habitantes, foi criado em 13 de maio de1986, com território desmembrado do município de Colíder.

4 comentários:

  1. Preazado mestre Chassot...
    Novamente obrigado... goStaria também de agradeceer uma pessoa maravilhosa que faz parte desse momento, minha estimada, dedicada e compreensiva orientadora professora Irene Cristina Mello,uma pessoa por quem tenho uma grande estima e gratidão.

    Sassá

    ResponderExcluir
  2. Chassot,

    estou comovido com este caso.
    Parabéns ao Sassá pelo trabalho e a ti pela capacidade de reconsiderar, mostraste a nós como age um verdadeiro cientista.

    Forte e saudoso abraço,
    Guy

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Vamos chamar o episódio de "Toda Reconsideração será compensada" e parabenizá-lo pelo desfecho perfeito. Quanto ao tema tratado no trabalho, quero agradecer às autoridades, meu avô materno era Kaingang. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,

    meu comentário é na mesma direção do comentário do Jair: mesmo que a gente não deseje as recompensas por sacrifícios realizados, elas acabam vindo, não sabemos de onde, nem quando e nem de que forma.

    Um grande abraço,

    Garin

    ResponderExcluir