TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

07.- Primeiro dia de um tríduo

Ano 6 *** PORTO ALEGRE

*** Edição 1952

Depois de uma considerável perda de tempo em apropriação de frequências, conteúdos e notas nestes ‘maravilhosos’ diários eletrônicos privilegio-me em pensar algo para esta edição. Lembrei-me que sábado, dia 10 de dezembro, é o dia da entrega dos Prêmios Nobel, entre os quais o da Paz. Este ano a data merece uma celebração especial, pois este será entregue a três mulheres.

Na minha religiosidade infantil havia muito tríduo e novena. As festas religiosas eram preparadas por este tipo de celebração que não ocorriam apenas na igreja, mas também em casa. Pois, me ocorreu preparar o sábado com três edições relacionadas com o Prêmio Nobel, mais especificamente o da Paz: um tríduo nobélio.

Mas antes de fazer os salmodiares do primeiro dia, preciso registrar minha indignação, com comercial que acabo de receber. Uma multinacional me oferece o aluguel de um purificador de água pelo qual passo a pagar a cada mês ‘apenas’ R$ 66,90. Desacredita-se o fornecimento de água das empresas públicas (onde elas ainda existem), e depois se oferece uma engenhoca por mais que um décimo de salário mínimo. Isto devia ser um caso de polícia.

Ainda volto as falar sobre isto. Iniciemos com algo sobre a proposta para tríduo acenado.

Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Bernhard Nobel (Estocolmo, 21 de outubro de 1833 — San Remo, 10 de dezembro de 1896) um químico sueco e inventor da dinamite. Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do seu criador.


Alfred Nobel, que já vinha desgostoso com o uso militar dos explosivos que havia criado, ficou chocado ao ver a edição de um jornal francês, que noticiara por engano a morte de seu irmão Ludvig como sendo a sua e qualificando-o como "mercador da morte”.

É possível que essa visão antecipada do seu obituário tenha despertado nele o desejo de modificá-lo. Daí sua decisão de premiar aqueles que, no futuro, servissem ao bem da Humanidade – Eis um excerto de seu testamento:

"O total da minha herança deverá ser dividido da seguinte maneira: o capital, investido em aplicações seguras por meus executores, constituirá um fundo, cujos juros serão anualmente distribuídos em forma de prêmios para aqueles que, no ano anterior, realizarem os maiores benefícios para a humanidade. Esses juros serão divididos em cinco partes iguais, que serão distribuídas da seguinte maneira: uma parte para a pessoa que fez a mais importante invenção no campo da física; uma parte para a pessoa que fez a mais importante invenção no campo da química; uma parte para a pessoa que fez a mais importante descoberta no campo da fisiologia ou medicina; uma parte para a pessoa que produziu no campo da literatura a mais destacada obra de tendência idealista; e uma parte para a pessoa que fez a maior ou a melhor obra pela fraternidade entre as nações, pela abolição dos atuais exércitos e pela realização ou promoção de congressos pela paz... É o meu desejo expresso que, na concessão dos prêmios, não seja dada nenhuma consideração à nacionalidade do candidato, mas sim que o mais válido receba o prêmio, seja ele escandinavo ou não."

Alfred Nobel deixou uma herança de 32 milhões de coroas. A Fundação Nobel foi criada em junho de 1900 e é responsável pelo controle do respeito às regras na designação dos laureados e verifica o bom andamento da eleição. Também é responsável, através de um comitê específico para cada uma das cinco áreas e de acordo com as propostas de personalidades eminentes, pela elaboração e encaminhamento das listas de indicações às várias instâncias que atribuem o prêmio.

O Prêmio de Ciências Econômicas, oficialmente denominado Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel foi instituído em 1968 pelo Banco Central da Suécia, e atribuído pela primeira vez em 1969.

Devido ao fato de incluir a dedicatória a Alfred Nobel, é incorretamente referido como Prémio Nobel de Economia. De fato, não é concedido pela Fundação Nobel, mas sim pago com dinheiro público. As palavras "em memória de Alfred Nobel" é que causam a confusão.

Entretanto, segundo a Academia Real das Ciências da Suécia, o processo de indicação, os critérios de escolha e a apresentação da decisão são conduzidos de maneira similar à dos Prêmios Nobel, e "conforme as regras que regulam a atribuição dos prémios criados a partir do testamento de Alfred Nobel

A primeira cerimônia de premiação nos campos da literatura, física, química e fisiologia/medicina ocorreu no Conservatório Real de Estocolmo, em 1901; o Prêmio Nobel da Paz foi entregue em Oslo.

Desde 1902, os prêmios são formalmente entregues pelo Rei da Suécia. A entrega do Nobel da Paz continua a ser feita em Oslo, sendo presidida pelo Rei da Noruega.

4 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Muito bom esse texto que fez uma passeio pelo Prêmio Nobel e uma pincelada na vida de seu criador. Pouca gente sabe dessas coisas. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eu não fazia idéia das circunstâncias da criação do prêmio... muito interessante conhecer mais uma parte da história!!
    Grande abraço
    Edinéia

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,

    a mim também me enoja o oferecimento de utensílios e serviços de que não estou precisando e pelos quais já pago através dos impostos. Certa vez recebi um vendedor de enciclopédias no meu escritório. Antes que ele iniciasse a sua ladainha, disse-lhe em claras e objetivas palavras: "não vou comprar a sua enciclopédia; se quiseres me apresentá-la, fique à vontade!". Ele fez toda a explanação e depois questionou: e então, posso fazer o pedido? Respondi-lhe com a primeira expressão que havia lhe dito.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  4. Muito querida Edinéia,
    que bom tua presença aqui. Realmente este tema dos Prêmios Nobel é empolgante. Convido-te para ver uma outra dimensão amanhã;
    Ainda na semana passada comentava em Araguaína com o Gerson nossa estada contigo em Tangará da Serra.
    Espero que a tese esteja nos finalmentes.
    Saudades e um afago à Sergipe

    attico chassot

    ResponderExcluir