TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 15 de julho de 2011

15.- Já no Reino Unido

Ano 5

Londres

Edição 1807

03/23 Esta edição – a terceira da atual viagem de 23 dias – é primeira postado no exterior. E surge a clássica interrogação: ¿Estou na Grã-Bretanha, na Inglaterra ou no Reino Unido? Quero dizer que a resposta não é tão simples. Mesmo entre os reinóis (palavra menos bonita) a situação, às vezes, parece confusa. Não tenho a pretensão de dar uma ‘aulinha’ de geografia, mas vale tentar uma explicação, mas faço isso depois de olhar um pouco a quinta-feira.

Começo com a trazida de um excerto do meu diário de bordo.

18:48 Hora de Brasília / 22:48 Hora de Londres. Já voamos mais de 4 horas. Se o mapa de bordo está correto, estamos sobre o Piauí, isto é diferente, do senso comum, onde se imagina que o voo é para Oriente, ele guarda a na mesma latitude que saiu de São Paulo, isto ele viaja paralelo a latitude. Voamos a 10 mil metros de altitude, com uma velocidade 955 k/h. Já jantamos, precariamente, e no momento atravessamos uma zona de turbulência, que dificulta esta escrita. A chegada esta prevista para às 7h (3h de Brasília). Há cerca de 300 pessoas confinadas no Boeing 747-400, com apenas uns 10 lugares vagos nas classes superiores.”

Chegamos às 7h20min. O imenso bojo do avião expectorou seus passageiros sôfregos por deixar o aperto. Este avião além da primeira classe, tem mais duas classes especiais, onde há chance dos passageiros podem se espraiar em poltronas-leito. Em compensação a classe econômica fica mais apertada. Poucas vezes viajei com tanto desconforto como nestas 11 horas São Paulo/Londres. A minha esquerda havia um robusto menino de 10 anos, que mais de uma dezena de vezes me acordou com suas invasões de assento.

Às 08 h já tomávamos um trem pata Paddinton, depois de tomar um trem interno em Heathrow, apenas para amanhar a mala. Gastamos mais de meia hora na fila de imigração que não durou mais de um minuto. Chegamos no Hotel antes das 9h mas o check-in só poderia ocorrer às 14. Aproveitamos para conhecer a região – City of Westminster – nas bordas do Hyde Park, onde o Speaker Corner – símbolo da liberdade, que se comemorava neste dia 14 de julho – queda da Bastilha, foi lembrado.

O que chamou a atenção neste reconhecimento foi a retificação de quanto, com justeza, Londres pode ser pensada como uma das cidades mais cosmopolita do mundo, marcado pelos trajes os mais diversos, onde o número de mulheres com véus islâmicos surpreende e babel linguística.

Ao entardecer de visitamos a Teresa Smart (o Josef Harlon, está na Holanda e só reencontraremos com ele na janta de terça-feira). Eles são nossos amigos há mais de vinte anos e eu já tive a alegria de acolhê-los em minha casa em três de suas estadas no Brasil. Sendo que em 2007 estiveram conosco no Vale dos Vinhedos. Na minha segunda e terceira estada na capital do Império (esta minha quarta vez em Londres) nos hospedamos na casa do Joe e da Teresa. Foi um gostoso reencontro, pois não estávamos com a Teresa desde 2008.

Retomo, como encerramento: ¿Estou na Grã-Bretanha, na Inglaterra ou no Reino Unido? Talvez a melhor resposta seja estou nos três.

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (em inglês: United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland), mais conhecido como Reino Unido, ou pela sigla em inglês UK, é um país insular soberano, localizado na costa noroeste da Europa continental.

O Reino Unido inclui a ilha da Grã-Bretanha, a parte nordeste da ilha da Irlanda e muitas ilhas pequenas. A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido com uma fronteira terrestre, sendo a mesma com a República da Irlanda. Fora essa fronteira terrestre, o Reino Unido é cercado pelo Oceano Atlântico, o Mar do Norte, o Canal da Mancha e o Mar da Irlanda. A maior ilha, a Grã-Bretanha, é conectada com a França pelo Eurotúnel.

O Reino Unido é um país desenvolvido, com a sexta (PIB nominal) ou sétima (PPP) maior economia do mundo. Ele foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século 19 e o começo do século 20, mas o custo económico de duas guerras mundiais e o declínio de seu império na segunda metade do século 20 reduziu o seu papel de líder nos assuntos globais. O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência importante com forte influência econômica, cultural, militar e política e é uma potência nuclear, com o segundo ou terceiro (dependendo do método de cálculo) maior gasto em defesa do mundo. É um Estado membro da União Europeia, tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, e é membro do G8, OTAN, OMC e da Comunidade das Nações.

A Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido. Historicamente dominante, ocupa a metade sul da ilha da Grã-Bretanha, à exceção de uma área a oeste, correspondente ao País de Gales. Limita a Norte com a Escócia, a Leste com o mar do Norte, a Sul com o canal da Mancha e a Oeste com o oceano Atlântico, Gales e o mar da Irlanda. Sua capital é Londres. Tem uma área de 130 439 quilômetros quadrados e uma população de 49 milhões de habitantes.

Assim, estou no Reino Unido, na Ilha da Grã-Bretanha na parte que corresponde à Inglaterra. É daqui que vão meus votos de uma muito boa sexta-feira a cada uma e cada um, agradecendo a parceria na viagem.

6 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Gostei D+ da explicação sobre o que é UK, Grã Bretanha e Inglaterra. Confesso que já estive aí, inclusive na Irlanda e não saberia explicar esse imbróglio como você. Tenha uma boa estada e beba uma "stout" num pub por mim. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    é muito bom reencontrar amigos que geograficamente estão distantes, pessoas que podemos chamar de 'caras' porque são próximas e, de alguma forma convivemos com elas. Fiquei intrigado pelo fato do Jair ter comentado o teu blog de hoje, às 21h36 de ontem.
    Com votos de uma viagem repleta de reencontros e de alegrias e de uma ótima sexta-feira, que para ti já está por volta das 10h05.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Caro ACassot,
    Só faltou dizer que você também está na Commonwealth, Comunidade Britânica, que inclui Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Inglaterra. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Jair,
    que bom que gostaste de minha tentativa de elucidação do local de onde escrevo este blogue.
    Como bebem cerveja aqui, meu caro.
    Um abraço
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Meu caríssimo Garin,
    obrigado pela torcida.
    Também eu fiquei intrigada com a postagem de ontem. Às 23h de Londres, ou melhor 11p.m. (isto é 19 h ou 7h do noite no Brasil) tentei pré-postar um blogue para entrar em circulação às 00h03min no Brasil. Por uma situação estranha ele entre em circulação imediatamente, mas já com data de sexta-feira, o que também me deixou intrigado e nesta edição avançada o Jair (que recebe cópia deste comentário) fez seu primeiro comentário.
    Estas peças só blogger explica.
    Um abraço
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Jair,
    muito oportuna a rua adição:
    assim recebe um abraço desde Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido e Commonwealth (= Comunidade Britânica): Na ordem direta de inclusão territorial,

    attico chassot

    ResponderExcluir