TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 14 de julho de 2011

14.- Rumo ao Hemisfério Norte


Ano 5


São Paulo / Londres


Edição 1806


02/23 Esta edição tem caráter inédito. Ela é pré-postada em Guarulhos. Ainda não temos


internet a bordo, por tal a pré-postagem. Quando a blogada entrar em circulação já deverei ter voado cerca de 8 das 11 horas da segunda etapa desta viagem que comecei na manhã de ontem em Porto Alegre.A seguir um roteiro sintético dos próximos 22 dias que, como anunciei em outras edições, este blogue pretende, se houver condições internéticas, ser um diário de um viajor.


DATA


DIA


PART


MEIO


TRAJETO


CHEG


DURAÇÃO


JUL13


QUA


10:38


Avião


Porto Alegre /São Paulo


12:20


01h42min


JUL13


QUA


16:15


Avião


São Paulo / Londres


07:20


11h03min


JUL19


TER


08:55


Trem


Londres/Paris


12:17


03h22min


JUL22


QUI


07:50


Trem


Paris/Montelimar


10:43


02h53min


JUL25


SEG


13:20


Trem


Montelimar/Paris


16:11


02h51min


JUL27


QUA



Avião


Paris/Munique




JUL27


QUA



Avião


Munique/Moscou




JUL30


SAB


13:00


Trem


Moscou/São Petersburgo




AGO03


QUA



Avião


São Petersburgo/Frankfurt




AGO03


QUA



Avião


Frankfurt /Londres




AGO03


QUA


21:50


Avião


Londres/São Paulo


05:20


11h30min


AGO04


QUI


07:50


Avião


São Paulo / Porto Alegre


09:33


01h43min


Nesta viagem aditarei mais um país a minha coleção: a Rússia, esta será o meu 41º visitado, pois no Reino Unido e na França já estive em diferente oportunidade. Na França, em julho de 1989, em meio às comemorações do bicentenário da Revolução Francesa fiz como auto-presente de meus 50 anos, minha estreia em viagens internacionais, excluídas aquelas de fronteiriças a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A Rússia será provavelmente o 15º país será onde este blogue será postado nestes cinco anos, sendo Moscou a 23ª cidade exterior de postagem. Nestes cinco anos este blogue já foi postado: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido, Holanda, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Dinamarca e Suécia.


A etapa de abertura: o primeiro dos oito voos deste roteiro, foi tranquilo e mesmo saindo 20 minutos atrasado, estávamos no horário em São Paulo. Tivemos que esperar mais de meia-hora para fazer o check-in para Londres. Afortunadamente a mala maior (e mais pesada) já foi despachada em Porto Alegre, até Heathrow.


Estou o aeroporto de Guarulhos, aquele que, excluído o Salgado Filho de Porto Alegre, é o aeroporto que mais transitei. Hoje o clima é de férias de julho. Há muitas crianças.

Não posso deixar de evocar algo pícaro aqui. Há um tempo, talvez nos noventas, quando as reuniões dos editores de Química Nova na Escola eram presenciais, estava em lista de espera para retornar. A cada voo eu era preterido, mesmo que acumulava a ilusão, que estava mais perto minha partida. Quando foi feita a chamada do último voo, pelas 22h era dos primeiros para o primeiro voo da manhã seguinte, Hotéis eram distantes. Resolvi me acomodar em poltrona com um bom livro. Lá pelas tantas, sou cobrado por uma senhora, dizendo que eu ocupava o lugar dela. Estranhei. Depois vi que ela pertencia a um grupo de uma favela próxima, que por questões de segurança e conforto (ar condicionado, banhos) passava a noite no aeroporto. Tive que escolher outro lugar.


Mas para a próxima tarde/noite (dados em função da postagem antecipada) tenho um lugar reservado, para me espreguiçar por onze horas, para ao amanhecer estar em Londres nesta quinta-feira que desejo seja a melhor para cada uma e cada um. Lemo-nos, provavelmente, amanhã das terras da Rainha.


6 comentários:

  1. Estamos aqui acompanhando mais uma viagem, aproveitem MUITO!! Amamos vocês,,,o quarteto,

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    que bom que a viagem está começando muito bem! Estamos torcendo por ela.
    Em 2005 tinha um vôo que saía de Guarulhos de madrugada. Ao contrário da tua história, podia escolher a poltrona do aeroporto. Instalei-me, conectei o meu Lap Top a uma tomada e produzi oito PowerPoint de Filosofia para aulas semipresenciais - rendeu. Alta madrugada, me estiquei sobre três poltronas do avião e dormi diretor até Porto Alegre.

    Boa viagem, no próximo trecho!

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Come já te desejei uma prolífica viagem, seja sob o ponto de vista cultural ou de lazer, fica aqui meu desejo que a meteorologia e os horários te sejam favoráveis também. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Nosso querido quarteto MCCCC,
    um afago carinhoso desde Londres, onde chegamos muito bem às 7h da manhã desta quinta-feira
    Agradecemos muito a torcida, e detalhes do primeiro dia no blogue de amanhã.
    Também amamos vocês
    attico & Gelsa

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Garin,
    obrigado por me acompanhares nesta viagem que sonhamos seja gostosa
    Abraço desse Londres,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Jair amigo,
    Agradeço com uma saudação quase da sombra do Hyde Park

    attico chassot

    ResponderExcluir