TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 10 de julho de 2011

10.- SUDÃO DO SUL


Ano 5

Porto Alegre

Edição 1802

Um domingo para um muito saboroso recordar que até Javé descasou no sétimo dia. Logo uma blogada curta, mas densa. Desejo fazer um registro preliminar: desde ontem, junta-se ao concerto das nações ‘independentes’ mais um pais: SUDÃO DO SUL. Isso enseja dois comentários:

UM: O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão ou Sudão Meridional (em árabe: جنوب السودان, transl. Janūb as-Sūdān), possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade.

Apesar de ser rico em petróleo, o Sudão do Sul nasce como um dos países mais pobres do mundo. Altas taxas de mortalidade materna, a maioria das crianças fora da escola e um índice alto de analfabetismo que entre as mulheres chega a 84%. No Sudão do Sul estão 75% das reservas de petróleo do antigo Sudão, localizadas na região de Abyei. Porém, é no norte que se encontram os oleodutos e os portos.

DOIS: Ratificar aquilo que trouxe aqui na blogada de quinta-feira: a atualização da Wikipédia. Neste sábado, às primeiras horas, quando Sudão Meridional começava a existir a Wikipédia já trazia extenso verbete acerca do novo país.

Agora: votos de que este domingo seja de viver o aqui e agora. O futuro é o presente.

Convido para assistir um pequeno e emocionante filme. São seis minutos que valem um domingo. http://www.youtube.com/watch?v=gf3R_6KDf00&feature=related

12 comentários:

  1. olá Chassot estou sempre a espera de uma nova postagem. Este vídeo me tocou muito.pois antes de ver ..comentava o blog do professor Sergio, e neste comentário dizia que busco forças pra lutar contra minha dificuldades diárias, pois estou sempre encontrando pedras no meu caminho. ai vem esse vídeo me enchendo de vida e motivação.
    cada um vivendo com suas dificuldades , com seus conflitos diários. sábios são esses que conseguem se divertir sendo assim , vivem a vida com o único proposito de ser feliz.
    viver intensamente cada desafio que e posto no seu caminho, seja ele qual for. E nos faz refletir que a única coisa que devemos fazer e agradecer as maravilhas que Deus coloca em nossas vidas.
    nós podemos tudo, basta acreditar e lutar.
    abraços!!!
    atenciosamente Valdelice cruz

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Valdelice
    ~~com o pedido ao estimado colega de blogares: Prof. Sérgio que te repasse ~~
    fico contente que aí no Piauí este blogue seja curtido.
    Realmente o vídeo é impressionante.
    Lembro do sujeito que se queixava que não tinha sapatos e saiu a rua e encontro que não tinha pés.
    Um bom domingo aos queridos piauienses que leem este blogue

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Prof. Chassot,
    Realmente um vídeo curto que nos instiga a reavaliarmos muito de nossos "problemas" e posturas frente à vida! Reavaliação essa que deverá ser um processo diário! Abraços do colega piauiense!
    Sérgio

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Sergio,
    um privilégio inédito hoje: os dois primeiros comentários serem do Piaui.
    Obrigado a vocês. Quanto ao vídeo: somos mais privilegiados que imaginamos.
    Um bom domingo e a admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,
    O Sudão é dos vários países colonizados e explorados pelo Reino Unido durante algum tempo, tendo como resultado uma das nações mais pobres do Planeta, mesmo possuindo grande jazidas de petróleo. A pergunta que se faz é: Desmembrá-lo em mais um país vai resultar em melhoria de condições para a população? Ou isso é apenas uma maneira de "dividir para governar" como costumam fazer os grandes déspotas? Quando ao vídeo, deve ser objeto de reflexão por parte de nós, "normais". Abraços e bom domingo, JAIR.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Por algum motivo que desconheço, não estou conseguindo assistir ao vídeo..ele começa a carregar e não abre nunca aqui pra mim, Professor..
    ..sniff..sniff..
    Mas pelos comentários acima, acho que é um que recebi uma vez por e-mail..
    Mas continuarei insistindo aqui!
    p.s.: Devo [infelizmente] concordar plenamente com os questionamentos do Jair:"Desmembrá-lo em mais um país vai resultar em melhoria de condições para a população? Ou isso é apenas uma maneira de "dividir para governar" como costumam fazer os grandes déspotas?"
    Bom domingo Professor!

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Jair,
    realmente é questionável o 193º país começar com o título de ‘o mais pobre do mundo’. Se está divisão for para terminar com guerras civis, há que ’agradecer’ ao Sudão ter permitido a divisão.
    Realmente o vídeo enseja boas reflexões,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Thaiza,
    o vídeo deve ser aquele que inferes, bastante conhecido: um valente rapaz que não tem nem pernas e nem braços.
    Tomara que o 193º vença a corrupção e viva em paz com Sudão, de quem leva parte de riquezas petrolíferas.
    O melhor domingo para ti e para os teus.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Caro Chassot,

    já no acender das luzes da cidade, consigo chegar diante do computador. Estou em Brasília onde vim fazer uma visita ao meu amigo Leonardo Araújo, aquele que nos presenteou com uma cópia do TCC sobre a Seleções do Reader's Digest. Também vim acompanhar parte do 19º Concílio Geral da Igreja Metodista (reúne-se a cada 4 anos) que acontece aqui em Brasília.

    Muito emocionante o vídeo que trazes neste domingo. A gente reclama de tanta coisa, não?

    Um abraço,

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Meu caríssimo Garin,
    obrigado por mesmo envolto em ações conciliares achares tempo para este blogue. Diz ao Leonardo que me encantou seu estudo. Há que convir que temos muitas dissertações de Mestrado que não tem o estofo e a densidade empírica deste TCC, que pretendo te devolver na tarde de terça-feira.
    Se tiveres tempo entre teus misteres religiosos visita –- se ainda não conheces – o templo da LBV. O conheci há um ano e fiquei vivamente impactado.
    O vídeo é para aprender a não sermos reclamões.
    Uma boa estada na Capital da Esperança (e da ilha da fantasia, especialmente quando se vê o fausto dos prédios públicos)
    Com amizade
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. PAULO MARCELO escreveu desde ISTAMBUL~
    Merhaba, Chassot!

    Lembro muito de você em Istambul, pelo que já conversamos sobre a cidade e pelo mesmo amor à cultura que nutrimos.
    Istambul é magnífica! Estou deslumbrado com o Serralho e tudo mais. Amanhã pela manhã voltarei ao Grande Bazar e à tarde farei a travessia do Bósforo. Pisarei em solo asiático pela primeira vez, quando até então só tive um deslumbramento do lado europeu.
    Hoje estive pela terceira vez em Sultanameth, visitando o Bazar da Cavalaria e o Hipódromo. Vivencio a história vislumbrando os locais. No Hipódromo, diante da coluna egípcia, senti o horror do massacre da revolta de Niko, quando 30.000 pessoas foram ali cercadas e executadas por ordem do imperador.
    Ainda não visitei o interior das grandes mesquitas, mas o farei sem falta.
    É difícil não se deixar levar pelas emoções em uma cidade que já foi governada por otomanos, cristãos romanos e bizantinos, e até por mongóis. Cada pedaço de Istambul guarda muito de história e sinto isso na pele, vivenciando detalhadamente o tanto que ali se passou.
    É madrugada em Istambul. Logo inciam-se as chamadas do menarim para as orações na mesquita do Mérter, que fica próxima ao hotel.
    Sabes que comprei um livro de química em turco? Impressionado como livros são baratos aqui. Um dia será assim em nosso amado Brasil?

    Abraços afetuosos,

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  12. Meu querido Paulo Marcelo,
    hoje quando vi que um dos acessos no exterior era da Turquia, inferi que eras tu desde Istambul. Vi fotos que postaste no Picasa de teus orientandos disputando e vencendo o ROBCOP. Isso já era assunto quando estive contigo no Recife em fevereiro. Posso imaginar a tua alegria em ver vitórias de teus pupilos.
    Vibro quanto um polímata como ti possa estar aproveitando Istambul, talvez a cidade mais fantástica do mundo. Eu a curti muito. O grande Bazaar é o máximo. Poderia ficar horas ali. Curto mercados.
    A travessia do Bósforo tem a emoção histórica de nos levar a Ásia. É emocionante, para nós que sempre fomos eurocêntricos.
    Foi nela que comprei um alcorão manuscrito de 1640. Os antiquários aí são preciosos.
    Desejo que sigas aproveitando e agradeço teu relato na madrugada,
    Com redobrada admiração e feliz por entrar de carona nas tuas emoções.
    attico chassot

    ResponderExcluir