TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 1 de julho de 2011

01.- Inaugurando JULHO

Ano 5

Niterói

Edição 1793

Inauguramos um novo mês e novo semestre. A clássica constatação ‘tempus fugit’

não a retomo, uma vez mais, para não parecer redundante. Começamos um mês que se diz atípico em sua edição de 2011, por suas cinco tríades – SEX+SAB+DOM – que evocam lazer. Se diz que isso é inusitado que ocorrerá de novo daqui a 823 anos; Aliás, este sétimo mês – havia um tempo – era gostosamente esperado: as férias de julho. No Hemisfério Norte, junto com agosto, é o período de férias. Agora temos um recesso de aulas, mas temos densas avaliações, que exigem para sua apropriação dominarmos ‘software’ que para ser usados com competência, requerem cursos que chegam lembrar as aulas de cálculo.

Esta edição é postada desde Niterói, outra cidade que se insere como mais um local, na listagem de edições deste blogue. Neste julho, provavelmente, este blogue será postado de pelo menos cinco cidades europeias das quais três inéditas para mim. Já, aqui e agora, pré-anuncio sumarentos ‘diários de um viajor’.

Como anunciei ontem vim à antiga capital do Estado do Rio de Janeiro (quando o município do Rio de Janeiro constituía o Estado da Guanabara, que existiu de 1960-1975, em sucessão do então Distrito Federal). Era aguardado no Galeão (ou melhor: no aeroporto Maestro Antonio Carlos Jobim) pela Profa. Dra. Maura Ventura Chinelli, uma colega de Química que é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Mais uma vez me encantei na travessia dos quase 15 quilômetros da ponte Rio-Niterói. Lembro de reportagens do início simbólico das obras em 1968, com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II.

À noite proferi a palestra “Das disciplinas à indisciplina: caminho ao inverso para a leitura do ‘mundo real’”. Na solenidade de abertura no VII Seminário de Práticas Discentes, Pesquisa e Extensão na Formação do Professor onde se inaugurou a segunda fase do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - da UFF, para 12 Licenciaturas diferentes. A atividade foi no auditório da Faculdade de Educação da UFF. Foram quase duas horas de fala para cerca de uma centena de diferentes estratos acadêmicos, alunos de licenciaturas envolvidos em estágios, professores de escolas que recebem os estagiários e pesquisadores em Educação cientifica. Foi muito bom reencontrar parceiros de outras jornadas. A Deia (autora das fotos) Josemar, Schmidt, Jairo. Ao final recebi demonstrações de carinho e autografei muitos dos meus livros.

Jantei em um restaurante com comidas típicas mineira em companhia mineira em companhia da Maura, Sueli – que me trouxe um livro enviado por seu esposo e querido amigo Renato Oliveira – e Jairo. Comi algumas iguarias bastante exóticas: sarapatel, angu, feijão tropeiro, rabada, língua, carne, seca desfiada. Ao encerramento ainda tive a alegria de encontrar a Sandra, que com o Jairo me trouxe ao hotel, já quase meia noite.

Pareceu-me oportuno nesta inauguração de novo mês, no qual no dia 30 este blogue completa seis anos de ininterruptas postagens diárias, olhar algo acerca das trinta postagens juninas, especialmente acerca da repercussão das mesmas traduzidas pelos comentários dos leitores, que além da frequência é um indicador quase exclusivo. A frequência manteve a média dos meses anteriores: cerca de 120 acessos diários, dos quais cerca de 10% são do exterior, destes a liderança está com Portugal (cujo registro total contém um erro que não consigo reparar) e Estados Unidos.

Os assuntos juninos foram muito variados: o ‘livro que ensina errado’ que já fora assunto em maio, teve edições (dias: 03 e 09) e ainda comentários trazidos sobre o assunto de minhas aulas de Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa. Educação como mercadoria, também apareceu em duas edições (02 e 10). Duas edições trouxeram assuntos que merecem ampliações: ¿O que é tanatologia? (dia 06) e ¿Religiões (des)ajudam? (dia 07).

Na esteira de comemorações, neste junho houve uma edição especial acerca do dia

do meio ambiente (05) dos namorados (12) e dia do Químico (18) e mais de uma vez destaque a 2011-Ano Internacional da Química. Marie Curie foi a estrela do mês. Nesta mesma dimensão, a homenagem prestada a Liba Knijnik teve uma edição muito especial. Uma edição me frustrou pela não repercussão do meu investimento: as cinzas vulcânicas (dia 14) e aquela que mais me gratificou: “as manhas da escrita” (dia 17), tida por alguém como um texto antológico.

Quanto ao número de comentários, neste mês de junho eles foram pródigos: aproximadamente 300 (como estão computados minhas respostas, a quase todos) temos em média 5 comentários externos a cada dia. Significativamente os dois comentários acerca da Bíblia tiveram o menor número de comentários externos: Rei James: dois e edições vernaculares: apenas um; mas o Lésbicas de Cristo, teve seis externos. O que mereceu mais comentários foi a blogada sobre Marie Curie, do último sábado: 12 externos e o mais polêmico foi: ¿E as nossas aulas de Ciência? que teve 8 externos, mas bem mais extensos e opiniático que os demais. Outro muito comentado foi o artigo de Leonardo Boff sobre DSK (dia 16) com 8 externos.

Em termos de comentários sou especialmente grato aos meus colegas blogueiros Norberto Garin, presente nas 30 edições juninas e a Jair Lopes, com 29 comentários. Este teve razão de não querer comentar dois blogues bíblicos seguidos, Razão tem ele. Aliás, não gostaria de levar a pecha de ‘igrejeiro’ por ter feito uma blogada sobre santo Antônio, traduções da bíblica e pastoras lésbicas. Defendo a tese que não se pode conhecer a História da Ciência sem conhecer a História das religiões.

É preciso dizer que os comentários, ao lado de se constituir um retorno acerca do que escrevemos, saciam uma constante interrogação: ¿Quem são os meus leitores? Por exemplo, há continuados acessos da Islândia dos quais não tenho ideia que possa ser. Ho mesmo poderia dizer acerca de cidades brasileiras, estadunidenses ou portuguesas.

Foi bom, na pré-comemoração dos seis anos trazer algo da ‘cozinha’ deste blogue. Sonhadoramente espero que com isso tenha animado algum leitor ‘oculto’ a postar algum comentário. Esta aí uma boa dica de presente de aniversário ao blogue.

Esta manhã, retorno ao Rio de Janeiro às 7 horas (há que se precaver com possível engarrafamento na ponte). Às 10 horas voo para Porto Alegre. Chego a tempo de ter meu almoço das sextas-feiras com meu trio ABC. Ainda um convite: amanhã uma dica de leitura desde a Morada dos Afagos. Lemo-nos, então.

9 comentários:

  1. Caro Chassot,

    é muito significativa o teu início de comemoração pelos seis anos do "Blog do Mestre Chassot". Da mesma forma é importante esse levantamento mensal que fazes hoje e muito obrigado pelo destaque aos meus comentários.
    Desde já inauguro os meus cumprimentos pelo sexto aniversário. Teu blog sempre traz novidades e sobre assuntos variados que instigam a curiosidade e a reflexão.
    Percebo que também tens curiosidade para saber quem te lê diariamente, dos mais distantes lugares. Essa é a angustia perene de todo o comunicador.

    Bom retorno, a essa hora deves estar sobre a ponte.

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu estimado colega Garin,
    primeiro o agradecimento por sermos parceiros em nossos blogares. Tu como homem de púlpito sabes o que é importante o retorno de nossas comunicares. Recordo que uma vez – já quase meio século – professor recém iniciado, me envolvi em campanha política de um deputado. Entusiasmava em comícios que aconteciam em bailes na região colonial. E, então, fui fazer a mesma fala em uma emissora de rádio. Tremenda decepção. Não sabia para quem falava.
    Estou quase deixando o hotel rumo à ponte.
    Uma boa estreia dos dias julinos,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Os cinco anos de teu blogue atestam aquilo que nós, leitores, já sabemos há muito: tuas blogadas nos trazem conteúdo e matéria para pensar, tudo que leitores conscientes querem. Parabéns pelos cinco anos e por tua excelente forma ao conseguir produzir textos diariamente, coisa que não consigo. Este ano programei 150 textos em meu blogue e, ao fechar o semestre, publiquei o 75º, estou contente com isso. Abraços fraternos, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Caro Prof. Chassot,
    Parabenizo antecipadamente e desejo vida longa ao seu blog, que promove diariamente tantas reflexões e aprendizados a todos nós. Além de ser um espaço democrático que nos inspira a também se expressar por intermédio dessas novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Jair,
    muito generosa tua avaliação de meu blogue. Posso dizer o mesmo acerca do teu ‘Blog que pensa’ www.jairclopes.blogspot.com que para mim lembra sempre aquelas caixas de surpresas que encontrávamos nos anuários. A edição número 74/2011 onde embaralhas letras e número está supimpa.
    Com agradecimentos e admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Muito apreciado colega Sergio,
    obrigado pela valorização que dás a meu blogue. Eu neste junho, que conheci teu blogue – http://shleal.blogspot.com/ – tenho aprendido muito ali. De vez em vez estou no teu Piauí; Encantou-me a possibilidade de fazer inserção de slides, que em uma edição passada apresentavas.
    Não sei ainda fazer isso.
    É muito bom ter no teu blogue uma parceria no fazer alfabetização científica.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. olá professor..há alguns dias descobri seu blog quando pesquisava sobre marie curie e me encantei..quando vi seu nome lembrei-me de que já li um texto escrito por você...
    lendo seus posts antigos achei esse e nao posso negar que me arrependi de ter dado um tempo na faculdade,estar longe e não poder ver sua palestra na UFF...Deve ter sido ótima..
    a professora maura e deia são simplesmente maravilhosas, tive o prazer de ser aluna das duas...eu estudava química, fazia licenciatura,.
    achei bem interessante a foto com os dizeres sobre engenharia...conheço muitas pessoas que costumam achar que só estou fazendo licenciatura porque não passei para engenharia e sou frustrada...hehehe...puro engano...
    Eu acho muito importante o PIBID pois acho que o que ele agrega para os bolsistas e alunos da escolas não tem preço.
    parabéns pelo blog...abraços

    ResponderExcluir
  9. Estimada Emilyn,
    obrigado por tua estada aqui. Lamentavelmente não deixaste teu endereço e então não tenho como te responder.
    Tomo a liberdade de mandar cópia a professora Maura, que carinhosamente até para que ela, enquanto coordenadora do PIBID, conheça teu comentário tão positivo acerca do mesmo. Talvez ela possa chegar até ti esta resposta.
    Devo dizer que foi uma pena não poderes ter estado na memorável noite do dia 30 na UFF. Para mim foram momentos muito importantes.
    Espero, de vez em vez, ter tua presença aqui.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir