TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 12 de junho de 2011

12.- Num domingo para namorar

Ano 5

Porto Alegre

Edição 1774

Hoje é dia dos namorados. Segundo rezam os comerciais (este é o terceiro dia em termos de movimentação do comércio só perdendo para o Natal e o Dias das Mães) os casados vivem hoje ressaibos de eternidade, pois se diz, para amealhar mais consumidores que os casados são ‘eternos namorados’.

Pensei em falar de Santo Antônio – cuja festa é amanhã e entre nós é alternativa a São Valentim, que marca na celebração de sua data – 14 de fevereiro – o dia dos namorados na Europa, nos Estados Unidos e outros países. Mas preferi trazer um namoro muito real. Este colhi em http://g1.globo.com/dia-dos-namorados/2011/noticia/2011/06 Também neste endereço se pode encontrar a história mais completa e um vídeo com os personagens.

A blogada dominical se completa com dois relatos imagéticos. Um ainda relativa a edição de ontem e outro da sabatina junina na Morada dos Afagos.

Assim primeiro uma nada trivial narrativa de um dia dos namorados.

Junto há mais de 80 anos, casal diz que 'todo dia é Dia dos Namorados' Costureira de 102 anos e aposentado de 106 namoraram por quatro meses. Casal, que mora em Guarulhos (SP), tem 53 netos, bisnetos e tataranetos. Para a costureira Otacília Gomes de Oliveira, de 102 anos, casada há 82 com o lavrador aposentado José Francisco dos Santos, de 106, "todo dia é Dia dos Namorados". Por isso, ela não programa nenhuma comemoração especial neste dia 12. Diz apenas que espera passar mais uma data especial ao lado "do amor de sua vida" e a família, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Casal na cozinha da casa onde mora. (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Otacília afirma com convicção que José Francisco nasceu para ser seu companheiro. “Eu vi ele com a roupa que depois usou no dia em que me conheceu pessoalmente”, conta. Na vida real, o encontro ocorrido no interior de Alagoas há mais de 83 anos foi tão marcante que desde então ela não desgruda do amado.

O amor duradouro e a saúde física e mental se devem, na opinião de José Francisco, a bons hábitos e ao respeito mútuo. “Nunca fumamos nem bebemos. E a gente nunca teve ciúmes um do outro.” Segundo o eletricista Antônio José dos Santos, de 61 anos, o filho mais novo entre os homens, os pais colhem o amor e o carinho deram durante a vida. “Acho que o que ajuda os dois a estarem tão bem é o amor dos filhos, o carinho que damos a eles”, diz. Segundo ele, o namoro ainda é "à moda antiga". "Os dois ficam sentadinhos, um do lado do outro."

A seguir trago duas fotos do que narrou a edição de ontem. A homenagem prestada a Liba Knijnik pela associação de Ex-alunas do Instituto de Educação. As imagens são de Léo Platcheck registro profissional 6142 MT. Ele e a Alegria Steinbruch recebem meus agradecimentos por poder fazer publicação.


Neste sábado, na Morada dos Afagos, tivemos o nosso curtido encontros dos filhos e filhas, noras e genros e nossos quatro netos, duas netas e uma promessa que ainda se faz surpresa. Foram algumas horas de gostosa confraternização. A Gelsa e eu tivemos nossas ações de anfitriões facilitadas graças a inestimável colaboração da D. Eunice. Com algumas fotos junto os votos de um muito bom domingo a cada uma e cada um.


6 comentários:

  1. Caro Chassot,

    o Dia dos Namorados é um belo motivo para refletirmos sobre a maneira como se constroem longas convivências e como algumas convivências são tão efêmeras. Tenho para mim, que os motivos e as maneiras como cada namoro/casamento é construído, seguem modelos próprios e, como consequência, podem ser longos ou breves. Qualquer tentativa de apresentar caminhos para a durabilidade é inócuo e desperdício de tempo. No amor, o caminho se faz no caminhar (como de resto na vida), e por isso os modelos são sempre inadequados para novas experiências.

    Bom Dia dos Namorados para ti e Gelsa.

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Professor!
    =]
    As fotos me deixaram uma nostalgia reversa, hehehe!
    Ja sentiu saudade daquilo ainda nao vivido?!
    Pode parecer estranho, mas vivendo todas as alegrias e dificuldades de ser mae, ja sonho em ser avo!
    rsssss!
    Fazer o que!
    Minha família é meu tudo!
    =]
    Um doce e abençoado domingo ao senhor e aos seus!

    ResponderExcluir
  3. Caro chassot,
    Tua dupla homenagem, ao dia dos namorados e a querida sogra Liba, acrescentaram valor a este dia. Hoje brindei minha namorada há mais de 35 anos com flores, um frasco de perfume e fomos almoçar num lugar especial, sinto que fiz a coisa certa. Abraços fraternos e parabéns pela blogada, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado colega Garin,
    mesmo sabendo das marcas comerciais que ferreteiam celebrações como as de hoje, é bom sermos chamados a acarinhamentos.
    Que este saldo de ‘dias dos namorados’ seja curtido com a Ana.
    Obrigado pelos cumprimentos a Gelsa e a mim,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Querida Thaiza,
    achei lindo a metáfora da nostalgia reversa.
    O avonado eh uma curtição, mas as alegrias da maternidade devem ser insuperáveis.
    Um bom saldo de dia dos namorados para ti e para teu esposo.
    Com admiração,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Muito caro Jair,
    linda e poética homenagem que fazes a tua neo-60tinha.
    Ter mais de 35 anos de vida compartilhada eh feito digno de uma celebração.
    A Gelsa amou a Catleia perfumada que lhe presentei no nosso 24º dia dos namorados.
    Com agradecimentos por tua presença aqui
    attico chassot

    ResponderExcluir