TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

23- Um relógio quase fantasmagórico

Porto Alegre * Ano 5 # 1665

Uma primeira referência às aulas de estreia de Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa na noite de ontem. Estava quase tão nervoso com quando em 13 de março de 1961 – então ninguém das duas dezenas de alunas e alunos dos cursos de Educação Física e de Filosofia, mesmo que sejam homens e mulheres do século passado havia nascido – dei a minha primeira aula. Viajamos em várias dimensões da linguagem como entendimento e condição de possibilidade da experiência educativa.

Não foi sem razão que a Gabriela lembrou que nosso primeiro encontro lhe remetia para Nós que aqui estamos por vós esperamos, um excelente filme que faz uma muito interessante mirada panorâmica no século 20, a partir de recortes biográficos reais e ficcionais, preocupando-se não apenas com os grandes personagens, mas também com significativas presenças de homens e mulheres anônimos. A maior parte da película é formada por imagens de arquivo, filmes antigos e reportagens de televisão. O título foi tomado de uma frase do portal de um humilde cemitério rural, evoca também a mesma frase, bastante impactante que vi em uma capela em Évora, Portugal, cujas paredes são todas revestidas de caveiras e outros ossos que se diz pertencentes aos religiosos que fizeram parte da comunidade e que lembram aos atuais vivos a sua companhia futura. Proximamente, pretendo trazer mais deste filme.

Valeu ter vivido mais esta estreia. Já prelibo o reencontro com o grupo na próxima terça-feira.

Esta semana – em função da reversão do horário de verão –, relógios foram mais de uma vez aqui comentados. As ilustrações de Salvador Davi que elegi podem ter parecido surrealistas. Mas hoje, a blogada se fará pela remessa de minhas leitoras e meus leitores a algo mirabolante. O endereço abaixo, que me foi atenciosamente remetido por Jose Carlos H Ferreira, que foi meu aluno na Universidade do Adulto Maior, dará margem há mirabolantes reflexões. Confesso que nunca havia visto algo tão espetacular em termos de informações em tempo real. www.poodwaddle.com/clocks2pw.htm Não percam! Para mim é uma das sete maravilhas da internet.

Esta quarta-feira, que imagino marcada pelo impacto dos dados obtidos pelo relógio quase fantasmagórico, terminará para mim em Blumenau. Quase 18h devo deixar Porto Alegre, para uma hora depois estar em Navegantes-SC, para então, por via rodoviária, fazer cerca de 60 km pelo vale do Itajaí e chegar ao meu destino, onde amanhã tenho atividades nos três turnos. A melhor quarta-feira a cada uma e cada um.

29 comentários:

  1. Ola profº ,recebi a indicação do blog pela sua nora a Carla, uma pessoa muito especial. Dei uma espiada e fiquei encantada , lhe parabenizo por estar na educação a tanto tempo e continuar apaixonado.Que essa nova turma lhe traga muitas alegrias. Fraterno abraço

    ResponderExcluir
  2. Estimada Daniele
    ~~como não tenho teu endereço, a resposta vai para nossa querida Carla, com pedido que ela te repasse ~~
    obrigado por tua primeira chegada a este blogue. Agradeço também tua avaliação a este artefato cultural.
    Estou encantado com esta nova turma,
    Uma muito boa quarta feira que tem este relógio fantástico que é central na edição de hoje.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Realmente impressionante, tou verde mestre a velocidade com que pessoas morrem é assim, estarrecedor, assim como os pontos de internet que nos ligam mundo a fora! Ainda não é oito da manhã e mais de 51 mil pessoas morreram e 121 mil nasceram e já existem mais de um milhão de pontos de acesso a internet ligados... É um relógio quase mistico mesmo, admiravel mundo novo que contém coisas assim \o/ As vezes tenho arrepios na espinha quando vejo coisa assim lembro logo de Aldous Huxley, George Orwell e das professiais biblicas... Mestre, estamos no começo ou no fim dos tempos??? Sempre me questiono isso!

    Cheros e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo prof. Chassot:

    Já estou em Belém e já acessei o inacreditável relógio virtual que você descobriu. É um deslumbramento só. Grato pela descoberta.

    Grande abraço,

    José Carneiro

    ResponderExcluir
  5. Amável Pandora e estimado José,
    uma e outro têm motivos para se maravilhar com este relógio.
    Quedo-me estupefato ao ver as (in)críveis informações que ele nos enseja. Se internet me encanta, mais me entusiasma a inteligência de humanos que produzem artefatos culturais/tecnológicos como este.
    Agradecido pelos comentários,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente "fantasmagórico", boa dica, e como sempre ótima blogada! Boa viagem professor!
    Grande abraço!

    César Godoy Soares
    Terapeuta Ocupacional
    Mestrando em Reabilitação e Inclusão

    ResponderExcluir
  7. Meu querido prof. Attico,
    muito bom seus comentários sobre a aula de ontem para os cursos de Educação Física e Filosofia do IPA, RS.
    O blog está cada vez melhor, com forte presença internacional. Parabéns. Sou um dos seus leitores.
    Um forte abraço,
    José Luis

    Coordenador dos Cursos de Filosofia

    ResponderExcluir
  8. FASCINANTE, Professor!
    Fiquei impressionada com o relógio também e, como o senhor mesmo disse, com a inteligência e capacidade de quem cria um artefato destes!
    É de deixar de queixo caído!
    =]
    Perdão pelo sumiço, estamos saindo de uma virose que estava circulando aqui em casa há uns 20 dias já...alternando as 'vítimas'...fazer o que!
    Uma quarta abençoada ao senhor e aos seus!
    Um mol de abraços!
    ^^!

    ResponderExcluir
  9. Este relógio chega a dar medo! Os números "correndo" sem parar... São tantas informações sendo processadas ao mesmo tempo que não consigo acompanhar uma por vez, os olhos correm de um lado ao outro! Muito interessante! Obrigada pelo convite.
    Abraços e boa viagem!

    ResponderExcluir
  10. Estimado professor Chassot,
    Sou leitor assíduo do blog, mas anterior a isso, apreciador de seus trabalhos. Inclusive foi em meio a uma releitura de “Sete Escritos sobre Educação e Ciência” que me ocorreu de mais uma vez passar por aqui. Apesar de acompanhar o bolg a tempos, estréio hoje a participação nos comentários. Aceitei a tua indicação e surpreendi com a velocidade dos acontecimentos, mas um registro em especial me chamou a atenção. Às 11h30 o relógio marcava 2719 casos de dengue. Acho que estamos vivendo um período um pouco mais crítico que o registrado ali. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, somente nas últimas sete semanas foram confirmados 1383 casos aqui neste estado.
    Isto posto me despeço desejando-lhe uma boa quarta-feira e um cordial abraço.
    Fernando

    ResponderExcluir
  11. Es cierto Attico! Es increíble!! Gracias por el envío!

    Un fuerte abrazo,

    Enrique, desde Buenos Aires

    ResponderExcluir
  12. Meus caros amigos César e José Luís,
    obrigado pelas apreciações ao blogue.
    Sou honrado em tê-los como leitores,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Muito queridas Anna Thaiza,
    realmente é fantástico o que nos revela esse mirabolante relógio
    Com orgulho de tê-las como leitoras tão queridas e muita saúde a uma e outra,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  14. Estimado colega Fernando,
    obrigado por teu comentário. Obrigado por tua estreia aqui como um comentário.
    A situação que trazes é um exemplo do quanto provavelmente o relógio que assusta possa ter alguns desvios.
    Orgulhoso de tê-lo como leitor
    attico chassot

    ResponderExcluir
  15. Uau. Este relógio correndo e à nossa volta parece que nada acontece.

    Este reloginho deve ter acelerado os acessos ao blogue também, heim? e o número de comentários! 12ª, se alguém não estiver postando comigo agoraaa

    ResponderExcluir
  16. Muy querido amigo Enrique,
    agrádame que tengas apreciado el reloj que marcas cosas fabulosas y cuasi increíbles
    La estima y admiración do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  17. Querido Profesor Chassot,
    Ciertamente, como comenta Pandora, este reloj da la hora de "Tiempos Nuevos" donde el acceso a una vasta información es una de sus marcas. ¡Éxitos en su nuevo año lectivo!!

    ResponderExcluir
  18. Estimadas Marília e Matilde,
    ~~ com cópia para Pandora, por citação ~~
    realmente ficar na contemplação de alguns números é estonteante,
    agradeço os comentários e o privilégio de tê-las como leitoras,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  19. Que saudades do senhor!! O horario de verão valia ai para o sul tbm? Graças a Deus esse horario passou.. ver o sol uma hora a mais durante o dia é pra matar qualquer vampiro ahahahahah xiuuu, nao espalha. Deixo meu fortissimo abraço viu? Ando sumida pq mudei de emprego etc.. e lá é muito corrido. Fica bem. Gabi

    ResponderExcluir
  20. Muito querida Gabriella,
    uma boa filha a casa volta.
    Obrigado por tão vampírico retorno e sucesso nos novos misteres/mistérios/monastérios;
    Afagos com saudades
    attico chassot

    ResponderExcluir
  21. Prof. Attico Chassot

    Lembro das primeiras aulas que tive com o senhor no IPA, foram e são para mim, inspiração de como um professor pode ser diferente e brilhante.
    Ainda, hoje (23/02/2011) estava lendo um artigo de uma amiga (Iara Maria Costa Pacheco, hoje professora Iara Pacheco de Educação Ambiental de Esteio) que se formou na ULBRA em 2010 em Pedagogia, que citou em seu artigo de conclusão varias da suas falas de seus livros, ou seja vira e mexe estou as voltas com meu amado mestre Chassot, e lembro da fala do Gladiador Maximus no inicio do filme "O GLADIADOR): "Irmãos O que fazemos na vida ecoa na eternidade", isto é o que penso respeito de seu trabalho como educador.

    Forte Abraço
    Adão Rogerio (Filosofia do IPA) e esposa MARCIA.

    ResponderExcluir
  22. Muito queridos Adão e Márcia,
    escrevo emocionado pela mensagem de vocês a bordo do ônibus que translada de Navegantes a Blumenau Não tinha o endereço neste micro mas achei em antiga mensagem da Janice. Obrigado pelas palavras carinhosas.
    Ontem a dar aulas para alunos da Filosofia lembrei muito de tua turma.
    Saudades e um afago nos dois

    attico chassot

    ResponderExcluir
  23. Amigo Chassot,

    não sei se chegastes a verificar a existência de outros relógios em paralelo, no mesmo site. Um que desperta a atenção é o chamado "Relógio da Terra" (http://www.poodwaddle.com/clocks/earthclock/), que apresenta dados que nos perimtem refletir sobre o impacto que causamos ao planeta.

    Outra espécie de gráfico em tempo real é o demonstrado em http://www.breathingearth.net/ (dica: passe o mouse sobre o Brasil ou outro país).

    Abraços,

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  24. Muito atencioso Paulo Marcelo,
    agora já em transito em ônibus entre Blumenau e Navegantes, para então retornar a Porto Alegre, agradeço tuas dicas acerca do relógio.
    Estou encantado com as possibilidades. Vou atrás da outra dica.
    Com agradecimentos
    attico chassot

    ResponderExcluir
  25. OLá professor Chassot, sou acadêmico e aluno do senhor no IPA, achei fantástico esse relógio que processa os números mundiais com exatidão. O senhor sabe me dizer qual a fonte do mesmo? Desde de já obrigado e até breve.

    ResponderExcluir
  26. Prezado Acadêmico,
    como não te identificaste nem colocaste teu endereço, tomo a liberdade de responder para o correio da turma: ao final da página há mais de uma dezena fontes (sources) que alimentam o relógio. Elas garante m a idoneidade do artefato.
    Com disponibilidade
    attico chassot

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigado pela resposta referente a fonte do relógio professor Chassot. Não me identifiquei pelo fato de ser praticamente a primeira vez que acesso um blog...
    Grande abraço.
    Att.: Bruno Amaral, acadêmico de Ed. Física

    ResponderExcluir
  28. Caro Chassot,
    Há muito sou aficcionado em tudo que diz respeito ao tempo, até coleciono relógios, tenho mais de duzentos. Bem, já que p assunto é relógio, resgatei um techo de texto emu sobre uma curiosidade: "É irônico que marquemos o tempo com precisão cada vez mais acurada e, ainda assim, não prestemos atenção à vasta extensão de tempo que se estende à nossa frente. Para enfatizar esse despropósito de tempo que fluirá depois que nossa civilização se for, Danny Hills está construindo um relógio que marcará o tempo com perfeição durante cem mil anos. O seu “Clock of the Long Now” é um marcador de tempo para a falta de pensamento de longo prazo da nossa cultura. O relógio tiquetaqueará uma vez por ano, soará o gongo a cada século e o cuco sairá a cada milênio. Esse relógio reúne a melhor tecnologia digital e mecânica e terá uma precisão quase absoluta; continuará marcando o tempo muito depois de seu criador e todos nós termos morrido, é um relógio definitivo. Para muitas pessoas parece estranho que um mecanismo marque um tempo que temos dificuldade de assimilar: um tempo extremo.
    Contudo, o que ressalta dessas vãs tentativas de controlar o tempo, é nossa submissão à sua transcendência, ele de nós não depende e a nós nada deve, estejamos ou não na face deste planeta azul; o tempo não espera e não apressa, não divide nem soma, não vive nem padece, a despeito de tudo ele simplesmente" É. JAIR, Floripa, 24/01/10.

    ResponderExcluir
  29. Meu caro amigo Jair,
    há algo que merece destaque no teu texto: “o tempo não espera e não apressa, não divide nem soma, não vive, nem padece e a despeito de tudo ele simplesmente é!” Há aí um denso filosofar. Vou repetir isso na blogada de sábado, quando do ocaso do primeiro terço deste ano que não muito era o ano novo de 2011.

    Obrigado por essa parceria intelectual
    attico chassot

    ResponderExcluir