TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

03.- Inaugurando uma novena de viajor

Nova York 1 Thursday * Ano 5 # 1645

Como anunciei ontem, nestes próximos dias este blogue se transmuta no ‘diário de um viajor’. Pretendo contar aqui, a cada dia, um pouco da experiência que a Gelsa e eu vamos bisar do que fizemos no recesso natalino de 2005: a vivência, como turistas em férias em Nova York. Este primeiro dia será de alguns fragmentos escrito em tempos diferentes,

02FEV2002 21:12 Aeroporto do Galeão Rio de Janeiro. Deixamos Porto Alegre pontualmente no horário aprazado: 15h50min com nossas malas já despachadas até o destino final: Nova York. Após I,5 hora estávamos no aeroporto Maestro Antonio Carlos Jobim. Aqui primeiro, mesmo que nosso voo seja às 23h30min, ao chegar, aguardamos a abertura do check-in, onde fomos inquirido sobre o conteúdo da bagagem despachada em Porto Alegre e alertados que a mesma seria escaneada com raios-X e submetida ao farejar de cães.

Depois por quase três ficamos na sala VIP Centurion, graças o cartão platinum da Gelsa. Respondi, com o 3G, algumas mensagens no blogue. O ambiente com crianças excitadas por viagens não era muito tranquilo. Viemos com antecipação para as sala de embarque, cumprindo as formalidades de inspeção de bagagem de mão e de policia federal. Faço, no aguardo do embarque este registro.

Vale referir que fazer a conexão no Rio de Janeiro ao invés de São Paulo parece ter significativas vantagens, pois o movimento é muito menor. Aqui não há as longas filas usuais em Guarulhos.

02FEV2002 23:03 Já acomodado, ou quase imprensado em uma poltrona de um muito usado Boeing 367-300, onde sei que deverei ficar sentado cerca de 11 horas. Mesmo que a companhia aérea estadunidense seja das mais importantes devo registrar que as amenidades (luz de leitura, som, imagem...) são precárias. Tudo parece velho.

03FEV2002 06:06 RIO/ 03:06 NYC (O registro dos dois horários define a situação que dos próximos dias: três horas menos do horário de Brasília) Voamos a altitude de 10.367 metros a velocidade de 832 km/h, a temperatura externa é -46ºC e estamos sobre o mar do Caribe. Há um importante registro de bordo. Gestões das gélsicas permitiram, que cada um de nós tivéssemos três poltronas conjuntas. Isto possibilitou dormidas na horizontal que foram reparadoras. Também esse apossamento de espaços ensejou que possa usar com um pouco mais de adequação o notebook para fazer estes registros. Aproveite essa acessibilidade e inclusive preenchi um formulário para a que a FURB possa adquirir passagens para estar em Blumenau dia 24 para uma defesa de mestrado e duas palestras.

A janta – acompanhou ao que se disse acerca das amenidades – fez nos saudosos da Varig, quando se tinha champanhe e uma carta de vinhos. Aqui o vinho tem uma taxa de 7 dólares e até os fones de ouvido tem uma taxa de 2 dólares.

03FEV2002 12:10 BSB 09:10 NYC Era 6h10 minutos quando pousamos no aeroporto John F. Kennedy. A viagem, depois do registro anterior foi tranquila. O café oferecido ao final, não merece adjetivação. 65 minutos após pousar deixávamos o aeroporto. Nesse tempo houve o moroso desembarque, a imigração, que exigiu impressões digitais eletrônicas dos 10 dedos e recuperação da bagagem. Enfim tudo muito no esperado, sem qualquer transtorno. A temperatura era de -2ºC. Havia muita neve dos últimos dias, mas a manhã começava ensolarada.

Tomamos um taxi e era 8h quando chegávamos à região central e nos instalamos em um hotel em Murray. Agora, já temos uma agenda para este primeiro dia, mas sobre ele faço um relato na edição de amanhã.

Agradeço a companhia e temos um novo encontro em outro momento. Até então.

2 comentários:

  1. Chassot,

    acho que antigamente, quando se usavam galeões e caravelas, viajava-se com mais facilidade e conforto... Mal posso esperar pelos teus relatos das tuas aventuras em NYC.
    Abraços,
    Guy.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia mestre!

    e nós, leitores, sempre viajando na carona do seu blogue, legal. Uma curiosidade: o senhor, além do blogue, faz registros em alguma espécie de diário?

    mais uma vez, estou indo passear no mato, rsrsr, então, até segunda!

    ResponderExcluir