TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 7 de novembro de 2010

07.- Uma cantata em três movimentos

Porto Alegre Ano 5 # 1557

Esta primeira blogada dominical de novembro, que inaugura o ano 71, é tecida em três movimentos. O primeiro faz hosanas à celebração do batizado do Felipe. No segundo, um registro agradecido de ontem. No terceiro, musicaliza uma contextualização local.

Esta manhã, nos congregaremos no santuário de Nossa Senhora Mãe de Deus – a padroeira de Porto Alegre – no alto do Morro da Glória. Será a primeira vez que vou ao local, um dos atrativos turísticos da cidade, com uma excelente vista para a zona sul de Porto Alegre e para o Guaíba. É muito próximo da Aldeia Sarmana onde morei de 1977 a 1986. Sua construção é posterior a este período.

Hoje será o batizado do Felipe, nosso sexto neto. Em 8 de setembro, dividi aqui com meus leitores o seu nascimento em Estrela, filho de minha filha Ana Lúcia e do Eduardo. Ele veio fazer companhia ao Guilherme, que em 8 de abril fez 6 anos. Estes dois, com a Maria Antônia (1999), Maria Clara (2006), Antônio (2007) e Pedro (2009) nos gratificam com os dulçores do avonado.

Hoje será um momento de confraternização no mais pleno sentido da palavra. Despois da missa, na casa da Dione, mãe de meus filhos, nos reuniremos para festejar o Felipe.

O segundo movimento é um registro de gratidão pelas extensas e amorosas celebrações do dia de ontem. Elas começaram com os acarinhamentos da Gelsa, já na vigília quando me ofereceu um jantar, em um restaurante no centro, depois da 56ª Feira do Livro na noite de sexta-feira e o café cinco estrelas que organizou para iniciar o sábado. Fiquei emocionado com os muitos telefonemas muito queridos, mensagens no telefone celular e por correio eletrônico (só pelo Orkut, deve ter sido quase meia centena, quase todas destacando meu ser Educador) e pelos 12 comentários postado neste blogue. Ante a dificuldade de agradecimento a todos com mensagens pessoais, aqui a expressão de minha reconhecida emoção.

Na tradução de tempos de avanços tecnológicos, entre outras provas de afeição que recebi pelo Skipe, um destaque: meus queridos sobrinhos Bárbara e Rafael, junto com os filhos Pedro e Manoela que moram em Marselha, visíveis por câmara, cantaram parabéns fazendo um tríplex com Curitiba, tendo a minha irmã Tile – mãe da Bárbara que se associou a cantoria. De Paris também recebi carinhos da Júlia e do Benjamim.

Houve ainda dois momentos especiais. Ao meio-dia, com a Gelsa, participei do almoço de confraternização da Universidade do Adulto Maior do Centro Universitário Metodista do IPA. Meus leitores conhecem quanto tenho neste fazer acadêmico, a minha atividade que considero a mais significativa. Ser aplaudido com ‘Parabéns a você’ em duas versões (a tradicional e a gaudéria) por quase uma centena de alunas e alunos da Universidade do Adulto Maior foi algo que determinou lágrimas. Foi muito grato para mim quando mitos manifestaram para Gelsa a satisfação que têm com minhas aulas. Para encerrar à noite tivemos a visita do querido trio Clarissa, Carlos e Maria Clara.

Foi um dia de reconhecidas manifestação de carinho. Refratário a celebrações de aniversários tive um dia de glórias. Foi muito bom.

Por fim o terceiro movimento desta blogada: “Neste domingo, Porto Alegre e, de certa forma, o Sul do Brasil, viverão um momento histórico. Quando o cantor Paul McCartney, 68 anos, entrar no Estádio Beira-Rio para começar o show mais esperado dos últimos tempos, um público formado por gente de várias gerações, mas, certamente, de uma legião de pessoas que eram jovens quando o artista ficou conhecido mundialmente como integrante dos Beatles, a mais cultuada banda de rock de todos os tempos. Santa Catarina estará representada nesta celebração por inúmeros fãs. Misturados à gigante plateia que vai ocupar a arena do Internacional, devem experimentar momentos de emoção explícita, principalmente quando Paul entoar canções que viraram hinos e são ouvidas até hoje” Como escreveu o professor e músico Celso Loureiro Chaves.

L. F. Verissimo fez uma comparação genial: quem vem mesmo contar em Porto Alegre? Os Beatles, isto é um ente que não existe mais. É como se Beethoven viesse aqui tocar.

O dia começa com céu azul na cidade, Há flocos de nuvens vagueando pelos céus. Eles parecem escrever aqueles que são os melhores anelos: um muito bom domingo

8 comentários:

  1. Oi profº. Attico, parabéns pelo aniversário, desejo sinceramente muitas felicidades para o senhor e sua família. Continuo lhe acompanhando quase diariamente.
    Jeferson Carneiro - Bragança/Pará

    ResponderExcluir
  2. Escrevi um comentario ontem e não apareceu! Mas novamente meus cumprimentos pelo aniversário! É muito bom fazer aniversário por varios motivos!
    Com admiração
    Elzira

    ResponderExcluir
  3. Olá professor Chassot!
    Parabéns pelo aniversário!!!! Espero que possas curtir muito este final de semana tão especial junto aos familiares. Também estou à espera do livro.
    Um abraço da sempre leitora
    Ieda

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Jeferson,
    obrigado por teus cumprimentos.
    Fico feliz em ter-te como meu leitor.
    Com estima
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Muito querida Elzira,
    sabe que ontem esperara tua manifestação.
    Todavia, hoje amplias a comemoração.
    Obrigado por tua parceria e um afago do
    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Ieda,
    também estou na torcida por este livro.
    Preciso tempo, apenas.
    Obrigado por tua parceria e um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Parabens Mestre...
    É com muito carinho e admiração,que lhe desejO .
    Um feliz aniversário "ATRASADO"...
    E uma vida ,ainda dê muitos passos...
    Mestre,estava em uma viagem,fui fugir do absurdo de Sp !.
    Hoje estou bem cansada,
    Estou em meu trabalho,mas fiz questão ,de vir lhe parabenizar...
    aaaah!
    Muitos passos na vida ,para o pequeno Felipe "saúde".
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  8. Muito querida BrunA,
    não existe cumprimento de aniversário atrasado. Ao contrario: estes expandem, por mais dias, a celebração.
    Obrigado por teus votos para mim e para o Felipe.
    Um afago carinhoso do


    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.atticochassot.com.br

    ResponderExcluir