TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 28 de junho de 2010

28.- Denis Mukwege: um herói ou um santo do Século 21

Porto Alegre Ano 4 # 1425

Uma segunda feira que não se transveste como um dia plenamente útil (na linguagem da produção – ou, talvez, o sábio deus Mercado conheça melhor essa galinha dos ovos de ouro chamada FIFA) pois hoje joga o Brasil. Sonho que isso interfira minimamente na minha aula de despedida da turma da UAM - Universidade do Adulto Maior. Do semestre 2010/1.

Primeiro um comentário à edição dominical. Alexandre Rezende Teixeira escreveu: “Bom dia Professor! Queria fazer uma pequena correção na blogada de hoje. No mundo do futebol, a seleção estadunidense não é um gigante, mas sim uma média para pequena seleção! Um bom domingo! Alexandre.” Respondi e publiquei como comentário: “Meu caro colega Alexandre, absolutamente correto teu reparo. Meu equivoco foi dizer ‘a toda poderosa seleção estadunidense’ e não ter dito, como era minha intenção: ‘a seleção estadunidense de uma nação toda poderosa’. Muito obrigado por teu oportuno alerta, achassot”. Meu engano foi associar à poderosa pátria do capitalismo apenas feitos exuberantes.

A propósito, trago um comentário acerca da matéria Um país de estupradores? publicada na Folha de S. Paulo de ontem. O texto ostra como a África do Sul reage à epidemia de violência sexual. Colonialismo e apartheid fizeram da África do Sul recordista em crimes sexuais. Após um período de negacionismo oficial e estigmatização, governo e sociedade reagem à epidemia, causada por uma conjunção de fatores sociais, políticos e culturais. A extensa matéria mostra como práticas tribais e ligações com alguns ramos de curandeirismo, conferem um triste recorde ao país da Copa.

Mas o texto traz uma surpresa: "Um relatório publicado pela ONU em 2002, com dados de 50 países, confere à África do Sul o vergonhoso título de campeão mundial de estupros. Logo depois vem Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Suécia".

É preciso cautela ao analisar esse tipo de dado: eles podem significar, por exemplo, que as mulheres desses países se sentem mais à vontade para dar parte na polícia. Os números sul-africanos, no entanto, são eloquentes.

Uma pesquisa patrocinada pelo próprio governo sul-africano mostrou que, em 2007, houve 75,6 estupros por grupo de 100 mil habitantes – cinco vezes o registrado na cidade de São Paulo. Nos 12 meses contados a partir de abril de 2008, foram mais de 70 mil queixas de crimes sexuais, aumento de 10,5% em relação ao período anterior.

Trago, tentativas de reparar desse doloroso quadro africano. Esta é destaque, hoje, em Porto Alegre. Vem ocorrendo, há semanas, a quarta edição do Fronteiras do Pensamento 2010. Essa atividade está adequadamente anunciada no sítio – www.fronteirasdopensamento.com.br –como uma multiplicidade de olhares sobre o século 21. As mudanças tecnológicas, ambientais, culturais e socioeconômicas que estamos vivendo neste início de século acontecem em tamanha velocidade e intensidade que desafiam todos os esforços das ciências, da filosofia e das artes. Algumas perguntas atravessam todas as formas de conhecimento e as diversas instituições, numa época em que a incerteza está muito mais presente que os dogmas e as respostas definitivas. Muitas interrogações pairam no presente, obrigando-nos a atravessar as fronteiras mais diversas num esforço coletivo de compreensão da contemporaneidade.

Em mais de uma oportunidade já comentei aqui, o Fronteiras do Pensamento 2010. O acesso ao Seminário de altos estudos se dá exclusivamente através da aquisição de um passaporte, que garante o acesso as 10 conferências realizadas, no decorrer do ano de 2010. Isso exige um investimento: R$ 675,00 (para todas as conferências). Eu pessoalmente acho caro, até porque sou obrigado a comprar o pacote integral. Talvez fosse mais razoável pudesse eleger algumas das palestras e se pagaria, digamos R$ 100,00, como a desta noite.

Hoje o fórum recebe o médico congolês Denis Mukwege. O evento acontece no Salão de Atos da UFRGS, às 19h30min. Os ingressos estão, há muito, esgotados.

A conferência em tempo real em zerohora.com

Denis Mukwege é médico, formado no Burundi. Este é um pequeno país de África, que foi colônia belga, encravado entre o Ruanda a norte, a Tanzânia a leste e a sul e a República Democrática do Congo a oeste. Neste paísse encontra a nascente do Rio Nilo. É o país mais pobre do continente africano mesmo tendo um solo muito rico em riquezas minerais, como coltan [Coltan é um mistura de dois minerais: Columbita e Tantalita. Em português essa mistura recebe o nome columbita-tantalita. Da columbita se extrai o nióbio e da tantalita, o tântalo], ouro e outros minerais.

Nascido em 1955, Denis Mukwege é um dos nove filhos de um pastor pentecostal que visitava hospitais para rezar com os pacientes. Quando pequeno, acompanhava o pai nestas jornadas e, desde então, descobriu que gostaria de ajudar estas pessoas, não apenas espiritualmente, mas também na prática. Estudou medicina no Burundi e lá permaneceu no auxílio a mulheres grávidas. Muitas morriam porque demoravam a receber atendimento adequado ou eram transportadas em jumentos durante o trabalho de parto. Ele já tratou mais de 21 mil mulheres vítimas de violência sexual durante os anos de guerra na República Democrática do Congo.

Posteriormente Dr. Denis Mukwege se especializou em ginecologia no Centro Hospitalar Universitário de Angers, na França. Fundou o Hospital de Panzi, onde ainda é diretor e se dedica ao tratamento de mulheres grávidas e vítimas de exploração sexual. É a maior autoridade do mundo em reparação de genitais femininos, devido a MGF (assunto de ontem aqui) e coordena programas de HIV/AIDS.

Foi condecorado com prêmios como o Olof Palme, concedido pela Suécia a pessoas que se destacam na realização proeminente da paz, e o Prêmio Direitos Humanos das Nações Unidas. Em 2008, recebeu do jornal nigeriano Daily Trust o título de

Africano do Ano e, em 2009, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, mas foi preterido – pasmem! – pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Ele não apenas ajudar as mulheres, mas ele começou a defender o direito das mulheres e das famílias nas aldeias de Kivu do Sul, cuja vida está em risco por causa de forças externas que exploram Burundi para extrair as riquezas minerais. São essas que fazem a infelicidade da região, devido às guerras mobilizadas pela ganância de mineradoras. Dr. Mukwege diz: "Nós não queremos dinheiro, precisamos de paz no nosso país".

Dr. Denis Mukwege foi apelidado o Anjo da Bukavu pelo trabalho que como ginecologista, realiza em Bukavu, no sul de Kivu, leste do Congo, em uma área rural do sul do Kivu. 10 anos atrás, ele teve que fugir da região e seu hospital foi incendiado durante a guerra. Dr. Mukwege deu início a um novo hospital de Bukavu. Ele abriu uma maternidade, mas sua primeira operação não foi uma cesariana, mas em uma mulher que vítima de guerra – estuprada por soldados e com grandes lesões de seus órgãos genitais. Dr. Mukwege salvou sua vida e sua dignidade foi restaurada. Desde então ele não parou de lutar pela sobrevivência das mulheres na comunidade. Ele desenvolveu um excelente centro destinado a ajuda de mulheres estupradas; Cerca de 3.600 mulheres são tratados neste centro por ano. Ele treinou jovens médicos nesse tipo de cirurgia e desenvolveu uma rede social de apoio psicológico para as mulheres que muitas vezes não podiam voltar para casa em suas aldeias por causa da guerra.

Ontem, Gelsa e eu tivemos o privilegio de receber na Morada dos Afagos um amigo comum: Dr. Marlon Libel, (às vezes leitor deste blogue nos Estados Unido, para matar saudades de sua Porto Alegre) assessor da área de Prevenção e Controle de Enfermidades Transmissíveis da Organização Pan-Americana de Saúde em Washington, DC. O Marlon como nós, ficara vivamente impressionado com o relato do cirurgião plástico gaúcho Milton Paulo de Oliveira em 2008 foi à República Democrática do Congo, região central da África, como integrantes de uma missão humanitária organizada pelo grupo Smile Train (Trem do Sorriso), que se dedica a atender portadores de fissura labiopalatina (popularmente conhecida como lábio leporino) e operou junto com o Dr. Denis Mukwege. Comentei ontem o texto Um Quixote no coração da África’ no caderno Cultura de Zero Hora do último sábado.

Dizia ao Marlon que pessoas como Denis Mukwege são os heróis ou os santos do Século 21. Que bom que eles existam. Isso faz aumentar a esperança na humanidade. Uma segunda-feira a cada uma e cada um.

13 comentários:

  1. Mestre Chassot! São trabalhos como esse de Denis Mukwege, cujo teor eu sequer sabia da existencia, que nos fazem pensar que ainda resta um fio de esperança de que um dia o povo africano tao sofrido, essencialmente as mulheres, consiga resgatar a dignidade. Quanto ao Nobel de Obama, ve-se mais uma vez que essas premiaçoes possuem uma grande preocupaçao política. Aliás, tenho duvida em relaçao ao premier estadunidense. Será que o povo dos Estados Unidos sabe mesmo votar? Abraço JB E DA-LHE BRASIL HOJE....

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jairo,
    realmente o trabalho de Denis Mukwege é algo emocionante. Viste que será possível ouvir a conferência por Zerohora.com
    Quando Obama ganhou o Nobel da Paz em 2009 – mesmo sem saber que Mukwege (que também não conhecia) fora o preterido – manifestei de minha desilusão em relação a premiação outorgada pela Fundação Nobel.
    Que esta tarde vença o melhor. Esse joguinho interfere demais em nossos fazeres.
    Obrigado pelo comentário
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Caro professor Chassot,é com muita alegria que leio seu comentário sobre o Dr. Mukwege e de minha matéria no Caderno Cultura de ZH. Lá no meio da África conheci esse homem que praticamente restaurou minha fé na humanidade, quando quase a perdi. No momento que presenciava, no Congo, a mais brutal dessacralização do ser humano, Dr.Mukwege no seu exemplo simples e amável mostrou-me a sua corajosa incondionalidade na busca da dignidade humana. No Brasil era absolutamente desconhecido. Iniciei minha luta para se fazer ouvido no Brasil, criei um blog para divulgá-lo em instituições culturais que pudessem viabilizar meu sonho.- http://amanipucrs.blogspot.com/ - Amigos, grandes amigos me ajudaram neste intuito e a partir de pessoas sensíveis aos problemas do Congo, do Dr. Mukwege e aos nossos próprios problemas como ser humano o indicaram para conferencista no Ciclo de Palestras Fronteiras do Pensamento. Nos dias que o acompanhei no Brasil, ele depositou muita esperança que sua visita reverta em ações concretas dos brasileiros em relação ao Congo. O nome de meu Blog: Task Force. Agora a Força Tarefa continua com mais vigor e o convido para fazer parte deste esforço!
    Antecipadamente, agradeço sua atenção
    Um abraço
    Milton Paulo de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado doutor Milton Paulo de Oliveira,
    nesses quase quatro anos de blogueiro diário, muito provavelmente nenhum dos comentários postados no meu blogue tenha me emocionado tanto quanto o recebido neste sábado. Tão logo li, reparti com minha mulher as emoções, pois fora com ela que, há uma semana, secamos lágrimas ao ler seu texto ‘Um Quixote no coração da África’ no caderno Cultura de Zero Hora. Se o Dr.Mukwege restaurou sua fé na humanidade, seu texto de sábado mostrou a muitos algumas tentativas de reparar parte desse doloroso quadro africano que nós brancos submetemos há séculos à África.
    Visitei seus três blogues. Há relatos comoventes. Aquele que conta sua visita ao Dr.Mukwege e esposa tem muita ternura. Mostra o quanto ao lado do médico há no senhor também um educador freiriano. Agendei para próxima semana fazer uma blogada acerca de alguns aprendizados que colhi com as visitações que fiz essa manhã.
    Obrigado, Professor, ofereço minha admiração emocionada,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. MILTON PAULO DE OLIVEIRA escreveu
    Professor Chassot,
    muito obrigado pelo seu retorno! Ao lê-lo ontem, à noite, percebo que existe uma linguagem universal regida pelo nosso coração! Quando solicitado pelo editor e jornalista Luiz Araújo a escrever um texto sobre Mukwege,me perguntou se poderia escrever uma ou duas páginas.Ernesto Sábato, grande e maravilhoso argentino, escreveu que devemos escrever o que dentro de nós torna-se insuportável e como um grito colocássemos para fora.Talvez, as palavras de Sábato tenham-me orientado, sem contudo não percebê-las. Essas palavras, por dois anos, mantiveram-se comigo. Construí um pequeno blog para ajudar-me em meu sonho de trazer Mukwege ao Brasil, mas ao aproximar-se o dia de sua chegada, meu sentimento em relação à África, a viagem, a Mukewege, a guerra e suas atrocidades estavam muito grandes para suportá-las sozinho. É com muita alegria, que percebo a emoção causada pelo meu texto. Nem no meu maior sonho, poderia imaginar a solidariedade e o amor recebido por pessoas como o senhor e sua esposa.O título do blog usado para Mukwege - Task Force - tornou-se a síntese desta história, pois como toda Força Tarefa há um objetivo e um grupo. Persiguir utopias,talvez seja meu maior objetivo e não há sentido fazê-loe . Então,também o convido em fazer parte de nosso grupo Task Force para ajudar Mukwege e sua luta pela dignidade humana.
    Um grande abraço do seu já amigo
    Milton Paulo
    P.S. Obrigado pela gentileza de enviar seu email pessoal.

    []
    [] ATICO CHASSOT respondeu
    Meu caro Milton Paulo
    ~~ teres me colocado como amigo autoriza tutear-nos ~~
    primeiro obrigado por teu retorno e o fazes evocando para mim Ernesto Sabato que ouvi já nonagenário, em uma memorável noite chuvosa de 2002 em El Ateneo, em Madrid. Não conhecia esse dito que trazes dele com apropriação.
    Permito-me imaginar a alegria que se apossou de ti vendo recompensada teu maravilhoso envolvimento de trazer à Porto Alegre o Dr. Mukwege, um desses novos ‘santos’ que ressuscitam a dignidade humana. Teu texto, eu sei de depoimentos, emocionou a muitos.
    Vou envidar esforços para ajudar divulgar o Grupo Task Force, ao qual adiro ante teu honroso convite. Este blogue, que recebe um pouco mais de meia centena de visitas diárias, nesta semana fará uma edição especial para divulgar o grupo e se põem dentro dos seus propósitos de fazer alfabetização científica, numa concepção muito ampla do termo.
    Com amizade e renovada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Professor Chassot, agradeço sua imensa generosidade e atenção na matéria de hoje no seu blog. Aproveito, também para lhe pedir um favor. Há alguns dias penso num aspecto na vida de Mukwege,e se for possível gostaria de sua opinião.
    Pessoas que o conhecem, manifestam-se a favor de tratar-se de uma pessoa fora do comum.A sua coragem, posicionamento social,integridade e a imensa capacidade de amar, de maneira icondincondicional, são impactantes. Entretanto,eu o conheçi pessoalmente e lhe garanto de tratar-se da pessoa mais simples e amável que encontrei. Será que a santidade não signifique nada extraordinário, e sim o contrário: ser comum, ser simples e ser humano. Caso isso não seja verdade, então creio que o Dr.Mukwege é demasiadamente humano para ser santo!

    Um grande abraço de teu amigo

    Milton Paulo

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Milton Paulo,
    que bom que te agradou a blogada de hoje.
    Talvez eu tenha me equivocado quanto tendei fazer uma síntese na titulação: ¿herói ou santo? Isto é irrelevante. Usei dois rótulos, pois fomos educados a admirar santos ou heróis como figuras lendárias. Não quis me referir àqueles santos submetidos a um processo de canonização da Igreja Católica que pode fazer santo o fundador de um Opus Dei. Sabe aquém me afigura Denis Mukwege: a são Francisco de Assis.
    Ao etiquetarmos sempre cometemos riscos.
    Tu és um privilegiado por teres como parceiro um homem demasiadamente humano, como o santo de Assis ou herói, como teu colega Albert Schweitzer. Logo o dr. Mukwege não é um homem comum. Tenho discutido a maneira inadequada como se usa a palavra ‘comum’ quando se adjetiva substantivos como ‘senso’, ‘ônibus’, laranja’, ‘homem’. Não cabe ao ‘anjo de Bukavu’ a qualificação de ‘homem comum’.
    Obrigado pelo privilégio de ajudar-me a conhecer um Francisco de Assis ou um Albert Schweitzer
    Com continuada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Prezado professor Chassot.

    Parabens pelo seu Blog, ficamos sabendo da existencia dele porque fomos tentar localizar um contato do Anjo Humanitario Dr.Denis, que ja localizamos, mas segue uma mensagem para saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos.
    Tentei um dia falar a respeito de Educacao para a Sustentabilidade , na Fronteira do Pensamento, mas como Brasileiro nao é qualquer um que eles aceitam, mas que bom que trouxeram o Dr.Denis do Congo, quem sabe um dia.....

    Vamos em frente.

    Jose Pedro.

    Veja o desafio que nos aguarda.....



    CURITIBA.PR, BRASIL, JUNE, 10 , 2010.

    MSSAGE TO NOBEL PEACE. GREAT STADIST AND HUMANITARIAN PERSON.
    NELSON MANDELA AND FAMILY.

    MESSAGE TO HIS MAGESTY KING GOODWILL ZWELITHINI kaBHEKUZULU.
    MESSAGE TO HER ROYAL HIGHNESS, PRINCESS , QUEEN MANTFONBI ZULU.


    MESSAGE TO MR.PRESIDENT OF SOUTH AFRICA
    MR.JACOB ZUMA AND PEOPLES, AND ORGANIZATION.



    MR.PRESIDENT TO FIFA.
    MR.JOSEPH BLATTER AND TEAM.

    DEAR FRIENDS.

    We could see the images in Aperture Artistic World Cup 2010, where all the African people is showing signs of Care, Education and friendliness.

    FIFA, also called the Official Opening by a Goall Education, for each child in South Africa

    In our project the "Awakening of Consciousness", that the other two posts we can score more than one Goal, not only for children of South Africa, but for the African Continent and the first dai are exported to the rest of the World over 5 Goals important for all humanity, the Like, Goals for 1)Peace, 2)Health, 3)Education, 4)Technology and 5)Sustainability, we can put into practice immediately and released at the close of World Cup Football will be played in 10 stadiums, we can benefit the 6.8 billion of Human Nature and Life.

    But it must be there to put into practice, along with the Lord and the Great Nobel of Peace Nelson Mandela , Mr.Blatter to FIFA, and all the children of Africa.

    One day you need to stop dreaming and somehow act.

    A Bedouin not alone won the immensity of the desert to get to the destination and the long journey, we must be united in caravans and the minds and hearts connected at the thought of cosmic arrival "

    Sincerely.

    JOSE PEDRO NAISSER.
    ECOLOGIST AND HUMANIST.
    CURITIBA.PR.
    BRASIL.
    PHONE 55 41 3357 4370.
    EMAIL. JPNAISSER@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  9. Friday, June 04, 2010
    MESSAGE TO HUMANKIND.
    CURITIBA.PR. BRASIL, JUNE, 10, 2010.

    MESSAGE TOO FRIENDS IN THE NEWSPAPERS,MAGAZINES,TELEVISIONS CHANNELLS, RADIOS, UNIVERSITIES, TWITTER, FACEBOOK,YOUTUBE,GOOGLE.

    Friends followers, you are the first to receive this message Cosmic we will overcome the great speeches for large practices, dreams for the realization of Have to Be, we are trying together with FIFA, the Organizing Committee of the World Cup in Africa, for that after the games, we can use as a training center Stages of Children, Youth and Adults from around the African continent, we have the resources and intellectual property for the maintenance of large stadiums that cost U.S. 6 billion for the Africans, for that we are entering contact with the Enterprise for which use of our cause and use the Sustainability and Education for Peace, Health and Technology in their projects, so we have 2.5 billion for youth and adults of Generation Y, who will join us. A day in the history of mankind, David Livingston in 1851, decided to help the people in Africa and traveled in 15 years more than 48,000 Kilometers, passing through the Kalahari two times, cleared, helped by saving lives. Another great man in his time and history in the twentieth century, also decided to help the African people and traveled to her and saved many lives, we talk about Albert Schweitzer, that the resources of his books and lectures founded Hospitals and Health Centers by many countries through which he walked, his legacy to humanity was the record for the Nobel Peace Prize in 1952.
    Now is the time to act, especially in urban areas throughout the African continent, we have the weather to our advantage in the World Cup, thus we can avoid immediate death daily from more than 40,000 children for malnutrition and drinking water is contamination by AIDS in Africa, we have people like Bono, Bob Gueldof, Sting, Richard Branson, Bill Clinton, Al Gore, Lord Nicholas Stern, Danielle Mitterrand, Angelina Jolie, George Cloney, and other great men and women who join us in the great cause. To do this the first to receive our message will be that the journalists are people close to the organizers as John Carlin journalist to www.elpais.com , who wrote the Book Invictus which became the movie of the Great Nelson Mandela who at 91 years will be the Opening Cup, but we now need thousands of Mandela to the great concerned.The Journalist Rita Siza, in the Newspapers in Portugal www.publico.pt who is in Washington, will join us in Africa, Sergio Manuel o Philosopher Portuguese, linked to University of Sports in Portugal also by what already has been doing to improve the quality of life young people in universities. After the emotion of the games we have to struggle for life, may be there a great change in the history of mankind, the Road Map that has hitherto been done by the wars and Violecia Urbana, we do for love nature and life. For this, the social networks like Twitter, Youtube, Facebook, Orkut, are decisive for multplication of information. The translation was done by Google and posted on our blog. The final part of this Project www.josepedronaisser.blogspot.com the blog and on Youtube. Jose Pedro Naisser 1/3, 2/3, 3/3, In English.
    One day we must stop dreaming and somehow we act, the time is now ....

    JOSE PEDRO NAISSER.
    ECOLOGIST AND HUMANIST.
    CURITIBA.PR. BRAZIL.
    EMAIL. JPNAISSER@HOTMAIL.COM
    @ TWITTER Globalecologist PHONE 55 41 3357 4370.

    MY PROJECT.


    http://josepedronaisser.blogspot.com/2010_06_01_archive.html


    http://josepedronaisser.blogspot.com/2010_05_01_archive.html

    Youtube My project.

    http://www.youtube.com/watch?v=l-kw91yISTo

    ResponderExcluir
  10. Estimado José Pedro,
    obrigado pela referência ao meu blogue. Fico feliz que meu blogue tenha servido de pista para chegar a Denis Mukwege. Quanto ao’ Fronteiras do Pensamento’ não sei se leste o que escrevi sobre o elitismo determinado aos frequentadores. Hoje ele se me afigura como mais uma das igrejas do Deus Mercado.
    Com solidariedade
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Estimado José Pedro,
    alegro-me que meu blogue, com modestos apenas meia centena de acessos diários seja também um lócus de divulgação de tua mensagem que busca fazer algo mais pela África.
    Tenho privilégio de ter aqui a interlocução do dr. Milton Paulo de Oliveira é cirurgião plástico gaúcho, que em 2008 foi à República Democrática do Congo, região central da África, como integrantes de uma missão humanitária organizada pelo grupo Smile Train (Trem do Sorriso), que se dedica a atender portadores de fissura labiopalatina (popularmente conhecida como lábio leporino) e operou junto com o Dr. Denis Mukwege. Veja a blogada do último dia 8
    Desejo o maior sucesso na tua empreitada que busca restituir à Africa parte da dignidade que nós, brancos, tiramos.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  12. Caríssimo, professor Chassot.
    A repercussão da conferência do Dr. Mukwege tem sido extraordinária, e o nosso diálogo é prova de minha percepção. Estou convícto da universidalidade do problema paricular enfrentada do Congo, e que Dr. Mukwege sinalizou magnificamente em Porto Alegre. A nossa luta irá focar-se na conscientização desta tragédia, placidamente aceita em nossa civilização. Hoje, a Espanha me surpreendeu pelo dois motivos. O primeiro, a conquista da Copa do Mundo,mas o segundo creia, professor, foi o mais impactante. Soube da publicação de um livro chamado " Coltan" do jornalista espanhol Alberto Vàzques-Figueroa, através de matéria ma TV espanhola na qual adicionei em meu blog Task Force. Como um problema dessa magnitude permanece quase desconhecido em nosso país? Figueroa, muito bem dá a resposta. Continuo contando com sua sabida generosidade para divulgação desse terrível problema que faz o Dr.Mukwege levantar-se, em poucos minutos, lá no Congo e permanecer lutando contra as conseqüências da indiferença a pessoas de tão longe, mas muito próximas de consciência.

    Um grande abraço,


    Milton Paulo

    ResponderExcluir
  13. Meu caro Milton Paulo,
    obrigado por mais uma vez partilhares tuas emoções comigo. Espiei um pouco o livro "Coltan" do jornalista espanhol Alberto Vàzques-Figueroa, em Books.Google. Li um pouco sobre seu autor, que não conhecia até tu referires. Ele tem uma história muito especial. Estou pautando uma blogada sobre o assunto. Vi também os links no Task Force sobre o assunto. A propósito, obrigado para os dois links para o meu blogue. Fiquei comovido.
    Quanto ao futebol vencido pela Espanha, faço uma inferência o que pode estar acontecendo: em 2002, no pós-domutorado morei no Paseo de la Castelana, a três quadras do Santiago Bernadeo. Então o Real Madrid – no ano de seu centenário – perdeu a Copa do Rei: desolação (escrevi no blogue do dia 6), mas ganhou a Copa da Europa, literalmente as comemorações me ilharam em casa.
    Uma muito boa semana e que consigamos despertar àqueles que, nas tuas sábias palavras, aceitam placidamente, o que continuamos fazendo na África.
    Com admiração continuada,
    attico chassot

    ResponderExcluir