TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 7 de junho de 2010

07* ¿Pegada ecológica?

Porto Alegre Ano 4 # 1404
E já começamos a segunda semana junina. A manhã é fria,com temperaturas aqui em torno de 10ºC. Para alguns a segunda-feira chega com ressaibos de ressaca pelo feriadão, que foi o mais violento no trânsito do ano: 35 mortos. Eu fui presenteado com um domingo para curar estafas de minha extensa jornada rondoniense que vivi de quarta-feira a sábado e que ilustrei aqui, nas últimas blogadas. Agora já tenho no horizonte a noite de amanhã, onde inicio uma maratona de três dias por Juiz de Fora e Barbacena.

O domingo foi também de olhar jornais que se acumularam nesses dias de ausência. Houve nessa ausência “celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente”. No sábado fiz discreta citação de Lovelock e ontem mostrei fotos de uma mina de cassiterita visitara no dia anterior e dizia que elas atestavam o quanto é impressionante as toneladas de terra que precisam ser revolvidas para se obter alguns quilos de cassiterita e columbita. A extensa erosão promovida pela mineração é minimamente sanada com a transformação das imensas crateras abertas em lagoas usadas como criadouros de peixes. Trouxe fotos ilustram um não tão festejado ‘Dia do Meio Ambiente’. Adito mais duas hoje, ainda de minha visita de sábado, mostrando a revulução que a mineração faz no solo.

Circularam em alguns jornais cadernos especiais. Repugna-me certos patrocínios de um certo caderno. Uma fumageira patrocinar a defesa do meio ambiente é o mesmo que contratar uma empresa funerária para patrocinar uma festa de batizado de criancinhas. O caderno ‘Ambiente’ da Folha de S. Paulo, deste sábado com o tema “Controle sua pegada” catalisa a blogada de hoje.

O que é a pegada ecológica?

É a fatia da superfície terrestre necessária para produzir os bens e os serviços que sustentam o estilo de vida de uma pessoa ou até de um país. Essa fatia leva em conta os vários tipos de territórios produtivos necessários para gerar o que é consumido e as formas de consumo. Pegada ecológica é definida como “a área de terras produtivas que uma pessoa precisa para sustentar seu consumo e absorver seus resíduos pelo período de um ano (ha/pessoa/ano)” (DIAS, Genebaldo Freire. Pegada ecológica e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2002, p. 27). A pegada ecológica de uma pessoa ou população depende de seus padrões de consumo. Atualmente cada habitante da Terra tem apenas 1,6 ha de terras ecoprodutivas disponíveis ano (na década de 1960 era 6,3 hectares). Esse deveria ser o valor máximo da pegada ecológica para cada habitante do planeta. Para manter os padrões de consumo da humanidade já se faz necessário um planeta 30% maior (Idem, p. 27).

Tudo isso é convertido em hectares e, somado, vira a pegada total

Como é a medida?

É dividida de acordo com o impacto nas principais áreas:

Pegada ecológica = Biodiversidade + Construções + Energia + Mar + Terra

Pegada ecológica = Biodiversidade [A fatia das regiões destinadas à preservação de espécies selvagens afetada pelo consumo] + Construções [A infraestrutura feita pelo homem, como estradas e cidades onde as pessoas vivem ou que são necessárias para seu padrão de vida] + Energia [Área de solo ou de mar responsável por absorver as emissões de carbono produzidas pelo homem] + Mar [Trecho do oceano usado para pesca e extração de outros produtos marítimos que são consumidos por uma pessoa]+ Terra [Área usada pela pessoa para o plantio, a criação de animais ou a extração de madeira]

Amanhã pretendo retomar o tema. Por ora votos de uma muito boa segunda-feira para cada uma e cada um. Esta para mim tem um bom momento nesta tarde com a aula na UAM - Universidade do Adulto Maior.

6 comentários:

  1. Mestre Chassot! Gostei da nova foto do Quem sou Eu! Deu um ar mais frugal à apresentação. Quanto às imagens trazidas por ti desde Rondonia, diria são chocantes. Que pegada ecológica se observa nestas imagens. E depois vê-se nos lixoes e aterros sanitários restos de equipamentos e eletrônicos que em seus componentes possuem o metal dali extraido. Quanto mais observo isso tudo, mais ressonancia me provocam os textos do Manifesto Ecológico Brasileiro, de Lutzenberger, e de Gaia: Alerta Final, de Lovelock. Boa semana mineira - JB.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jairo,
    a foto da apresentação foi tirada na contemplação da revolução do solo feita pela mineração. Tens razão ao evocares o pioneirismo de Lutzenberger. Aqui uma encomenda pública: prepara para nossos leitores (do teu e do meu blogue) uma micro-resenha do “Gaia: alerta final”. Para este sábado já tenho pautado algo evocando o dia dos namorados.
    Uma boa semana

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Professor, peço licença para divulgar o manisfesto que acontecerá amanhã, dia da votação do projeto PL 388/09(que autoriza edital de venda da área da FASE)no seu blogue...Aproveitando a votação e o mês do Meio Ambiente...

    -Manifestação nesta Terça dia 8 de Junho, concentração às 8h na Usina do Gasômetro.


    O Luxo dos Ricos ameaça o nosso Futuro!
    A humanidade e a natureza não podem ficar a serviço das grandes empresas.

    Juventude em Luta
    Em Defesa da Vida-

    ResponderExcluir
  4. Querida Marília,
    Deduzo que sejas tu que trocaste de Correio.
    Está publicado teu comentário.
    Se prepares algo de um texto de 5 a 10 linhas com mais detalhes do porque, publico na edição de amanhã.
    Uma boa semana
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Professor!
    =]
    Interessante a postagem de hoje sobre a Pegada Ecológica!
    Não só interessante, como intrigante...estou aqui a pensar o tipo de pegada que devo estar deixando pelo mundo afora...
    .
    Assim como o Jairo, não pude deixar de notar a nova foto!
    hehehe!
    .
    p.s.: Esta semana estarei um pouco mais distante, pois estarei com um grupo de alunos em exposição no Centro de Convenções aqui de Goiânia à partir do dia 9 até o dia 12, é a habitual Feira Estadual de Ciências.Conseguindo um tempinho, prometo que dou uma passadinha por aqui, ok?!Quanto a amanhã, hehehe, deixo-lhe uma 'fatia' de meu bolo!
    ^^!
    .
    Abraços!!
    .

    ResponderExcluir
  6. Muito querida colega Thaisa,
    Primeiro, se bem entendi amanhã estás de aniversário. Simbolicamente fatiamos um bolo e distribuímos esperanças.
    Parabéns, ainda agora que esse aniversário acontece dentro de uma festejada gestação.
    No mês que vem abraços ao vivo em Brasília.
    Amanhã a pegada ecológica terá sequência.
    Uma muito suave noite
    attico chassot

    ResponderExcluir