TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 3 de junho de 2010

03* Agora desde Rondônia.


Porto Velho Ano 4 # 1400

Posto esta edição desde Porto Velho. Ontem, numa blogada de ‘preparar caminhos’ escrevi algo de minha estada por um mês aqui há 35 anos. Pois hoje estou aqui. Devo dizer, talvez pela intensidade de minha programação que por ora pouco posso falar de reencontros com o passado ou talvez porque o tempo desfigurou tanto aquela Porto Velho que não a reconheci nada 1975.

Mas antes trago algo do diário de bordo acerca da vinda para cá. O voo saiu de Porto Alegre pontualmente às 7h, mesmo que no caminho do aeroporto passemos por um bolsão de cerração, que me fez temer pelo alçar voo. Aterrissaríamos em Brasília no horário. Estávamos já muito baixo, quando subitamente o Airbus 320 arremete e sobe novamente. Começa voar em círculos. Somos informados que outro avião estourara um pneu na pista onde desceríamos. Esta precisaria ser varrida para remover algum objeto que pudesse prejudicar pousos e decolagens outros aviões. Pousamos 40 minutos depois do horário previsto. Sou informado, ao chegar no embarque, de um aeropoto que conheci quando maior caos aéreo em 2008, que o voo para Porto Velho já estava encerrado. Envolvo-me em gestões, pois o voo seguinte seria só à noite. Surgem mais quatro ‘retardatários’ como eu. Buscam sem sucesso uma Van para nos transportar. Um ônibus temina por nos levar a um ponto distante que parece não chegar. Embarcamos e então, o voo dito como encerrado, espera mais 50 minutos para poder partir.

Chego a tempo para o primeiro compromisso. O atraso na aterrissagem, no voo procedente de Porto Alegre catalisa que entabule conversação com o meu vizinho de assento, com quem mantivera silêncio toda viagem. Em poucos minutos aprendo o médico-veterinário da Embrapa de Brasília, Ederlon Ribeiro de Oliveira, por exemplo, acerco do uso da homeopatia e da acupuntura em animais.

No aeroporto sou esperado de Porto Velho sou esperado atenciosamente por Ana Carolina, Miyuki e Wilson, do departamento de Química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vamos direto a um restaurante onde as biólogas Elizabeth e Aline nos aguardavam para o almoço. Após passo no hotel onde tenho 20 minutos ‘para chegar’ e trocar de roupa de 11ºC de Porto Alegre pelos 32º de Porto Velho.

Vamos para o Auditório da EEEM Major Guapindaia, à Rua Padre Chiquinho, no Bairro Liberdade onde às 15h30min, dentro de evento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) UNIR profiro a palestra “A Ciência é masculina? É, sim senhora!”. O auditório de 300 lugares deve conter quase 400 assistentes, pois nas laterais há dezenas de pessoas sentadas no chão e muitas em pé ao fundo. São docentes e discentes da UNIR e alunos do ensino médio da escola anfitriã.

Às 17h30min há um intervalo para um pequeno lanche durante o qual autografo livros e recebo a tietagem de participantes do evento que pedem para tirar fotos. Estas aguardam melhores condições de rede para serem postadas.

Às 18h, começa uma segunda palestra: ‘Das disciplinas à indisciplina: um caminho ao avesso’ agora para público menor. Talvez cerca de cem pessoas. Surpreende-me que muitos estudantes da escola, que são liberados depois da primeira palestra, participam da segunda.

Às 20h, encerro a minha fala. Recebo o livro ‘Professores de Ciências: um encontro de águas’ com dedicatórias de professoras e professores de Ciências de Rondônia. A sessão de respostas às perguntas sobre as duas palestras é suspensa, talvez os organizadores considerassem o cansaço do palestrante. Há tempo para mais fotos e mais autógrafos.

Vamos imediatamente ao Remanso do Tucunaré, onde em companhia de várias pessoas participo de um jantar com pratos típicos todos a base de peixes do rio Madeira. Já era mais de 22h quando chego ao hotel, onde tenho limitações de internet tanto da rede local quanto com o meu 3G.

Agora de manhã está previsto um pequeno tour pela capital e depois partida para Ariquemes, onde à noite inicio um ciclo de 2 palestras e de duas sessões de mini-curso. Assim para amanhã e o convite para nos lermos desta jovem cidade. Antes votos de uma quinta-feira, fruída como dia santo pelos católicos e feriado para os demais.

8 comentários:

  1. Querido Chassot,
    Desejo ótimas palestras, excelente mini curso e uma adorável estadia em Rondônia.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado,
    querida colega Joélia,
    por teus votos.
    Acabo de chegar a Ariquemes com teus votos de boas vindas, depois de ver um acidente pavoroso na rodovia.
    No fia primeiro, inaugurei as blogadas juninas, falando da única vez que estive em uma festa junina no Nordeste: na querida Jequié a teu convite.
    Um afago do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot! Uma jornada instigante essa por ti relatada em territorio rondonense, com público muito interessado e tomando assento até mesmo ao chão para saber se a Ciencia é Masculina, minha Senhora... Depois de reconhecer essa machista atitude nas Ciencias, não há quem não queira saber sobre essa intrigante correlaçao entre Disciplina e Indisciplina, fruto de tua criatividade no terreno da Ciencia Pedagógica. Boa Jornada, tambem com a tietagem do JB.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Jairo,
    obrigado pela fidalguia com que acompanhas minha jornada rondoniense e pelos votos que me fazes
    Com agradecimentos desde Ariquemes
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Estimado Mestre Chassot,

    Deliciosa sua descrição dos trâmites aeroportuários. É sempre uma aventura, a contingência das conexões, as pessoas que esperam no desembarque... Todavia, és um viajante experiente, a quem todos querem com o maior bem, pois é a tua chegada que alegra a todos.

    Esperando recebê-lo um dia, e rumarmos para São Bernardo do Campo, para uma palestra na UFABC, seu colega e admirador, Renato Kinouchi.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Renato,
    aqui em Ariquemes a quinta-feira se encerro. Para ti, no ABC a sexta já tem uma hora. Lamentavelmente, não tenho aqui o livro do encontro da AFHIC para ver teu endereço.
    Na esperança de um dia estar em São Bernardo a admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Mestre, digo-lhe com orgulho que aprendi muito ao assistir sua palestra "das disciplinas à indisciplina um caminho ao avesso", e há algo que não posso deixar de comentar, o fato de que o senhor ao se referir "os professores" em geral, dizia "aos professores e professoras". Me sinto lisogeada por ter participado de suas palestras e ter aprendido um pouco mais sobre esse universo da educação. Isso só me faz querer ainda mais ser Professora.

    ResponderExcluir
  8. Estimada Katara,
    obrigado pelos teus comentários e pelo prestígio que dás a este blogue.
    Um afago com continuada disponibilidade
    attico chassot

    ResponderExcluir