TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 26 de maio de 2010

26* Hoje, Passo Fundo: a cidade mais gaúcha

Porto Alegre Ano 4 # 1392

Finalmente um dia que se anuncia mais seco. A manhã começa com um friozinho (em torno de 10ºC). Minha quarta-feira – terá a marca do chamado dia do desafio, hoje celebrado – pois terminará em Passo Fundo. Viajo hoje às 12h30min e retorno às 2h de amanhã. Assim, à tarde, depois de percorrer aproximadamente 300 km em viagem de 4 horas de ônibus deverei estar chegando na ‘Capital do Planalto Médio’. Passo Fundo é mais recentemente conhecida nacionalmente como "Capital Nacional da Literatura". Também foi imortalizada por um dos seus filhos mais ilustres, Vitor Mateus Teixeira – o Teixeirinha (1927-1985) – como a cidade mais gaúcha do Rio Grande do Sul. Filho adotivo, pois o cantor gaúcho mais popular nasceu em Mascaradas (Rolante – RS).



Esta noite atendo a honroso convite da Joice Ceolin e do Sthefen F. A. Da Ronch, que lideram a Comissão Organizadora da “IX Semana do Químico: Química, Tecnologia e Sociedade“, promovida pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG), da Universidade de Passo Fundo (UPF) e profiro a palestra “A ciência como instrumento de leitura para explicar transformações da natureza”. Desde segunda-feira se desenvolve na UPF a Semana do Químico com a temática Educação Química em comemoração aos 30 anos do Curso de Química.

A Universidade de Passo Fundo, fundada em 1968, é uma exemplar Universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Atualmente disponibiliza 58 cursos de graduação, além de outros cursos de pós-graduação. Além da formação superior, a UPF possui os cursos de ensino médio regular e ensino técnico, através do projeto "Centro de Ensino Médio Integrado". A Universidade se destaca com os cursos de História e o de Agronomia, um dos melhores do Brasil.

A trajetória da Fundação Universidade de Passo Fundo tem sua origem na década de 1950, com a criação da Faculdade de Direito, até então mantida pela Sociedade Pró-Universidade. Em 1957, surgiu o Consórcio Universitário Católico, que instituiu a Faculdade de Filosofia, com os cursos de Filosofia, Pedagogia e Letras Anglo-Germânicas. Em 28 de junho de 1967 fundiu-se as duas entidades mantenedoras do ensino superior, originando a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) a mantenedora da Universidade de Passo Fundo. Há muito tenho uma ligação com a UPF. Uma das vertentes está na organização e participação de três Encontros de Debates de Ensino de Química. O IV EDEQ em outubro de 1983 tentou responder: “Por que ensinar Química?” No XI EDEQ, em outubro de 1990 mais de 200 participantes discutiram “O ensino de Química e a reconstrução curricular no Rio Grande do Sul” em função de estudos que se realizavam sobre este assunto na Secretaria de Educação do Estado. No XXIII EDEQ, nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2003, teve como tema central: “Formação de Educadoras e educadores de Química: desafios num cenário de mudanças de paradigmas.” Foi neste EDEQ que fiz numa das primeiras vezes a palestra A Ciência é Masculina? e um grupo de estudantes vaiou-me pois pensaram que minha trazida de algumas concepções machistas do Apóstolo Paulo fossem na sua ratificação.

Em outras oportunidades estive na UPF em cursos ou palestras, como estarei na noite de hoje. Recordo que depois de uma destas palestras meu atencioso amigo Prof. Luiz Carlos Naujorks trouxe-me à Porto Alegre, e ao aqui chegar pela madrugada, volta sozinho a Passo Fundo. Lembro também das vezes que minha muito querida colega Clóvia Mistura me recebeu na UPF. Evoco também o colega Ademar Lauxen e as gentilezas que os organizadores do EDEQ ensejaram para meu retorno de avião em 2003.

Todavia, há uma estada que precede a esta talvez uma dezena vezes que estive na cidade e da qual guardo muitas recordações: janeiro de 1978. Então fui professor de Química Geral por duas semanas em curso de formação de professoras e professores no âmbito do Distrito Geo-educacional 38 – DGE 38. Os docentes do curso eram de vários estados do Brasil e as aulas eram de tarde e de noite e de manhã foi nos conseguido acesso à piscina de um clube. Recordo dos papos com o Patrocínio da Unicamp. Mas esse janeiro de 1978 ficou marcado pela saudade que essas semanas de ausência me ensejaram. Eram as primeiras semanas que morávamos na Aldeia Sarmana (Sete Amigos Resolveram Morara Aqui No Alto) condomínio horizontal que organizáramos com mais seis casais, no morro da Glória e Ana Lúcia tinha então três meses e as chegadas dos sábados pareciam nunca ocorrer.

É a essa Passo Fundo que me traz tantas evocações que volto hoje. Será bom estar com alunas e alunos do curso de Química da UPF. Espero amanhã pela manhã estar de volta para nova conversa aqui. Uma boa quarta-feira feira a cada uma e cada um. E para aquelas e aqueles da grande Porto Alegre, segue um convite muito especial.


13 comentários:

  1. Bom dia estimado Prof. Chassot!

    É com grande expectativa que o aguardamos na capital do planalto médio, esperamos uma das pessoas mais referenciadas em educação química durante todo o período acadêmico, e para celebrar esta data tão significativa do curso de Química da UPF, que como citaste completa seus 30 anos, ninguém melhor para comemorar conosco, do que o Mestre Chassot.
    E de maneira muito particular, posso afirmar que suas palestras as quais já assisti, me deixam encantada e me dão uma motivação ainda maior para continuar meu objetivo, que é trabalhar com educação em química. Juntamente com Sthefen, durante a organização do evento, tivemos a certeza de que sua presença seria marcaria os 30 anos do curso e também o nosso ano de formatura.
    Desejo uma boa viagem e aguardamos ansiosos sua chegada.
    Até a noite querido professor.

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Joice,
    por primeiro obrigado pelo envolvimento que tu e o Stephen vem tendo a tantos messes para que eu pudesse estar essa noite na celebração dos 30 anos do Curso de Química da UPF. Agradeço também o comentário tão carinhoso que postaste neste blogue que está em consonância com as tuas, as minhas e de muitos outros parceiros da UPF para fazer Educação com a Ciência.
    Espero não fraudá-los esta noite. Dentro de duas horas já estarei no ônibus.
    Então, até breve
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Prof. Chassot!

    Como a Joice disse, estamos com muita expectativa na palestra de hoje, que será ministrada pelo Senhor, confesso que estou anciosa pela noite de hoje, pois já ouvir falar muito do Senhor, das suas palestras e tal. Pra mim será uma honra está presente na sua palestra.

    Abraço!

    Maria Antônia Flores.

    ResponderExcluir
  4. Nós Acadêmicos do curso de química aguardamos anciosos a chegada e a estimada palestra deste querido professor em nossa capital. Muita expectativa em conhece-lo.

    ResponderExcluir
  5. Muito estimada Maria Antônia
    ~~ minha primeira neta tem esse nome ~~
    o entusiasmo de vocês aumenta minha alegria em partir em breve para Passo Fundo
    Até breve para um afago ao vivo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Prof. Chassot!

    Como havia lhe dito, pra mim é uma honra mesmo, eu que sair da Bahia pra Vir pro Sul estudar, e hoje poder assistir uma palestra do Senhor. Tenho certeza que vai ser maravilhosa sua visita na Universidade.

    Maria Antônia Flores.

    ResponderExcluir
  7. Ola Mestre Chassot! De volta à terra do Teixeirinha? Tambem tenho boas lembranças da (quem sabe) mais gaucha das cidades do RS. Era meu caminho sempre que fazia o roteiro Canoas - Concordia. Ainda ontem circulava pela biblioteca da Factum, quando vi alunos do curso Tecnico em Meio Ambiente manuseando tuas obras, entre elas o Alfabetizaçao Cientifica. Tive quase o impeto de relatar a eles que conhecia o autor. Mas me contive. Estavam, em numero de tres, descobrindo que o livro nao tratava somente de questoes de quimica, mas outros assuntos e curiosidades que os fizeram discutir em grupo o uso da obra. Senti-me parte daquela consulta. Abraço do JB

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!!!

    É com muito orgulho que nós acadêmicos do curso de química da UPF, agradecemos a sua presença em nossa instituição, finalizando a nossa semana acadêmica, com suas palavras que nos fazem refletir sobre a educação, obrigado pela presença. A cidade do planalto médio está a sua espera. Boa viagem, até a noite.

    Aline Trevisan

    ResponderExcluir
  9. Meu querido Jairo,
    não sei se consigo ir a um lugar onde já não deixastes teus rastros produtivos. Aqui da UPF um agradecimento por teus comentários.{Um abraço recordando o Teixeirinha,
    achassot

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo prof. Chassot: Passo Fundo talvez seja a cidade e o nome que mais me identifica com o RS, justamente por causa do Teixeirinha. Em 1971, eu era secretário de Educação de Castanhal, e ele se apresentou no Cine Argus, o cinema do meu pai. Foi uma das maiores bilheterias, em em shows, que se viu por lá. Os discos do Teixeirinha fizeram muito sucesso no Pará e, particularmente, em Castanhal. E mais particularnmente na nossa casa. Se puder, me mande mais fotos de Passo Fundo.
    Grande abraço,

    José Carneiro

    ResponderExcluir
  11. Querido Chassot,
    Espero que sua palestra tenha sido ótima!!!!
    Parabéns para UPF, para o curso de Química e para você que ajudou/ajuda a construir esta história.
    Apreciei a criatividade da foto: as botas com o chapéu.
    Abraços com saudades!

    ResponderExcluir
  12. Meu querido José Carneiro,
    Teixeirinha foi/é das figuras mais emblemáticas do Rio Grande do Sul com repercussões que chegaram a tua querida Castanhal [por que não ‘nossa’ já que há um tempo me acolheu tão queridamente]. Quando construí, em 1977, casa na Aldeia Sarmana, e faltava referência aos entregadores bastava que eu dissesse aos entregadores: “Logo depois de passar a casa do Teixeirinha’ e todos sabiam onde era (ele morreu em 1985). Ele era venerado pelo povo. Em outra mensagem perguntas-me: como é que você absorvia o sucesso do Teixeirinha? Envergonho-me hoje, Nunca o vi pessoalmente e jamais assisti um de seus filmes incluindo, o sucesso estrondoso. “Coração de Luto”. ¿Por que? Preconceitos trazidos de uma ‘pseudo-elite cultural.
    Obrigado por me ensejares essa amarga confissão e preciso dizer-te que teus comentários enriquecem esse blogue

    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Muito querida colega Joélia,
    quando postavas teu querido comentário e redigia o comentário sobre o sucesso de minha jornada na UPF, que incluiu encontrar a Maria Antônia, baiana como tu, mas de Porto Seguro.
    Obrigado por tua torcida e desejo que um dia possas conhecer esse sul.
    Um afago com saudades do
    attico chassot

    ResponderExcluir