TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 28 de março de 2010

28*DOM* Ainda evocando o aniversário de Porto Alegre

Porto Alegre Ano 4 # 1333

Nesta edição dominical, com o retorno da Gelsa, quando já era domingo, as blogadas voltam ao seu horário tradicional: na alvorada de cada dia [hoje, em acordar dominical]. A Gelsa chegou no horário e exatamente meia-noite entrávamos na casa dela encerrando longa viagem, onde uma das malas ter perdido rodinhas é quase irrelevante. Agora ela busca acertar o (com)fuso de seis semanas de ausência.Tudo parece correr muito tranquilamente. Isso é um sucesso!

Ontem a Morada dos Afagos recebeu uma visita muito querida: a professora Dra. Isabel Rosa Cabral. A Bel, com quem já tive oportunidade de estar, em mais de uma oportunidade, em Belém do Pará, esteve esta semana em Porto Alegre em atividades acadêmicas ligadas a pesquisas acerca do meio ambiente, em razão de convênio da UFPA com instituições gaúchas. Isabel é médica e tem doutorado em Genética e Biologia Molecular e envolve-se em genética humana com ênfase em mutagênese ambiental e interação gene-ambiente na carcinogênese. Almoçamos juntos e deleitamos em gostosa prosa que se prolongou até no final da tarde eu deixála no aeroporto.

Como prometera, estendo minha homenagem aos 238 anos de Porto Alegre aqui celebrado na sexta feira. Hoje a homenagem se inicia com uma foto de meu filho André.


Há três anos um jornal da cidade promoveu um concurso de crônicas. A proposta era falar de um local da cidade em 235 palavras (número do aniversário de então). Gosto de concorrer nestes concursos. Meu texto não foi selecionado. Devo dizer que li vários dos 12 selecionados. Todos melhores que meu. Imaginando que tenha ficado em 13º lugar – direito que me assisto, mas talvez tenha sido o 113º ou 236º –, faço com ele uma homenagem ao aniversário de Porto Alegre que foi comemorado, também, aqui em sua data, na última sexta-feira.

A proposta deste domingo se insere em uma tradição iniciada neste 2010: aos domingos editar textos mais curtos e mais amenos. Iniciamos falando de sagu no primeiro domingo do ano e nos dois anteriores foi trazida aqui uma fábula econômica em duas versões. Assim no 13º domingo do ano, trago minha croniqueta escrita em 2007. Fantasio (sublinho a ação verbal) ao final do texto algo de minha rua.

Ah! Falar dos lugares bonitos de Porto Alegre. Há tantos... não é fácil fazer uma eleição. Escolho um; quero ser original.
Um lugar que eu curto muito é a minha rua. Ela tem muitos atrativos, mas num é imbatível. Como é sazonal é preciso aguardá-lo por quase onze meses. Quando a primavera já adornou as ruas da capital gaúcha com ipês-amarelos anunciando a semana da Pátria, ou já multicoloriu ruas, avenidas e praças com uma gama muito grande de flores, chega a vez de minha rua. Os jacarandás tintam-se de roxos fazendo a minha rua toda linda. Tenho o privilégio de ver as copas das árvores de cima formando extenso tapete que veste toda a quadra.
Claro que não é só isso que faz minha rua um local muito gostoso na cidade. Ela tem outro destaque: a acessibilidade. É uma rua de bairro, quase no centro. Dizem que fica no Bom Fim, outros a referem no Rio Branco ou também Moinho de Ventos. Ela está perto da Goethe, onde passam linhas de lotação e ônibus, inclusive duas linhas transversais.
O texto tem um limite. Quase não pude contar que minha rua açula em mim, há um tempo, uma paixão quase universal: o voyeurismo. Vejo, não raro, um casal fazendo amor. Isso é muito lindo e faz minha rua atrativa. Só faltou dizer que minha rua é a Mariante. O número é segredo; posso perder o espetáculo.

Agora, votos para curtirmos o domingo que é de ramos. Logo estamos na Semana Santa. Que ela seja abençoada para os crêem e para os que não crêem. Amanhã, algo mais denso, é claro. Talvez responda: ¿Água virtual, o que isso? E como sobremesa, um por do sol que capturei desde a minha rua.



6 comentários:

  1. Muy querido Profesor Chassot,
    Lindos los recuerdos y preciosas las fotos, un arte que está en la familia.
    Que tenga también una bendecida semana, abrazos,

    ResponderExcluir
  2. Estimada Matilde,
    gracias por tu presencia en este blogue. Espero que un día, se todavía no conoces, puedas disfrutar Porto Alegre. Cuanto a arte fotográfica estar en la familia: existe una inversión genética: el padre recibe el gene del hijo
    Agradezco los deseos para esa semana tan marcada pela religiosidad de mucha gente y lo retribuyo para ti
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, esperava que falasse algo sobre a "Hora do Planeta". Em minha rua, como no ano anterior, apenas a minha casa e a casa dos meus avós aderiram ao movimento, mesmo sendo a "hora da novela".

    A belíssima foto do André, bem como a foto do por do sol, visto da Rua Mariante, só fazem ratificar o que José Fogaça escreveu: ´porto Alegre é demais.

    Ótimo dia, e boas-vidas a Gelsa, que retorna à Morada dos Afagos depois de uma temporada no velho continente.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido Marcos,
    primeiro obrigado pelos votos de retorna da Gelsa a sua Porto Alegre natal. Eu cumpri no escuro meus 60 minutos da Hora do Planeta. Vibro com as duas casas que aderiram na tua rua à proposta de pensarmos no Planeta. Obrigado por veres nas duas fotos que Porto Alegre ‘é demais’.
    Este domingo de ramos chuvoso lembra-me um saber primevo italiano. “Si no piove en rami, piovi en ovi’. Logo teremos sol no domingo de Páscoa.
    Uma informação: Leonardo de Parma foi assunto em mina fala desta sexta-feira na GVlaw com créditos ao seu criador.
    Uma boa semana santa
    achassot

    ResponderExcluir
  5. Caro Prof Chassot

    Passei para desejar-lhe uma boa semana. Hoje passei o dia na campanho aproveitando o descanso de Domingo, curtindo as maravilhas do convivio familiar. Isso faz muito bem
    Um abraço
    Eloí

    ResponderExcluir
  6. Prezada colega Eloí,
    obrigado por tão querida passagem por aqui. Também para mim, esse chuviscoso domingo outonal teve uma marca: curtir a família. O retorno da Gelsa catalisou visita de filhos e netos.
    Uma muito boa semana santa para ti e para os teus,

    attico chassot

    ResponderExcluir