TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 11 de março de 2010

11* “A Ciência é masculina?” vai ao Bar Farofa

Porto Alegre Ano 4 # 1316

Não sou catastrofista, mas há que convir que este 2010 transtorna nossos (des)conhecimentos do Planeta. As notícias são no mínimo intrigantes, sem deixar de reconhecer que são também devastadoras. Fico apenas com duas.

Deste que cheguei, na segunda-feira, aprendo que o Rio Grande do Sul está em estado de alerta. O ciclone (não é um ciclone) é espionado com uma intimidade de uma visita indesejada. “Ele está estacionado!” “Ele se mexeu!” “Ele não vai embora hoje, talvez amanhã!” Só falta dizerem: “Agora o ciclone se espreguiçou!” Parece folclórico quando jornalistas – ou melhor, narradores de futebol – se alçam a meteorologistas. Não é diferente quando estes cobrem apuração de eleição. Sei que buscam tranquilizar a população, mas convenhamos: merecemos algo melhor.

A outra: realmente incrível e não fosse a validação por uma instituição cientifica [Olhem eu supervalorizando e dando fé a Ciência!] colocaria no mesmo nível da primeira. O violento terremoto de 8,8 graus na escala Richter que sacudiu o Chile dia 27 de fevereiro deslocou a cidade de Concepción 3,04 metros no sentido oeste. Não recordo de jamais ter ouvido algo parecido. Certamente, só mais recentemente se tem possibilidades de fazer essas medidas com satélites e ai sabemos que até Buenos Aires foi movida de 2 a 4 centímetros a oeste. Dentro em breve vamos dizer de verdade ‘pára mundo que eu quero descer!’

Falemos em amenidades ou até em algo mais excêntrico. Para o fim de tarde desta quinta-feira tenho algo diferente. A primeira vista vou (quase) profanar uma de minhas palestras que mais apresentei. A Ciência é masculina? É sim, senhora! teve sua primeira fala, em 2002 em uma sessão ‘IHU ideias’. Essa palestra já a realizei mais de meia centena de vezes em dezenas de Universidades de vários estados brasileiros como também na França, no México, na Argentina (onde foi publicada em espanhol), no Uruguai e na Colômbia.

Pois hoje ela está no cardápio em Sarau no Bar Farofa. Atesto com folder promocional. Houve quem dissesse que esse espetáculo não combina comigo. Pois fui até o dicionário ver o que é sarau. O Houaiss me ensina que é uma 1) reunião festiva, geralmente noturna, para ouvir música, conversar, dançar; 2) reunião noturna, de finalidade literária; 3) concerto musical noturno. Opto pela alternativa 2 e recordo-me das tertúlias que participava no Círculo Literário de Madrid, durante o pós-doutorado onde a Gelsa e eu fomos convidados para falar do nosso trabalho com o MST.

Mas estou entusiasmado, mesmo que receoso, em ir ao Bar Farofa que o Professor Google Sabe Tudo me mostra que esse nome é muito recorrente para bares e existe em dezenas de cidades brasileiras. Mas esta noite vou escrever em meu diário: “falei no Bar Farofa de Porto Alegre”.

A atividade ocorre dentro da celebração do Dia Internacional da Mulher. Numa promoção do Gabinete da Vereadora Sofia Cavedon, organizada pela Professora Maria de Fátima Baierle. A proposta surgiu quando a Sofia e eu participamos, no ano passado de atividades do Fórum Regional de Educação, em Osório a convite do Vereador Denílson Silva, meu ex-orientando de mestrado. Então pensamos em levar o tema da ‘Ciência masculina’ a um dos saraus mensais promovidos pelo seu gabinete.

Claro que considerando outros pontos da programação e o cenário do evento, vou fazer profundos cortes em minha fala. Isso é complicado. Lembro de minha mãe que dizia que é mais fácil fazer uma roupa nova que reformar uma usada. Na outra sexta-feira, dia 19 poderei fazer a mesma fala mais completa na Fundação CEEE, esta em decorrência de palestra que fiz no ano passado na Eletrosul.

Nunca é demais recordar que as primeiras falas provocaram polêmicas (e até vaias) a começar pelo título provocativo do livro A Ciência é masculina? e a resposta seguida na página de abertura: É sim, senhora! Sempre contrapus as acusações machistas com as dedicatórias: Para Maria Antônia, minha neta, que, afortunadamente, será mulher em novos tempos e para Gelsa, minha companheira, cujo fazer acadêmico ajuda a chegada destes novos tempos.

É bom recordar o surgimento do livro que já teve desde 2003 quatro edições. Estava preparando a publicação do Educação conSciência (que escrevera em Madrid; hoje comecei a revisar o material da 3ª edição) quando um capitulo ficava extenso demais. Ele foi desentranhado do mesmo, e depois de apresentado no IHU Ideias, se fez livro independente. Aqui refiro minha gratidão muito especial, ao Instituto Humanitas Unisinos. Ele é um fórum de discussão muito especial. Cabe-lhe uma palavra muito corrente na academia, sem que se atente ao seu significado mais denso: seminário, canteiro onde se semeiam vegetais que depois serão transplantados, um semeadouro de ideias. Tomara que eu contribua para que no anoitecer desta quinta-feira eu ajude a fazer do Bar Farofa um seminário.

10 comentários:

  1. Mestre Chassot, torço para que tudo corra bem na sua fala no Bar Farofa. Espero que, mesmo mutilada, sua fala mantenha o encanto de sempre.

    Quanto ao RPG, posso preparar algo para uma blogada da próxima semana. Há algo em especial que queria que eu aborde?

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Marcos,
    obrigado pela torcida na levada de ‘A Ciência é masculina?’ ao bar Farofa. Não te parece um pouco uma dessacralização da mesma? Farei esforços para mantê-la impoluta mesmo que mutilada.
    Quanto ao texto de RPG seria agradável se pudesses trazer um bê-á-bá do tema. Lembras da pequena iniciação que me fizeste na noite memorável que visitaste a Morada dos Afagos?
    Imagina que terás mais de meia centena de leitores na sua maior parte acredito ligados à área da Educação
    Com expectativa
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Nem vou desejar sucesso, Mestre!
    hehehe!
    Já tive o prazer de assistir a esta sua Palestra e, sinceramente, é maravilhosa!!
    Por isso não desejarei aquilo que o senhor já o é!
    =]
    Mas confesso que queria ser um 'mosquitinho' para poder estar presente hoje para assistir mais uma vez!
    ^^!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Thaiza,
    tua torcida é um delicioso um estímulo. Se o mosquitinho não vier, já veio tua força.
    Não posso negar nervosismo em função do cenário. Amanhã devo contar aqui como foi.
    Obrigado por apareceres aqui, sempre tão querida.
    Estarei em Goiás em junho, mas não na tua Goiânia, Vou a Itumbiara para uma fala.
    Um afago
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Professor Chassot
    Estarei torcendo para que como sempre encante seus ouvintes, como encanta seus leitores, tenho ensaiado como começar uma idéias que tenho sobre alfabetização ,uma vez que trabalhei muitos anos nessa disciplina com alunas no Curso Normal, que por sinal,esse está em fase difícil, pois tramitam uns projetos que mudariam totalmente o perfil desse curso a nível médio. E eu não vejo uma reação dos que atuam em formação de professores nesse nível muito contundente. Mas , se o Sr. me encaminhasse uma questão sebre o tema , creio que ficaria mais fácil para eu deslanchar e sistematizar ideias e assim desenvolver melhor um texto... ou... Espero uma orientação, posso? ou é pedir demais?
    Estarei torcendo pelo sucesso garantido de uma boa leitura para amanhã.
    Um abraço
    Eloí

    ResponderExcluir
  6. Querida Eloí,
    sempre gosto de receber teus comentários.
    Obrigado pela torcida.
    Ajudou muito!
    Só que estou chegando quase agora (23h). Vi que não sou da noite, pois a parte artística, muito bonita, mas não terminava nunca,
    Na blogada de amanhã vou contar um pouco do sarau.
    Amanhã com mais vagar vou propor o que pedes.
    Um afago com carinho do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Primeiro lugar, grato pelo convite, embora náo possa te acompanhar nesta jornada. Mas, depois me fale mais desta sexta, dia 19/03 na CEEE. Quanto ao evento no Bar, creio ser uma idéia sensacional e merecedora de elogios. Sempre gostei destas inovaçoes. Creio que sair do tradicional e renovar é uma atitude de coragem. Por isso, tenho a certeza do sucesso e quero ve-lo descrito na tua blogada desta sexta. Uma grande abraço do JB>

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Jairo,
    acredito que tenha ido muito bem. Senti o quanto as pessoas gostaram. Mas aquilo (ainda) não é o meu chão.
    Queria escrever o relato agora, mas o cansaço me vence.
    Esta noite tu, eu e mais a metade do Rio Grande do Sul somos equatorianos.
    Secar é lei, Uma leitora deste blogue de Guayaquil, ausente há um tempo terá nosso apoio.
    Uma boa noite
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh!!!
    Que maravilha!!
    =]
    E estarás no ENEQ este ano?!
    Vai ser aqui pertinho também desta vez!
    .
    Suave noite!
    .

    ResponderExcluir
  10. Querida colega Thaiza,
    está nos meus planos estar em julho no ENEQ em Brasília.
    São sempre privilegiados momentos de reencontros,
    afago com expectativas
    attico chassot

    ResponderExcluir