Cheguei
ontem, mais uma vez a Manaus. Era 14h (16h BSB) quando o avião pousou. Ainda
embarcado, por notícia da Gelsa, soube do significativo que fez o mural acima. Às
16h, iniciava uma aula na Licenciatura em Ciências da UFAM e fiz, então, merecida
homenagem a Bauman.
Antes da
aula almoçara com a Irlane e Ana Cláudia, minhas atenciosas anfitriãs, que mais
uma vez me acolheram no aeroporto. Talvez, possa dizer que do contato com professores
e alunos tenha percebido que a cidade está com medo. As mortes em presídios no
Norte já chegam, neste ano a uma centena.
Minha
atividade aqui, mais uma vez, se insere em meus fazeres acadêmicos, enquanto
professor e orientador de doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e
Matemática/REAMEC*.
*REAMEC Há mais de seis anos, os nove estados amazônicos organizaram um
pool de cerca de 30 instituições de ensino superior, públicas e privadas, com o
propósito de formar, até 2020, duzentos doutores em Ensino de Ciências e
Matemática, voltados à realidade amazônica. As atividades lideradas pela UFMT
estão divididas em três polos: em Cuiabá, na UFMT; em Belém, na UFPA; em
Manaus, na UEA.
Hoje e
amanhã estou em duas defesas de doutorado. Hoje, enquanto examinador e amanhã
acompanhando a defesa de uma doutoranda de quem sou o orientador. Nas edições
de hoje e de amanhã, comentários das duas defesas serão centrais.
Informações da defesa da tese: A EDUCAÇÃO
CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL estão no convite ao lado.
A
doutoranda Ethel Silva de Oliveira é professora na Universidade do Estado do
Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Tefé, a 631 Km em distância
fluvial de Manaus. A pesquisa, orientada pela Profa. Dra. Denise de Freitas da Universidade
Federal de São Carlos – UFSCar foi realizada no município de Itacoatiara, que
dista 261 km da capital.
Uma
extensa e bem conduzida pesquisa envolveu observações de aulas dos anos
iniciais do ensino fundamental, entrevistas com professores, análise de livros
textos e de dezenas de artigos de revistas de vários pontos do país.
A autora
conclui que “A educação Ciência-Tecnologia-Sociedade /CTS está
presente no ensino de Ciências dos anos iniciais ainda de forma hibridizada
pelas concepções e perspectivas curriculares tradicionais e compreensão do CTS
via contextualização dos conceitos científicos.” Ethel encerra sua tese
dizendo que “... o processo de imersão na pesquisa me ajudou a ampliar e
aprofundar o alcance do olhar aos anos iniciais; as crianças deste tempo e suas
demandas; ao currículo, em suas diferentes dimensões e manifestações; a minha
posição enquanto formadora de professores da Educação Infantil e anos iniciais
do Ensino Fundamental; a reflexões sobre o compromisso com este campo de estudo
diante das limitações de pesquisas nessa área; ao compromisso político,
principalmente, pelo meu papel de educadora, de cidadã, perante uma crise de
percepções e valores do nosso tempo e em tantos outros aspectos que extrapolam
o divulgado e sistematizado nessa pesquisa, enquanto conhecimento científico”.
Dos Pampas (RS) às Águas (AM), no Brasil continental, o Mestre Chassot voa distâncias, engrandecendo o ensino, valorizando a pesquisa e testemunhando a importância do conhecimento e da convivência. Abraços, querido amigo! Élcio, Sorocaba/SP, 11/01/2017.
Muito querido amigo Elcio Mario! Agradeço, já na sala onde presidirei a defesa da tese doutoral "saberes que sabem à extensão" de orientanda minha. A partir do meio dia detalhes no blogue. Um abraço manauara Achassot
Dos Pampas (RS) às Águas (AM), no Brasil continental, o Mestre Chassot voa distâncias, engrandecendo o ensino, valorizando a pesquisa e testemunhando a importância do conhecimento e da convivência. Abraços, querido amigo! Élcio, Sorocaba/SP, 11/01/2017.
ResponderExcluirMuito querido amigo Elcio Mario!
ResponderExcluirAgradeço, já na sala onde presidirei a defesa da tese doutoral "saberes que sabem à extensão" de orientanda minha. A partir do meio dia detalhes no blogue.
Um abraço manauara
Achassot