terça-feira, 10 de janeiro de 2017

10.— A alfabetização científica nos anos iniciais


ANO 11

 Morreu  Zygmunt Bauman

1925 –2017

EDIÇÃO 3242

 


Cheguei ontem, mais uma vez a Manaus. Era 14h (16h BSB) quando o avião pousou. Ainda embarcado, por notícia da Gelsa, soube do significativo que fez o mural acima. Às 16h, iniciava uma aula na Licenciatura em Ciências da UFAM e fiz, então, merecida homenagem a Bauman.

Antes da aula almoçara com a Irlane e Ana Cláudia, minhas atenciosas anfitriãs, que mais uma vez me acolheram no aeroporto. Talvez, possa dizer que do contato com professores e alunos tenha percebido que a cidade está com medo. As mortes em presídios no Norte já chegam, neste ano a uma centena.

Minha atividade aqui, mais uma vez, se insere em meus fazeres acadêmicos, enquanto professor e orientador de doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC*.

 *REAMEC Há mais de seis anos, os nove estados amazônicos organizaram um pool de cerca de 30 instituições de ensino superior, públicas e privadas, com o propósito de formar, até 2020, duzentos doutores em Ensino de Ciências e Matemática, voltados à realidade amazônica. As atividades lideradas pela UFMT estão divididas em três polos: em Cuiabá, na UFMT; em Belém, na UFPA; em Manaus, na UEA.

Hoje e amanhã estou em duas defesas de doutorado. Hoje, enquanto examinador e amanhã acompanhando a defesa de uma doutoranda de quem sou o orientador. Nas edições de hoje e de amanhã, comentários das duas defesas serão centrais.

Informações da defesa da tese: A EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL estão no convite ao lado.

A doutoranda Ethel Silva de Oliveira é professora na Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Tefé, a 631 Km em distância fluvial de Manaus. A pesquisa, orientada pela Profa. Dra. Denise de Freitas da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar foi realizada no município de Itacoatiara, que dista 261 km da capital.

Uma extensa e bem conduzida pesquisa envolveu observações de aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, entrevistas com professores, análise de livros textos e de dezenas de artigos de revistas de vários pontos do país.

A autora conclui que “A educação  Ciência-Tecnologia-Sociedade /CTS está presente no ensino de Ciências dos anos iniciais ainda de forma hibridizada pelas concepções e perspectivas curriculares tradicionais e compreensão do CTS via contextualização dos conceitos científicos.” Ethel encerra sua tese dizendo que “... o processo de imersão na pesquisa me ajudou a ampliar e aprofundar o alcance do olhar aos anos iniciais; as crianças deste tempo e suas demandas; ao currículo, em suas diferentes dimensões e manifestações; a minha posição enquanto formadora de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; a reflexões sobre o compromisso com este campo de estudo diante das limitações de pesquisas nessa área; ao compromisso político, principalmente, pelo meu papel de educadora, de cidadã, perante uma crise de percepções e valores do nosso tempo e em tantos outros aspectos que extrapolam o divulgado e sistematizado nessa pesquisa, enquanto conhecimento científico”.

2 comentários:

  1. Dos Pampas (RS) às Águas (AM), no Brasil continental, o Mestre Chassot voa distâncias, engrandecendo o ensino, valorizando a pesquisa e testemunhando a importância do conhecimento e da convivência. Abraços, querido amigo! Élcio, Sorocaba/SP, 11/01/2017.

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  2. Muito querido amigo Elcio Mario!
    Agradeço, já na sala onde presidirei a defesa da tese doutoral "saberes que sabem à extensão" de orientanda minha. A partir do meio dia detalhes no blogue.
    Um abraço manauara
    Achassot

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