ANO
8 |
R I B E I R Ã O P R E T O – S P
|
EDIÇÃO
2529
|
Estou, nesta
manhã retornando Ribeirão Preto/Guarulhos /Porto Alegre. Ontem, graças a
fidalguia de colegas pude conhecer um pouco de Ribeirão Preto imponente
metrópole com 650 mil habitante e, mais especialmente, o magnífico campus da
USP, localizado em terras de uma antiga fazenda de café.
A palestra promovida
pelo Departamento de Química da USP foi concorrida, mais de 120 pessoas de
diferentes áreas. Muitas fotos e
autógrafos. Estes são não foram mais numerosos porque 80% dos livros que trouxera
na quarta-feira foram adquiridos em Araraquara.
Encerro agosto
aqui na região central de São Paulo. Aditei ao rol de postagem deste blogue
mais duas cidades: as duas últimas edições ocorreram em Araraquara e esta, em
Ribeirão Preto.
Há quem diga
que o mês que vive seu ocaso é o mês do
desgosto. Parece que, este ano, cumpriu sua sina. Tive o meu dissabor, que
nem de longe se assemelha, por exemplo, aos daqueles que foram vítimas de dias
diluvianos no Rio Grande do Sul, como contei aqui na quinta-feira. Tive
desgosto? Sim, mas nada a abalar convicções. Curti o mesmo, por vários dias,
antes de trazê-lo. Faço aqui e agora.
Chassot, o
breve, bis. Há 20 anos,
vivi meteórica passagem como diretor de uma importante escola particular de
Porto Alegre. Se um dia for referido na história da mesma, a menção será “Chassot, o breve... não durou seis meses.”
No meu livro Memórias de um professor:
hologramas desde um trem misto há um capítulo dedicado este episódio não
muito glorioso de minha história.
Neste agosto,
repete-se algo parecido. A 1º de março de 2013, a convite, fui contratado como
professor de um Programa de Pós Graduação em Educação. Enchi-me de entusiasmo.
Teci sonhos. Refiz planos. Mas não fraudei minhas convicções. Organizei
seminário inédito, muito bem avaliado pelos
participantes em um mestrado muito promissor.
Em dias de
julho, meus colegas e eu recebemos algo assim: “Como estamos finalizando o primeiro
semestre, tendo em vista manter suas pastas atualizadas, solicitamos a entrega
impreterivelmente até o dia 15/07
de relatório da produção do semestre”.
Em minha resposta,
após menos de cinco meses na instituição enviei o relatório que está ao final.
Meu relatório
foi avaliado. Recebi aviso para comparecer a instituição, para ser demitido no
mesmo dia em que uma professora amazonense me envaidecia, publicado em uma rede
social mensagem que recebeu dezenas de comentários: “Queridíssimo mestre Attico Chassot, é por ter sido contagiada por sua
incansável tentativa de fazer alfabetização científica e por admirar, respeitar
e acreditar em seu belíssimo trabalho, tens constantemente viajado comigo pelo
interior do Estado do Amazonas por intermédio do "Alfabetização
Científica: questões e desafios para a educação", "Sete Escritos
sobre Educação e Ciência" e " A Ciência através dos Tempos".
Satisfação imensa em tê-lo como um referencial em termos de alfabetização
científica e poder disseminar suas ideias com os participantes do PCE FAPEAM!
Forte abraço, Aldalúcia Gomes”
Argumento para
demissão: meu perfil não tinha produção que o mercado exigia. Precisavam de
produtores de artigos científicos publicados em revistas com impacto acadêmico.
Eu, em cinco meses, não anunciara nenhum.
Hoje, na
pós-graduação brasileira os docentes há duas alternativas.
1) sujeitar-se
a ser ‘máquinas produtoras de artigos’ que sejam publicáveis em revistas tidas
como de nível excelentes, preferentemente estrangeiras, cuja produção gere
impacto (= ser citado).
2)
candidatar-se a serem excluídos do sistema, por negar à Educação o status de
mercadoria e centrar a sua produção acadêmica na disseminação da mesma à
sociedade que financia a maior parte da pós-graduação brasileira, especialmente
a área das Ciências Humanas.
Opto por fazer
uma Educação que não é aquela que
narro em Vende-se tabaco, perfume
importado, Educação e camiseta de marcas, p. 67-82, in Análise dos sistemas
de Educação Superior no Brasil e em Portugal. ARAUJO, C.M.M.; POLIDORI,
M.M. EdiPUCRS / Editora Universitária Metodista, 2012. ISBN 978-8599738-19-1
Minha opção é
a segunda alternativa. Não consigo submeter-me a primeira. Por tal sou
ferreteado como um improdutivo. Assim
não sonego o acerto da decisão de quem me fez, uma vez mais, ser ... Chassot, o breve.
Relatório do 1º semestre de 2013
1.-
PUBLICAÇÃO DE LIVROS
1.- Ensino de Ciências: Pontos e contrapontos [diálogos entre Nélio
Bizzo e Attico Chassot, mediados por Valéria Amorim Arantes] São Paulo: Summus,
2013, 192 p. ISBN N 978-85-323-0891-7
2.- A Ciência é masculina?
É, sim senhora! São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013 (1ª edição: 2003)
sexta edição ampliada e atualizada.
2.-
PREFÁCIOS
1.- Um prelúdio para outro Ensino Médio
prefácio mais orelha para Reestruturação
do Ensino Médio: pressupostos
teóricos e desafios da prática [AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio
(orgs)]. São Paulo: Fundação Santillana e Moderna, 2013, 192 p. ISBN N 978-85-6348-915-9
2.-
Um prelúdio, ou tentativa encantar-se com a docência prefácio e quarta
capa para Ciências e Biologia: propostas
para um continuado (re)iniciar [DUSO, Leandro; HOFFMANN, Marilisa Bialvo
(orgs)]. Ijuí: EdUnijuí 2013, 320p. ISBN N 978-85-419-0063-8
3.- Um
prelúdio, ou tentativa de fazer de utopias, realidades
prefácio para Guia do técnico de
segurança do trabalho [BRASIL,
Jairo]. São Paulo: Atlas, 2013, Prelo
4.- Uma isagoge em laudação a um manual prefácio do livro Manual
de implantação de museus escolares BARCELLOS, Guy Barros].
Porto Alegre: Edipucrs, 2013, Prelo
3.-
CAPÍTULOS DE LIVROS
CHASSOT,
Attico et alii Produção do conhecimento
na Educação Superior: Uma perspectiva
inclusiva. In LEITE, Denise; LIMA, Eliseth Gonzaga dos Santos. Conhecimento, avaliação e redes de
colaboração: produção e produtividade na Universidade. Porto Alegre: Sulina. 2013, p 348 – 370 ISBN 978-85-205-0667-7
4.-
PUBLICAÇÃO COM DISCENTE
BONIATI, Silvia
Daiana Parussolo; CHASSOT, Attico. Avaliação
da aprendizagem em sala de aula: a implantação da Progressão continuada.
Trabalhp submetido e aceito nos III
Congresso Internacional de Avaliação e o VII Congresso de Educação promovido pela UNISINOS em outubro de 2013.
5.-
SEMINÁRIOS
#
|
Duração/Período
|
Temática
|
Instituição
|
Cidade
|
Publico
|
01
|
30
horas 09 a 16 janeiro
|
História
e Filosofia da Ciência
|
REAMEC
|
Manaus
|
20
doutorandos
|
02
|
30
horas março a
Junho
|
A
busca do escrever Ciência com Arte
|
URI
|
Frederico
Westphalen
|
7
mestrandas
|
03
|
30
horas de abril a junho
|
A
busca do escrever Ciência com Arte
|
UNILASALLE
|
Canoas
|
12
mestrandos
|
6.-
DISCIPLINA MINISTRADAS
6.1.-
GRADUAÇÃO
Teorias
do Desenvolvimento Humano, 4 créditos, no Centro
Universitário Metodista do IPA, 2 turmas: 1) licenciatura em Música; 2)
Licenciatura em Educação Física e Pedagogia.
6.2.-
PÓS-GRADUAÇÃO
Educação
e inclusão 4 créditos, no Mestrado Profissional de
Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA, regência do
seminária compartida com Prof. Dr. José Clovis de Azevedo.
7.-
PALESTRAS
#
|
DATA
|
TÍTULO
|
INSTITUIÇÃO
|
CIDADE
|
Participantes
|
01
|
0103
|
Como fazer de saberes populares, saberes
escolares
|
Colégio
Metodista Americano
|
Porto
Alegre
|
200
alunos e professores
|
02
|
0405
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
UNIPAMPA
|
Dom
Pedrito
|
180
professores da Educação Básico
|
03
|
0405
|
O
que é Ciência afinal?
|
UNIPAMPA
|
Dom
Pedrito
|
100
professores e alunos do mestrado
|
04
|
O410
|
PAPA FRANCISCO: GESTOS, INTERPRETAÇÕES e DESAFIOS
|
Unilasalle
|
Canoas
|
60
pessoas
|
05
|
0422
|
O
que é Ciência afinal?
|
I
E Paulo da Gama
|
Porto
Alegre
|
200 alunos e professores do Ensino Médio
|
06
|
0426
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
Universidade
Estadual de Roraima
|
Boa
Vista - RR
|
150
professores e mestrandos da UERR
|
07
|
0508
|
O
que é Ciência afinal?
|
32ª
CRE
|
São
Luis Gonzaga
|
350
professores do ensino médio
|
08
|
0508
|
Como
ler o mundo com a Ciência?
|
32ª
CRE
|
São
Luis Gonzaga
|
300
professores do ensino fundamental
|
09
|
0508
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
UERGS
|
São
Luis Gonzaga
|
Aula magna: 100
professores e alunos
|
10
|
0509
|
Para
formar jardineiros para cuidar do planeta
|
UFFS
|
Cerro
Largo
|
120
professores de Educação Básica
|
11
|
0509
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
UFFS
|
Cerro
Largo
|
Aula magna:
150professores e alunos
|
12
|
0516
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
UNIFRA
|
Santa
Maria
|
300
alunos e professores das licenciaturas
|
13
|
0520
|
O
que é Ciência afinal?
|
I
E Paulo da Gama
|
Porto
Alegre
|
200 alunos do Ensino Fundamental
|
14
|
0523
|
Para
além da disciplina de Química
|
UFRGS
|
Porto
Alegre
|
50
alunos do curso de Química
|
15
|
0527
|
Diálogo
de aprendentes
|
USP
|
Ribeiro
Preto
|
Vídeo-
aula 40 alunos de Química
|
16
|
0529
|
Indisciplinaridade:
para além da transdiciplinaridade
|
URI
|
Erechim
|
220
alunos e professores
|
17
|
0619
|
História e Filosofia da Ciência
catalisando propostas transdisciplinares
|
UTFPR
|
Campo
Mourão
|
150
bolsista de PIBID em Química do Paranã
|
19
|
0620
|
O
que é Ciência afinal?
|
UTFPR
|
Campo
Mourão
|
20
professores da Educação Básica
|
20
|
0621
|
A
busca do escrever Ciência com Arte
|
Mestrado
Reabilitação e inclusão IPA
|
Porto
Alegre
|
20
alunos
|
21
|
0629
|
Diálogo Ciência & Religião: uma
(quase) utopia
|
Café
Filosófico livraria Nova Roma
|
Porto
Alegre
|
45
pessoas
|
7.-
BANCAS
#
|
DATA
|
NIVEL
|
Programa de
Pós Graduação
|
Instituição
|
Cidade
|
1
|
0109
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual do Amazonas
|
Manaus
|
2
|
0109
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual do Amazonas
|
Manaus
|
3
|
0425
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual de Roraima
|
Boa
Vista
|
4
|
0425
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual de Roraima
|
Boa
Vista
|
5
|
0426
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual de Roraima
|
Boa
Vista
|
6
|
Mestrado
Qualificação
|
Educação
|
URI
|
Frederico
Westphalen
|
|
7
|
0529
|
Mestrado
Defesa
|
Ecologia
|
URI
|
Erechim
|
8
|
0610
|
Mestrado
Defesa
|
Reabilitação
e Inclusão
|
Centro
Universitário Metodista do IPA
|
Porto
Alegre
|
9.-
ORIENTAÇÕES
#
|
Nome
|
Nivel
|
IES
|
Qua
|
Def
|
Tematica
|
1
|
Camila
Guidine Camargo
|
Mestdo
|
URI-FW
|
SIM
|
0314
|
A
presença indígena na universidade
|
2
|
Célia
Serrão
|
Doutdo
|
REAMEC
|
SIM
|
0614
|
Sabores
amazônicos fazendo saberes escolares
|
3
|
Eloá Giosane Brum Rambo de Ávila
|
Mestdo
|
Unilasalle
|
0314
|
0315
|
A
Formação do Enfermeiro para a Prática Pedagógica
|
4
|
Irlana
Maia de Oliveira
|
Doutdo
|
REAMEC
|
0314
|
0616
|
A
extensão na UFAM: passos e descompassos
|
5
|
Luciana
Franco Barbosa
|
Mestdo
|
CUM-IPA
|
SIM
|
0813
|
A
formação de Jovens trabalhadores
|
6
|
Quiélen
Rosa Souza Albarello
|
Mestdo
|
URI-FW
|
SIM
|
0314
|
Um
olhar sobre a Matemática: gosto ou pavor?
|
7
|
Silvia
Daiana Parussolo Boniati
|
Mestdo
|
URI-FW
|
0913
|
0614
|
implantação
da Progressão continuada.
|
10.-
DISSEMINAÇÃO DA CIÊNCIA
Antes de relatar este
último item relativo às atividades de 2013/1, por ser o primeiro relatório
institucional, deva dizer que é na disseminação da Ciência que centro muito dos
meus fazeres. Nos últimos cinco anos estive para proferir palestras em Instituições
de 25 das 27 unidades da federação (só não estive ainda no Amapá e no Acre) e
com mesma finalidade fiz palestras na Argentina (cinco universidades), Colômbia
(quatro universidades), Dinamarca, Espanha, França, México, Paraguai e Uruguai.
Bizarro uma pós em educação demitir Attico Chassot! Vem pro PPGEC-UnB, Mestre!
ResponderExcluirMestre Chassot,
ResponderExcluirNão acredito, Esta instituição que fez isso com o senhor é míope.
Eu não conheço — talvez exista — alguém mais produtivo que o senhor.
Eu me senti agredido.
A solidariedade e admiração do
Laurus Loureiro Lima
Caro amigo prof, Chassot:
ResponderExcluirAcabo de ler a sua revelação, na blogada da hojea. Estou parvo e, ao mesmo tempo, indignado. Como se pode aguentar uma visão academica tão tosca diante da qualidade de suas atividades? Do peso do seu curriculum? E da sinceridade de suas propostas de trabalho? Ah, essa nossa academia gestora, tão tacanha quanto ignóbil, para não dizer burra. Estou com você.
Abraços mais do que solidários.
José Carneiro
Grande Chassot,
ResponderExcluirisso é incrível.
Pensei que lia uma ficção modelito pulgo e pulga de ontem,
Li seu relatório. Duvido que alguém possa chama-lo de improdutivo.
Indignada solidariamente,
Mirian de Salônica
Muito querido Mestre Chassot,
ResponderExcluirO senhor é nosso Feyerabend.
Veja sua luta contra os Comitês de Ética na Pesquisa e contra a excrescência que é Plataforma Brasil.
Agora o senhor é vítima dessa qualisação.
Qualquer Programa de Pós Graduação em Educação (sem visão obtusa) o acolherá;
Marcella
Muito querido Mestre Chassot,
ResponderExcluirO senhor é nosso Feyerabend.
Veja sua luta contra os Comitês de Ética na Pesquisa e contra a excrescência que é Plataforma Brasil.
Agora o senhor é vítima dessa qualisação.
Qualquer Programa de Pós Graduação em Educação (sem visão obtusa) o acolherá;
Marcella
Professor Chassot!
ResponderExcluirConvença-se:
Não se joga pérola aos porcos.
Ontem à noite quando eu ouvi na USP de RP. Dizia este é o Lutero da Ciência: o Protestante
Solidariamente revoltada,
Hipácia de Nola
Meu sábio amigo, entristece-me constatar o que sempre enfatizo em meus comentários, vivemos uma era sem ética, como dizia Marx o que norteia a sociedade são as bases de um mercado dominado pelo capital. Com isso os bancos escolares perdem diariamente Atticos e Chassots, e perdem portanto qualidade de ensino. Tive uma fase em minha vida com ocorrência parecida quando fui diretor de material em um hospital público, como não concordei com a corruptela fui "convidado" a ser substituído por uma marionete.Meu amigo saiba que sua didática é brilhante, a todos a que indico sua literatura me retornam com os mais completos elogios. E mais, essas indicações são a um público dos mais ecléticos possíveis de cientistas a estudantes.
ResponderExcluirAbraços do amigo e leitor diário
Antonio Jorge
Olá Mestre Chassot, como vai? Achei o tal programa de pós-graduação em educação muito mal educado. Tanto no sentido da polidez, da cortesia e da delicadeza (como demitir alguém que foi convidado depois de um semestre de trabalho? É como se eu o convidasse para um cafezinho em minha casa e o expulsasse assim que lá você pusesse os pés), mas, principalmente, no sentido científico. Você é um grande educador e é muito maior que a tal instituição que, certamente (e paradoxalmente), não sabe o que é educação. Essa política dos órgãos de avaliação e fomento da ciência brasileira, de introduzir o capitalismo selvagem no meio científico, é deletéria e piora a sociedade.
ResponderExcluirAo Nosso Querido e Grande Mestre que não foi DEMITIDO: Sem justa causa o nome já diz tudo não é preciso explicar nada mestre, é ou não é uma ditadura? são eles que dão as cartas de ensino.Gostaria muito de saber que forma e filosofia de ensino é esse,é uma pena que por ignorância de uma instituição os alunos sejam privados de teus conhecimentos,mais uma vez quem perdem são os jovens... acredite você é um profissional indiscutível. Estamos PROTESTANDO. Um abraço Ley.
ResponderExcluirLimerique
ResponderExcluirO mestre seu currículo descreve
E ousar contra sistema se atreve
Mas máquina da deseducação
Não se permite concessão
Portanto tornou-o Chassot, o breve.
Querido Prof.(eterno) Chassot!
ResponderExcluirEspero que a vida continue nos proporcionando muitos outros reencontros...
Bon courage!
Bisous de la France
Luciana Backes
Mestre Chassot,
ResponderExcluirVocê pode ser um Lutero ou um Feyerabend, como o comparam em outros posts.
És por primeiro um dos ícones da alfabetização científica brasileira que comoveu a muitos de nós em Teresina no ano passado.
Aceite o desagravos dos piauiense pelo que uma instituição mercantilista lhe fez.
Venha ser professor em Estado que o ama
Amigo querido,
ResponderExcluirUma Universidade "em desenvolvimento" (evitando terminologias menos simpáticas e mais verdadeiras) laureava a fronte de um grande intelectual de nosso tempo ou contrário?
A faina produtivsta assola até a elite intelectual mais aurática. Entristeci-me, não por ti, mas pelos alunos... Abraço-te nesta triste constatação: ainda há muito que amadurecermos cientificamente no Brasil.
Meu solidário afago,
Guy.
Mestre Chassot,
ResponderExcluirMinha pergunta é a mesma do professor Guy:
quem perdeu: o senhor que foi excluído de um Programa de Pós Graduação em Educação que pensa que o senhor não o merece ou os alunos do mesmo que não terão mais o privilégio de ouvi-lo como tiveram aqueles de nós que na noite de quinta-feira o ouvimos atentamente suas palavras de sabedoria, na UNESP de Araraquara, quando já passava das 23h?
Aqui sempre terá um lugar para o senhor. Não precisa esperar para 21º EVEQ em 2024.
gabi
Querido mestre!
ResponderExcluirCarrego comigo uma certeza que, creio, compartilhas também, pois nossa experiência assim o atesta:
Há momentos que a despeito de (ou justamente por) serem breves, se eternizam na história pela intensidade com que foram vivenciados. Acredite: Não foi em vão. O tempo mostrará o que hoje não se vê! Vidas marcadas carregam cicatrizes que se tornam bandeiras de luta pela transformação. Grande e carinhoso abraco: Lia, a Ilíria que ainda lê
Cada vez mais simpatizo contigo e entendo o porque mestre vem antes de Chassot, essa instituição não o merece. Um abraço de um cearense,
ResponderExcluirDiego
Queridíssimo Mestre Chassot,
ResponderExcluirÉ justamente por ter percebido ao ler tua primeira obra que negas veementemente à Educação o status de mercadoria que passei a nutrir por ti sentimentos de admiração, gratidão e respeito! Reafirmo o comentário feito por mim em rede social, pois foi após o contato com tuas palavras sobre Alfabetização Científica que passei a perceber a importância desta para todos os cidadãos! Contudo, estranhamente a mesma instituição que te qualifica como improdutivo é a mesma que te apresentou-me como referência em Alfabetização Científica!
Forte abraço Grande Mestre!!!
Mestre Chassot!
ResponderExcluirO senhor acena para duas possibilidades:
1) sujeitar-se a ser ‘máquinas produtoras de artigos’ que sejam publicáveis em revistas tidas como de nível excelentes, preferentemente estrangeiras, cuja produção gere impacto (= ser citado).
2) candidatar-se a serem excluídos do sistema, por negar à Educação o status de mercadoria e centrar a sua produção acadêmica na disseminação da mesma à sociedade que financia a maior parte da pós-graduação brasileira, especialmente a área das Ciências Humanas.
Opta pela segunda e assim naturaliza o acerto da decisão de quem o fez, uma vez mais, ser ... Chassot, o breve.
Sabe quando teremos uma pós-graduação de qualidade? Quando mais pesquisadores fizerem opção como a sua.
Com admiração,
Felipe de UFTO Campus Tocantins
Querido amigo,
ResponderExcluirgostei muito de seu blog que lhe permite dizer e analisar a situação da educação de forma crítica. No momento faço parte daqueles que são considerados produtivos nas avaliações dos órgãos de pesquisa e fiz essa opção de alguns anos para cá. Porém, respeito muito a decisão de quem não a fez, como você.
Um grande abraço,
Mafá UFMG
Caríssimo amigo
ResponderExcluirQuero dizer que me solidarizo com sua crítica. O sistema Qualis da CAPES cada vez mais se torna sinônimo de produção em série necessária à concessão de fomentos a pesquisadores como também à sua sobrevivência no âmbito da Pós-graduação stricto sensu. E quanto mais se exige que o pesquisador produza, menos as revistas qualificadas como A1 e A2 conseguem avaliar suas produções com a agilidade necessária. Por vezes, levam até doze meses para dar a resposta. Como, então, "produzir em série" se as esteiras de escoamento da produção se acham emperradas? Há muita coisa errada e perversa nesse sistema, que converte o conhecimento científico em mercadoria e os trabalhadores que produzem esse conhecimento em perseguidores de metas cada vez mais inalcançáveis.
Abs
Renato
Boa Noite Estimado Mestre,
ResponderExcluirAo ler a notícia fiquei chocada com o acontecimento, é lamentável tal atitude. Mestre, você não se faz breve, mas já se tornou eterno para aqueles que o admiram e lhe tem como exemplo de verdadeiro educador. Para as pessoas que fazem Chassot, “o breve”, eu os comparo como poeira ao vento, essas, o vento leva, e o que elas deixam, nada.
Um forte abraço,
Professora Irlane Maia de Oliveira - Depart. de Biologia
Universidade Federal do Amazonas
Boa noite mestre,
ResponderExcluirGostaria de deixar registrado aqui a minha aversão a esta formatação da Educação que prima por uma quantidade (duvidosa) transformando-a em mercadoria o que nos torna reféns do Lattes e de Qualis como determinantes da nossa produtividade acadêmica.
Esta academia perde uma mente brilhante e muito mais: um educador extremamente humano (cada vez mais difícil nos dias de hoje).
Um forte abraço!
Camila
Mestre Chassot,
ResponderExcluirum grande abraço do teu amigo e admirador.
Outro grande edudador - Darcy Ribeiro - disse certa vez:
"Urge preveni-los do muito que se poderia fazer, com apoio no saber científico, e do descalabro e pequenez do que se está fazendo".
Bom dia, conhece-lo foi um ato feliz, partilhar nosso ofício ,é um privilégio¨¨Edite
ResponderExcluirOlá, Amado Mestre!
ResponderExcluirUm pequeno período como teu aluno, uma grande adimiração. Lamentei tua saida do quadro de professores, mas ficam as lembranças da forma lapidada como conduzia tuas aulas, demonstrando sempre a pessoa especial que simplesmente compartilhava sua vida. Espero te encontrar outras vezes e ter o privilégio de sentar-me aos pés, pois mereces ser ouvido.
Um Grande abraço
Elmer Link
Mestre Chassot!
ResponderExcluirTer a ousadia de confrontar os ¨Papas¨ da Academia é um preço que poucos tem a coragem de o fazer.por outro lado, provocar o respeito e admiração dos alunos, nem todos poderão registrar no seu LATTES da vida. Foi um privilégio ter vivenciado o seminário da escrita. Quem perde é a academia.um grande abraço e toda minha admiração....pela lição de vida e mestre educador...
Rosa
Prezado e Nobre Professor Chassot,
ResponderExcluirPodem lhe tirar uma colocação, mas jamais lhe tirarão a sua profunda inteligência, ética e conhecimento, além de sua postura de notável educador, melhor permanecer com elas e manter suas idéias com autonomia, do que ser cerceado por quem não as tem. Desejo-lhe o mais absoluto sucesso nesta nova fase da sua vida, pois, o ocorrido certamente foi apenas uma etapa.
Abraços,
Ex-Aluno Juliano seu no Mestrado em Educação.
Chassot, muito querido Chassot!
ResponderExcluirComo estou atrasada na postagem!!... Mas de modo algum poderia deixar de manifestar-me sobre o ocorrido que deixou a todos nós, que lhe conhecemos e bebemos de seu conhecimento, no mínimo, espantados!!
Se fores improdutivo, haverá porventura denominação à minha pequena condição como pesquisadora??
Depois do espanto, refleti no próprio argumento da referida instituição: “perfil sem produção que o mercado exige!”
Meu querido Chassot, de fato, você não condiz com esse perfil mais mercantilista que intelectual, suas produções não podem agradar esse MERCADO...
Sua produção de saberes, meu querido Chassot, não é produto passível de venda, transcende tal intenção, e não pode ser compreendido por mentes capitalizadas.
Que prejuízo incalculável para os alunos que foram privados de receber sementes tão relevantes para a construção de sólido conhecimento científico!!
Muito querida Eliane,
ExcluirSempre a mesma!
há um tempo minha muito brilhante aluna de doutorado e também minha livreira querida.
Trazer solidariedade quando esta postagem parecia esquecida não é atraso.
Avivas teu reconhecimento. Conhecendo a tua competência na gestão acadêmica de reconhecida instituição amazônica teu desagravo se faz generoso e reconhecido,
Attico chassot
Cada vez mais grandioso Mestre Chassot, cada uma de suas palavras do seu post de hoje calam fundo em mim. Primeiro porque me entristece essa forma estúpida que os pesquisadores comprometidos com a formação docente em detrimento da produção acadêmica em série vem sendo tratados. Em segundo por mais uma vez me deparar com as mazelas em que estão imersas nossas universidades o que não nos encoraja de forma alguma a seguir essa carreira ficando a mercê de tais situações que, mesmo que saibamos serem completamente descabidas são o que têm ditado nossas trajetórias. Menos mal que o senhor não precisa mais disso, se submetendo a esses absurdos. Abraços fraternos, com muita admiração Maribel.
ResponderExcluirMuito querida amiga e colega Maribel,
Excluirquando esta postagem foi feita, as tramas da politecnia ainda não nos haviam feitos parceiros.
Receber, aqui e agora, teu reconhecimento é algo muito bom.
A gratidão por seres uma aliada e uma resistente (leia-se: insurgiente)
attico chassot