quarta-feira, 6 de agosto de 2014

06.- SEGUIR OU NÃO O LEVÍTICO.


ANO
 9
EDIÇÃO
 2857


No último sábado se ensaiou aqui comparar textos bíblicos ou corânicos com mitos. Se aqueles pela sua fidelidade à ortodoxia são permanentes estes, por não respaldados em livros sagrados, têm a marca da mutação. Aquela blogada foi enriquecida com comentários, retirados do livro “Ostra feliz não faz pérola” (da secção “Consultório bíblico’ p.214/215) de Rubem Alves (que era doutor em teologia). Embalado pela tese que nem todos os comentários são fruídos pelos leitores catapulto o aditado pelo Jair Lopes à blogada.
Antes um breve comentário acerca do Levítico, o terceiro livro da Bíblia. Ele vem depois do livro de Livro do Êxodo e antes de Números e possui 27 capítulos. Faz parte do Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos. Recebe essa denominação porque contém a Lei dos sacerdotes da Tribo de Levi. Basicamente é um livro teocrático, isto é, seu caráter é legislativo; possuí, ainda, em seu texto, o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário litúrgico entre outras normas e legislações que regulariam a religião. Embora não haja evidência compatível com o rigor científico a respeito da autoria, a tradição judaico-cristã identifica Moisés como o escritor, assim como os demais livros do Pentateuco. Ele teria obtido as informações de Javé.
“Consultório bíblico” “Laura Schlessinger é uma conhecida locutora de rádio nos Estados Unidos. Ela tem um desses programas interativos que dá respostas e conselhos aos ouvintes que a chamam ao telefone. Recentemente, perguntada sobre homossexualidade, a locutora disse que se tratava de uma abominação, pois assim a Bíblia afirma no livro de Levítico 18:22 . Um ouvinte escreveu-lhe então uma carta que vou transcrever: “Querida dra. Laura: Muito obrigado por se esforçar tanto para educar as pessoas segundo a Lei de Deus. Eu mesmo tenho aprendido muito em seu programa de rádio e desejo compartilhar meus conhecimentos com o maior número de pessoas possível. Por exemplo, quando alguém se põe a defender o estilo homossexual de vida, eu me limito a lembrar-lhe que o livro de Levítico, no capítulo 18, versículo 22, estabelece claramente que a homossexualidade é uma aberração. E ponto final... Mas, de qualquer forma, necessito de alguns conselhos adicionais de sua parte a respeito de outras leis bíblicas concretamente sobre a forma de cumpri-las:
Gostaria de vender minha filha como serva, tal como indica o livro de Êxodo, 21:7. Nos tempos que vivemos, em sua opinião, qual seria o preço adequado?
O livro de Levítico 25:44 estabelece que posso possuir escravos, tanto homens como mulheres, desde que sejam adquiridos de países vizinhos. Um amigo meu afirma que isso só se aplica aos mexicanos, mas não aos canadenses. Será que senhora poderia esclarecer esse ponto? Por que não posso possuir canadenses?
Sei que não estou autorizado a ter qualquer contato com mulher alguma no seu período de impureza menstrual (Lev. 18:19, 20:18 etc.). O problema que se me coloca é o seguinte: como posso saber se as mulheres estão menstruadas ou não? Tenho tentado perguntar-lhes, mas muitas mulheres são tímidas e outras se sentem ofendidas.
Tenho um vizinho que insiste em trabalhar no sábado. O livro Êxodo 35:2 claramente estabelece que quem trabalha no sábado deve receber a pena de morte. Isso quer dizer que eu, pessoalmente, sou obrigado a matá-lo? Será que a senhora poderia, de alguma maneira, aliviar-me dessa obrigação aborrecida?
No livro de Levítico 21:18-21 está estabelecido que uma pessoa não poderá se aproximar do altar de Deus se tiver algum defeito na vista. Preciso confessar que eu necessito de óculos para ver. Minha acuidade visual tem de ser 100% para que eu me aproxime do altar de Deus? Será que se pode abrandar um pouco essa exigência?
A maioria de meus amigos homens tem o cabelo bem cortado, muito embora isto esteja claramente proibido em Levítico 19:27. Como é que eles devem morrer?
Eu sei, graças ao Levítico 11:6-8, que quem tocar a pele de um porco morto fica impuro. Acontece que adoro jogar futebol americano, cujas bolas são feitas de pele de porco. Será que será permitido continuar a jogar futebol americano se usar luvas?
Meu tio tem uma granja. Deixa de cumprir o que diz o Levítico 19:19, pois planta dois tipos de sementes no mesmo campo, e também deixa de cumprir a sua mulher, que usa roupas de dois tecidos diferentes, a saber, algodão e poliéster. Além disso, ela passa o dia proferindo blasfêmias e maldizendo. Será que é preciso levar a cabo o complicado procedimento de reunir todas as pessoas da vila para apedrejá-los? Não poderíamos adotar um procedimento mais simples, qual seja, o de queimá-los numa reunião privada, como se faz com um homem que dorme com sua sogra, ou uma mulher que dorme com seu sogro? (Levítico 20:14). Sei que senhora estudou esses assuntos com grande profundidade de forma que confio plenamente na sua ajuda. Obrigado, de novo, por recordar-nos que a Palavra de Deus é eterna e imutável”

3 comentários:

  1. A Bíblia na realidade não é um livro, é uma coletânea. E essa seleção, assim como a escrita, é feita pelos homens, inspirados ou não em uma figura divina. Temos os textos apócrifos que foram excluídos, como também temos, na versão cristã, os deuterocanônicos, os que foram reconhecidos como canônicos em um segundo momento. Em uma dessas interpretações temos a figura de Lilith, a qual teria sido a primeira mulher de Adão, citada na tradição judaica no "Alfabeto de Ben-Sira", e identificada como historia fidedigna no versículo 23 do livro de gênesis. Lilith teria se revoltado quanto a posição na cópula, não se sujeitando a ficar por baixo. Teria assim sido expulsa e transformada em demônio na figura da serpente. Entende-se então que não podemos misturar a fé com escritos, já que os mesmos chegam a ser uma compilação literária que assume do poético a mais rica fantasia. Separar o joio do trigo aqui é o melhor exercício de sanidade. O que é certo e errado assume em nosso íntimo uma figura imutável, ou seja, poderemos estar nos dia de hoje ou a séculos atrás que matar um semelhante sem motivo algum sempre será um ato reprovável independente de religião.

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro Antônio Jorge:
    Como na edição de hoje, a edição de amanhã será catalisada por comentário que aditou àquela edição um dos mais assíduos comentaristas deste blogue. “A Bíblia na realidade não é um livro, é uma coletânea. [...] Em uma das várias interpretações temos a figura de Lilith, a qual teria sido a primeira mulher de Adão”. Escreveu o Antônio Furtado. Amanhã trarei a propósito, excertos que retiro de A Ciência é masculina? É, sim senhora! ao analisar a nossa tríplice ancestralidade (grega, judaica e cristã), ao referir-me ao nosso DNA judaico.
    Lêmo-nos amanhã

    ResponderExcluir
  3. Textos antigos

    Pois é, homem em sua vã sabedoria
    Entendeu que tudo jamais entenderia
    E para explicar ignoto criou seu deus
    Daí passou a fazer apologia aos seus.

    Mas, como eternizar ensinamentos,
    Quando não existiam apontamentos?
    Ele reuniu um monte de textos então
    A qual chamou bíblia aquela coleção.

    E acreditar em dogmas é superstição
    Semelhante a valer-se de atos falhos
    Como atavicamente faz toda religião.

    Pois enquanto a fé se vale de atalhos
    As escrituras continuam na contra mão,
    Porque bíblia é uma colcha de retalhos.

    ResponderExcluir