quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

11.- UM PACTO NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO


ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2619

Nesta segunda-feira, dia 9, sem destaque oferecido pela imprensa de massa, houve em Porto Alegre, o lançamento pelo Ministério de Educação do Pacto Nacional do Ensino Médio. Há duas dimensões a lembrar: a primeira, a nível nacional se formulam ações para que respostas como aquelas que 20 anos respondi em uma tese de doutorado [Para que(m) é útil o ensino?] sejam outras que sua quase total inutilidade; a segunda, o quanto as ações da Secretaria de Educação RS passam ser referências para o Brasil.
Para que comentar esta ação muito significativa, trago análise elaborada pelo Jose Clovis de Azevedo [Professor de História (UFRGS), Doutor em Educação (USP) e Secretário Estadual de Educação do Rio Grande do Sul]. O texto está na p. 13 da edição de ontem da Zero Hora.
O Pacto Nacional do Ensino Médio. Com o lançamento do Pacto pelo Ensino Médio, o país dá um passo importante rumo à garantia de um ensino mais identificado com as necessidades da juventude brasileira.
Há um grande consenso sobre o estado de crise do Ensino Médio brasileiro, expresso principalmente nos altos índices de evasão e repetência. Surge desta constatação uma questão fundamental: o que leva praticamente um terço dos estudantes a ter seu sonho de vida abortado pela reprovação e abandono? Esta pergunta baliza o trabalho na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desde o início de 2011, quando começou a ser gestada a reestruturação curricular do Ensino Médio. Na ocasião, o diagnóstico mostrava um currículo dissociado da realidade, fragmentado, pouco atraente e distante da vida dos estudantes. Iniciamos na Seduc, então, um processo vigoroso de debate que culminou na conferência estadual do Ensino Médio, com participação de mais de 30 mil pessoas em todo o Estado. Consolidava-se ali a reforma, que começou pelos primeiros anos em 2012, chegou às turmas de 2º ano em 2013 e alcançará as salas de aula dos 3ºs anos em 2014.
Em apenas três anos, começamos a colher resultados positivos. Recém lançados os resultados do Enem 2012, os estudantes das escolas gaúchas da rede estadual que integram as estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 obtiveram segundo lugar na média geral entre as áreas do conhecimento no comparativo com estudantes das demais redes estaduais brasileiras. De 2011 para 2012, a rede estadual melhorou sua posição em relação às redes estaduais do país. Em 2011, o RS ocupava a terceira posição, passando para segundo lugar nas provas de 2012. Se considerados os resultados das redes estadual, federal, municipal e privada, o RS manteve a oitava colocação, mesma posição de 2011.
Três anos depois, recebemos os gestores do Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC) para o lançamento do Pacto Nacional. Isso não é obra do acaso. O MEC veio ao Rio Grande do Sul porque aqui, há três anos, ocorre um processo de mudança com um debate virtuoso e práticas inovadoras, embora com resistências e dúvidas o processo de mudança é irreversível, com melhorias concretas para nossos estudantes e professores. Nossas ações são observadas pelo país e agora vão contribuir com a grande reforma que será implantada no Brasil inteiro.

8 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Por falta de opinião em assunto tão relevante, e por "necessidade" de fazer meu costumeiro comentário, compus o soneto "VERNACULICES" que, se não é exatamente sobre educação, pelo menos é um lúdico jogo de palavras que propõe mostrar quão rico é a Última Flor do Lácio. Abraços, JAIR.

    VERNACULICES
    Quis o gramático iniciar a sessão
    Entretanto não existia consenso
    Alguns optaram por outra seção
    Enquanto outros aguardam o censo

    Mas o filólogo insistiu na reunião
    Embora num ambiente tão tenso
    Se de outra parte houvesse cessão
    Um feliz resultado seria extenso

    Mas o vernáculo enseja divisão
    Assim é que normalmente penso
    Porque cada um tem sua opinião

    Não há concorde e nenhum senso
    Vale o que acho e a outros digo não
    Só se à gramática se ponha um penso.

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  2. Muito estimado Mestre Chassot,
    dois destaque a esta blogada:
    a urgente necessidade de finalmente termos um outro ensino médio. Quando li seu livro “Para que(m) é útil o ensino?”, logo depois de sua tese me dava conta da quantidade de conteúdos inúteis que ensinamos. Sempre lembro seus exemplos como o do ensino de isótonos.
    O segundo destaque é o trabalho exemplar e desafiador que faz o Rio Grande do Sul. Acertou o MEC quando mostra ao Brasil o trabalho que se faz aí e que secretário destaca no texto do blogue de hoje.
    Aqui em São Paulo temos que aprender muito com vocês.
    Cumprimentos e admiração
    Mírian

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  3. Meu caro poeta Jair,
    Vejo que de limeriques passas a sonetos.
    Este de hoje é uma peça magistral para uma aula acerca homofonia;
    Parabéns,

    attico chassot

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  4. Professor Chassot,
    muito especial a trazida da fala do Prof. José Clóvis.
    Em nossa escola a politecnia é marcada pelo sucesso. Professores e alunos estão entusiasmado.
    O ensino médio já e outro,
    Raoult

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  5. Professor, como este Pacto pode realmente beneficiar nossos jovens a ter um ensino menos propedêutico e fragmentado, será que já estou conseguindo as respostas para a minha interrogativa????

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    1. Querida Naiara,
      realmente teu trabalho de conclusão de curso esta na direção do Pacto Nacional Para o Ensino Médio.
      Obrigado por tua presença aqui
      Com esperanças espraiadas

      attico chassot

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  6. Estimado Mestre Chasst, já estamos colhendo frutos dessa ousada proposta, bons e lindos frutos. Ontem participei, com muito orgulho, da banca do TCC de uma ex-aluna da Matemática da UFRGS. Em uma linda escrita ela faz um diálogo entre a proposta de Reestruturação do Ensino Médio e Politécnico com a Modelagem Matemática. Com certeza precisamos começar, mais do que nunca, a conversar com outras áreas do conhecimento escolhendo os assuntos que realmente são relevantes e importantes de serem discutidos com nossos alunos. Há um lindo e desafiador caminho pela frente, vamos lá. Abraços, Maribel.

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    1. Muito querida Maribel,
      excelente notícia. Estes frutos reforçam a posição da Secretaria de Educação RS.
      Na noite de ontem, ao participar de enceramento de seminário no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA trazia a politecnia como espaço para entendermos a indisciplina.
      Vibro com teu entusiasmo

      attico chassot

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