ANO
8 |
A G E N D A em
www.professorchassot.pro.br
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EDIÇÃO
2522
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Quanto
esta quinta-feira tiver seu ocaso estarei viajando de Porto Alegre para
Frederico Westphalen. O trecho — de 2 x 6,5 horas — mais frequente para mim nos
últimos dois anos. Talvez mais de duas dezenas ou mais de vezes.
Terei
sessões de orientações com quatro mestrandas do Programa
de Pós Graduação em
Educação da URI. À noite tenho uma fala. O convite (à direita) para esta
atividade fez-me interrogante. Como conduzir um colóquio e sobre que deverei
falar? Como não correr o risco de fazer apenas um solilóquio — palavra que sabe
à sonoridade — que traduz algo monocórdico, tipo ‘samba de uma nota só’? Eis a
ação que traz o Priberam orienta:
Colóquio: 1. Conversação. 2. Palestra entre
duas ou mais pessoas.
Solilóquio:
Ato
de falar sozinho. = MONÓLOGO
O
convite apresenta outra palavra que me remete ao dicionário. Há não poucos dias
em uma aula em curso de mestrado, para mais de um aluno, informação, conhecimento e
saber pareciam sinônimos. Ensaiei, então, uma gradação [(Música) Mudança de tom progressivo e ascendente.]:
informação
< conhecimento <
saber.
Uso
dizer, por exemplo, que o Google, fornece informações;
a Wikipédia, conhecimentos; e, os saberes, nós os podemos construir. Uma
vez mais o Priberam me ajuda:
Informação:
1.
Ato ou efeito de informar. 2. Notícia (dada ou recebida). 3. Indagação. 4.
Esclarecimento dado sobre os méritos ou estado de outrem. (Usado também no
plural). Este ‘produto’ de evocação pode ser sublinhado pela expressão: curar
por informações = Acreditar piamente no que se ouve; fundar-se apenas
em boatos.
Ao
ascendermos, vamos ver que há uma tênue diferenciação, pois o termo conhecimento refere tanto a coisa conhecida quanto o ato de conhecer (subjetivo) e o fato
de conhecer.
Conhecimento:
1.
Ato ou efeito de conhecer. 2. Noção. 3. Notícia, informação. 4. Experiência. 5. Ideia 6. Relações
entre pessoas não íntimas 7. Trato. 8.
Recibo de contribuição paga. 9.
Escrito representativo da fazenda recebida a bordo de um navio.
Conhecimentos: 10. Instrução,
saber. 11. Pessoas das nossas
relações.
Há
uma expressão que parece evidenciar como o conhecimento
faz a ligação entre a informação e o saber:
Conhecimento de causa: Competência
ou sabedoria em relação a um assunto ou a um fato
O
saber é mais exigente. Vale primeiro conhecer as ações verbais:
Saber (v.tr.) 1. Possuir o conhecimento de. = CONHECER ≠ DESCONHECER
2. Não ignorar. = CONHECER ≠ DESCONHECER, IGNORAR 3. Estar habilitado para. 4.
Ser capaz de. = CONSEGUIR 5. Ter experiência. 6. Ter consciência de.
Saber (v.intr.) 7. Ter conhecimento. ≠ IGNORAR 8.
Estar certo. 9. Ter sabor ou
gosto.
Saber (v.pron.) 10. Ter consciência das suas
características (ex.: o professor sabe-se exigente). 11. Ser sabido.
Desta
dezena de acepções do verbo saber, parece-me mais saborosa a nove, por exemplo,
este sorvete sabe a nozes.
Já
o substantivo saber evoca ser sábio ou ter a sapiência. SABER
(s.m) 12. Conjunto de
conhecimentos adquiridos. = CIÊNCIA, ILUSTRAÇÃO, SABEDORIA 13. [Figurado] Prudência;
sensatez. 14. Malícia. 15. Experiência do mundo.
sabê-la toda: [Informal] Ter
artes e manhas para enganar qualquer um ou ter resposta para tudo; ser
astucioso, habilidoso.
O
suprassumo do saber poderia ser pensado como a EPISTEME:
[grego epistéme, entendimento, conhecimento científico] s. f. 1. [Filosofia] Conjunto dos diversos
saberes científicos pertencentes a uma época. 2. [Filosofia] Conhecimento
científico, por oposição à opinião sem fundamento ou sem reflexão.
UMA
NOTA DE PÉ DE PÁGINA:
Sem arvorar-me em teólogo — e questionando as interpretações aos conhecidos Sete Dons do Espírito Santo, muito
presentes na tradição católica, e por tal fonte de devoção popular —, parece
que os três primeiros dos sete dons são o que se tem como sapiência: 1)
Sabedoria, 2) Entendimento, 3) Ciência, 4) Conselho, 5) Fortaleza, 6) Piedade,
7) Temor de Deus [Com exceção de Ciência, os dons são enumerados na Bíblia:
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de
entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento
e de temor do Senhor (Isaias, 11, 2)].
Como
encerramento: que participemos mais de colóquio, deixando de lado os
solilóquios, mesmo que este pareça mais poético (também mais umbigocentrado) que aquele.
Lá estaremos professor. Seja colóquio ou solilóquio o importante é que seja aproveitado o aportuno momento para nos deliciarmos com sua imprescindível contribuição à nossa formação cognoscente. Sempre é saudável ouvir a voz de quem possui autoridade para ensinar ciência, alfabetizar cientificamente e fomentar saberes.
ResponderExcluirAté mais...
Preclaro mestre Chassot,
ResponderExcluirpara mim, também, informação/conhecimento/saber se afiguravam como sinônimos.
Excelente sua análise.
Tenho uma inveja (daquela que dizem ‘santa’) daqueles que ouvirão seu solilóquio amanhã à noite na URI de Frederico Westphalen. Espero poder ouvi-lo no EDEQ na Unijuí em outubro.
Boa viagem
Mirian
Limerique
ResponderExcluirMestre Chassot com grande frequência
Açulado por cerne de sua essência
Com habilidade
E vasta acuidade
Mostra a vastidão de sua sapiência.
Limerique
ResponderExcluirNão existe porque se preocupar
Sobre o quanto devemos estudar
Tudo devemos aprender
Sem ao menos escolher
Porque o saber não ocupa lugar.
Com certeza sua palestra será um solilóquio, não pela falta de interlocutores, e sim pelo silêncio que reinará em uma platéia atenta a sorver cada palavra, cada virgula do seu saber. Já disse e ratifico que tens o dom de Jesus o grande Orador, pois em suas palavras, mescladas de sabedoria e humildade, conquistas à todos. Muito diferente de muitos que deixam o pouco que sabem, e acreditam ser muito, subir-lhes a cabeça. Como já disse Napoleão:"Os sábios são os que mais buscam a sabedoria. Os tolos pensam tê-la encontrado.
ResponderExcluirNapoleão Bonaparte"
Abraços
Antonio Jorge
Ao Mestre Chassot: Certa vez um Imperador falou: Se eu não fosse Imperador,desejaria ser "professor" não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e os homens do futuro e eu concluo mestre é necessário muito mais que vocação calma, paciência e disposição para ouvir. Bravo Mestre. Um forte abraço Ley.
ResponderExcluirQuerido Mestre, foi uma imensa alegria poder participar de seu colóquio.
ResponderExcluirTeve ele sabor de sapiência, como em cada uma de suas falas compartilhadas.
Muito agradecida pelas rememorações proporcionadas.
Grande e carinhoso abraco: Lia, a Ilíria que ainda lê
Muito querida Ilíria,
ResponderExcluirfoi muito bom vê-la no Colóquio. O Hélio foi um catalisador de minha fala. Puxei-me motivado por sua erudição.
A protofonia de flauta e violino executada por vocês dois foi o momento de virtuose da noite.
Obrigado pela presença e pela homenagem feita com a presença dos dois.
attico chassot