quinta-feira, 18 de julho de 2013

18.- ACERCA DAS SAUDOSAS FÉRIAS DE JULHO


ANO
7
Livraria virtual em
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
2501
Mesmo que desde a última quinta-feira — dia das postagens hebdômadas — tenha havido três blogadas extras: 12.- Um dia depois...(des)ilusões / 14.- Uma bandeira esquecida / 16.- A ressureição da máquina de escrever — as postagens das quintas-feiras parecem requerer melhor seleção.
Há quase um senso comum (fora da academia) que professores têm três meses de férias. Um deles seria o mês de julho também conhecido — em desde os tempos de alunos do então ensino primário — como férias inverno. Para esclarecimentos: enquanto professores do ensino superior temos 30 dias de férias no verão.
As atividades julinas — onde há recesso de aulas na graduação e também na pós graduação — são tantas e tão variadas, que fazem saudosas as recordadas férias de julho.
Olho esta semana (e a anterior e posterior não foi/será muito diferentes): na segunda, terça e quarta feiras no Unilasalle participei de Formação Continuada com palestras e oficinas muito enriquecedoras.
Na manhã desta quinta-feira participo da banca de defesa de dissertação no Mestrado Profissional de Reabilitação do Centro Universitário Metodista do IPA e Inclusão de Jorge Luiz Ayres Gonzaga que apresenta um excelente e denso estudo acerca da “Dimensão da Educação na prática profissional dos agentes da saúde no município de Porto Alegre”.
Na noite de hoje e no dia de amanhã ocorre em Porto Alegre e em várias cidades gaúchas polos o Seminário Internacional de Educação promovido pela Secretaria de Estado da Educação  em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Neste evento será lançado amanhã o livro Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. Fui distinguido pelos organizadores — José Clovis de Azevedo e Jonas Tarcísio Reis — para tecer um prefácio.
Compus um proêmio onde faço uma mirada desta importante etapa da Educação básica que encerro assim:
Ao encerrar este prelúdio para outro Ensino Médio, ouso embalar duas de minhas utopias para a Educação brasileira. Elas foram construídas em uma história que já vive o seu 53º ano como professor sempre em sala de aula. Talvez por isso possam ter algum crédito. Afinal, apoio-me no clássico gauchesco Martin Fierro, onde se diz que o Diabo tem mais de diabo por ser velho do que por ser Diabo:
#1. Que cada nível se complete em si – a educação infantil não é preparação para o fundamental; este não é preparação para o médio; que também não é preparação para a universidade; a graduação não é preparação para a pós-graduação.
#2. Uma utopia anarquista, agora levemente valorizada no adito que se faz à LDB, quanto à exigência de titulação[1]: sonhamos doutores ensinando no ensino fundamental; mestres no ensino médio; graduados, nas graduações; sem titulação formal nos mestrados e doutorados.
Sonhar é preciso!
Após este espraiar-se em utopias voltemos às saborosas realidades que estão amealhadas neste livro. Vale sorvê-las. Com elas, muito provavelmente, se tecerá a reestruturação do Ensino Médio. Aqui há pressupostos teóricos que merecem ser compartilhados para uma árdua, mas muito necessária situação: desafios da prática para outro Ensino Médio.
___________
[1] A referência é ao ato da Presidenta da República que, em 04 de abril de 2013, acrescentou um novo artigo (o de número 62) à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.










5 comentários:

  1. Caro Chassot,

    quando estudava no Ginásio, que já não se escrevia mais Gymnasio, o mês de julho era uma festa: trabalhar, brincar, dormir bastante. Acabaram-se as férias de julho, pelo menos para a gente que atua na Graduação e na Pós-graduação. A próxima semana, dita de recesso branco, é período de defesas de dissertações, montagem de Planos de Ensino e de planejamento de aulas.

    Até mais, na Banca do Jorge. Um abraço.

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  2. Limerique

    Quando ao professor educar lhe apraz
    E o poder público não fica atrás
    Cria-se uma verdade
    Pra Nação de qualidade
    Com livros e educação um povo se faz.

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  3. O recente e-mail que recebi copiado "in verbis" aqui traduz como anda o nosso português.
    "BOA TARDE!

    ESTAMOS PARA TER UM ALMENTO DE 15% NAS PISCINAS E POR ISSO VENHO POR MEIO DESTA CONVIDAR SR (A) PARA APROVEITAR AINDA OS PREÇOS SEM ESTE ALMENTO QUE VAI PASSAR A VALER APARTIR DO DIA 01/08/2013

    GOSTARIA DE LEMBRAR QUE O VALOR DAS PISCINAS JÁ ESTÁ INCLUIDO:

    FILTRO

    BOMBA

    CAIXA DE COMANDO

    KIT ASPIRAÇÃO

    MÃO DE OBRA DA ESTALAÇÃO DA PISCINA"

    abraços

    Antonio Jorge

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Boa tarde, Mestre!
    Sempre houve o hábito de se associar as férias escolares às férias dos professores...
    Afinal, se os alunos estão de férias, o que pode estar fazendo o professor?
    Mas, depois, descobri que os professores precisam de muito tempo para se preparar para cada período letivo, pois a atualização faz parte de suas tarefas.
    A aula é apenas o produto acabado de muitas horas de pesquisa e preparação...
    Abraços!

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