quinta-feira, 18 de abril de 2013

18.- TALVEZ, TOMANDO UM NOME EM VÃO



ANO
7

EDIÇÃO
2451
Se colocarmos no buscador do Google ‘Três peneiras’ ele automática oferece a alternativa ‘... de Platão’ com 17.200 resultados em 0,30 segundo e para ‘...Sócrates’ 21.400 em 0.34 segundo. Se a busca for ‘As três peneiras de Sócrates blog’ aparecem em 0,20 segundo 52.900 resultados.
Nesta última busca sei que existe um ‘Guia dos blogues católicos’. Nele, e em centenas de outros, aparece um muito difundido texto:
Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares ou peneiras: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.
Sempre que algo lhe ocorrer e sentir desejo de compartilhar com os demais, lembre-se das Três Peneiras:
1)- A primeira peneira é a da VERDADE:
Pergunte-se se você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro. Se lhe sobrar no espírito alguma dúvida ou receio, então, não pode ser tido como verdadeiro.
2)- A segunda peneira é a da BONDADE:
“Pergunte-se se o que você vai contar, mesmo que seja verdade, se gostaria que os outros também dissessem a seu respeito”. Se por qualquer motivo lhe causar horror ou transtorno, então não pode ser tido como algo bondoso.
3)- A terceira peneira é a da NECESSIDADE:
Pergunte-se se você acha mesmo realmente necessário contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante? Respondendo: Por que? A pessoa te deu esta liberdade? Isto irá beneficiá-la? Irá fazer-lhe algum bem?
Se o que você irá contar realmente passou pela terceira peneira, então, poderá passar adiante.
Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante, pois: “Pessoas inteligentes falam sobre ideia; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas mesquinhas falam sobre pessoas”.
O abundar — graças ao utilíssimo CtrlC & CtrlV —  cada vez maior da apocrifia [característica ou condição do que é apócrifo (= que não é do autor a que se atribui)] que se traduz num copismo (quase) incontrolável faz nos supor que nem Sócrates (que não deixou nem um texto escrito) nem seu discípulo Platão sejam autores da ‘edificante’ historieta moral, que tece a edição desta quinta-feira.
Não tomo em vão os nomes dos dois atenienses que há cerca de 2.500 A.P. (= anos antes do Presente) dividiram a filosofia em dois tempos (pré-socrática e pós-socrática) fazendo-os autores aqui, mas vale levantar a hipótese que muitas vezes recebemos (e até disseminamos) textos apócrifos. 

6 comentários:

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    2. Limerique

      Blogueiro, por favor, tenha bondade
      De divulgar apenas a verdade
      Se "cola" de outro autor
      Não é lavra de seu suor
      Então, dizer isso é necessidade.

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  2. Na verdade tomando o conceito científico de Lavoisier e o ensinamento popular de Chacrinha, na vida nada criamos, tudo copiamos. Somos cópias geneticas de nossos ancestrais, assim como de nós sairão pequenas cópias em nossos descendentes. Somos cópias comportamentais, imitamos o artista da telinha mágica, o mocinho do seriado, enfim sempre nos espelhamos em alguem.

    abraços

    Antonio Jorge

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  3. Sabe Mestre Attico Chassot: Muitas pessoas falam ou até mesmo digitam coisas, sem saber o quanto podem causar problema, ou até mesmo machucá-las ao seu próximo.Sendo assim devemos pensar bem antes de falar ou escrever, prá não trazer problemas futuros. As vêzes um comentário pode prejudicar muito seu semelhante. Um abraço

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  4. Realmente, dificilmente escreveremos algo hoje em dia que seja totalmente nosso. Isto porque, as muitas leituras (pra quem realmente lê)passam a fazer parte de nosso capital intelectual, e muitas vezes nem lembramos quem é o dono de determinada ideia. Aussubel, em sua teoria da aprendizagem significativa, ensina que os conhecimentos a que temos acesso são processados em nosso cérebro e o resultado é um novo conhecimento, nunca é uma reprodução ipsis litteris. A menos que copiemos literalmente o que foi lido. Sempre que parafraseamos nossa marca é impressa. Por outro lado, se sabemos de quem é a ideia, mesmo parafraseando-a deve-se dar o devido crédito. Até porque, é possível que nossa paráfrase não corresponda ao que o autor realmente quis dizer, e conhecendo a fonte primária, o leitor poderá conferir se aquela paráfrase é coerente.

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