terça-feira, 7 de agosto de 2012

07.- UMA VEZ MAIS: UMA ESTREIA



Ano 7***    Porto Alegre     ***Edição 2197
Em meio a muitos fazeres (neste agosto tenho seis bancas) estou compondo, a pedido de dois colegas, o prelúdio de um livro com nome provável Docência: um continuado (re)iniciar. A um trecho escrevo:Aqui está um livro que fala acerca da docência e o faz marcado por ações verbais que se fundem e trazem a marca de um perpétuo continuo: iniciar/reiniciar. Eu digo, não sem orgulho que vivo já o meu 52º ano de docência. [...] Eis que escrevo este texto enquanto preparo a primeira aula de Teorias do Desenvolvimento Humano que vou lecionar em duas turmas da graduação no 2º semestre de 2012. Não estou menos envolvido (leia-se: nervoso, mesmo) quando em 13 de março de 1961, dei minha primeira aula sobre “Números Complexos”, numa aula de Matemática em um 3º científico. É esse permanente iniciar/reiniciar que o Leandro e a Marilisa marcam neste livro. Mesmo com uma história continuada de mais de meio século: a cada ano, a cada semestre, a cada dia sinto-me um iniciante na docência. As exigentes não-rotinas nos fazem a cada dia neo-aprendentes. É deste constante (re)iniciar que a organizadora e o organizador acenam na sua abertura”.
Sim, nesta terça-feira, pela manhã e à noite faço a estreia em uma nova disciplina, envolvido em muitos desafios.
O semestre começou na semana passada, estando eu ausente, fui substituído, então, pelo Prof. José Luís Novaes. Mas, hoje pela manhã há 41 alunos da Licenciatura em Música e à noite, 31 da Licenciatura em Educação Física que aguardam o ‘seu’ professor.
Li e reli a ementa de Teorias do Desenvolvimento Humano: “Aborda as relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano; estuda o ciclo vital e as principais teorias da aprendizagem contemporâneas e suas implicações na educação desde uma perspectiva crítica”. Li planos de ensino desta disciplina de colegas que a ministraram em semestres anteriores; acessei materiais de outras instituições.
Surgem-me interrogações. Por onde começar. Decidi. Vou discutir o que é ‘humano’.
Humano (conhecido taxonomicamente como Homo sapiens, do latim "homem sábio" e também chamado de pessoa, gente ou homem) é a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo ainda viva. Os humanos anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos.
É natural que esta seja uma trazida que possa ser polêmica. Este blogue já foi cenário de muita discussão acerca deste tema. Parece oportuno, nas aulas de hoje, trazer o MANIFESTO DA SBG SOBRE CIÊNCIA E CRIACIONISMO que publiquei aqui em 28 de junho deste ano. Trata-se de uma peça de relevante valor. Ousava, então, afirmar que o documento mereceria ser estudado na abertura de qualquer curso de História e Filosofia da Ciência. Vou fazê-lo na abertura de Teorias do Desenvolvimento Humano. Parece que será algo que me dará uma sensação de conforto em mais uma estreia. Veremos.

5 comentários:

  1. Quando vi o tema lembrei-me de comentar um livro lido a mais de trinta anos "Os Deuses do Éden".Porém cometi um erro imperdoável, esqueci o nome do autor. Recorri ao Google. Decepção, apareceram várias besteiras,mas do livro nada. Adicionei a palavra antropologia. Nada, porém a "rede" nesta pescaria trouxe-me um autor meu conhecido "Roque de Barros Laraia" com um texto sobre o tema muito interessante.Se o Mestre tiver um tempinho, acredito que esta leitura irá
    inspira-lo.

    abraços

    Antonio Jorge

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  2. Caro Chassot,
    nesse particular somos parecidos: também fico inseguro antes de iniciar cada semestre ainda que a disciplina seja a mesma. Por outro lado o teu "nervosismo" é por causa do extremo cuidado que tens na tarefa da ensinação. Sempre levas muito a sério e com muita responsabilidade. Não é por menos que já estás 52º aniversário de professoração (esta eu inventei agora).

    Um abraço,

    Garin

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  3. Limerique

    Veja como se bajula a ciência
    Dedicando-se full time à docência
    Chassort é o mestre
    Que a cada semestre
    Trata seus alunos com competência.

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  4. Depois de ler seu blog pensei....vou utilizar as palavras do prof Chassot para iniciar a disciplina de estágio curricular de Ciências para tentar motivá-los para a docência.
    Um grande abraço.

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  5. Muito querido Mestre Chassot,
    em nome de seus leitores que aderiram a este blogue mais recente —encantei-me com seus escritos em Teresina no Simpequi — venho pedir que nos brinde com mais alguns fragmentos do prelúdio ao livro que o senhor diz estar compondo (só esta metáfora me faz curiodo).
    No desejo de conhecer mais do que a pequena amostra,
    Nonato do Acaraú

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