quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

26.- Deslumbrado com uma surpresa

Porto Alegre * Ano 5 # 1637

No entardecer do último domingo tarrafeava a esmo. Surfava na rede que talvez tenha feito a maior inovação em nossas vidas no ocaso do século 20. Buscava um texto de Walter Benjamin acerca de escrever memória. Estava envolvido na elaboração do capítulo final do livro do meu cinquentenário de professor.

Vieram muitos peixinhos que não mereciam ser considerados. De repente um peixe inesperado e muito original.

Surpreende-me um texto de 16 páginas com um título que me deixava encantado: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA CIÊNCIA A PARTIR DO PENSAMENTO DE ATTICO CHASSOT: POSSIBILIDADE DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. [Mantenho o título em caixa-alta, até para que o leitor verifique as razões de minha surpresa]. Uma nota me informa que o texto fora produzido para comunicação oral apresentada no VIII Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática – 2009, em Boa Vista – RR. Leio que o evento ocorreu de 17 a 22 de novembro na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Eu tinha estado em Boa Vista em dezembro de 2010, na UFRR e tivera contatos com professores da UERR, mas não soubera deste evento.

Acerca dos autores duas notas de rodapé me informam que Saulo Cézar Seiffert Santos é [era] aluno do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais da Amazônia – UEA (Universidade do Estado do Amazonas). Graduado em Ciências Biológicas UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e Evandro Guedin é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais da Amazônia. Disciplina Contribuições da História e Filosofia para o Ensino de Ciências da UEA.

Eis o resumo e as palavras chaves propostas pelos autores ao texto que me surpreendia:

RESUMO: Neste ensaio reflete sobre temas que Attico Chassot trabalha para o Ensino de Ciências. Buscou-se fazer uma revisão bibliográfica dos livros disponíveis no mercado e a partir da leitura dos mesmos observou-se uma configuração de temas e abordagem sobre o Ensino de Ciências. O objetivo de seus esforços é direcionado a um ensino que promova a formação de um cidadão crítico, o meio para o alcance é através da Alfabetização Cientifica, e as formas metodológicas é pela reflexão da Ciência por meio da História da Ciência para estratégia didático-pedagógica em sala de aula, e para a reflexão dos professores sobre o alcance do currículo de ciências em possibilitar a interação com os saberes populares e o uso de modelos e analogias do ensino químico de conteúdos abstratos, bem como a interação do homem com as tecnologias, fazendo um paradoxo no ensino do saber popular a discussão sobre a sucessão tecnológica. Conhecendo-se assim uma epistemologia critica dos pressupostos das Ciências Naturais e relevância a interação com as Ciências Humanas e seu avanço para o serviço da humanidade.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização científica. História da Ciência. Ensino de Ciências.

Seifert & Guedin abrem o texto assim:

O presente artigo tem o objetivo de realizar uma reflexão sobre temas que Attico Chassot trabalha em seus livros, a partir de algumas publicações conhecidas do autor para o Ensino de Ciências. Este estudo é motivado pela relevância social das suas contribuições para o ensino de Química bem como o seu aporte na questão da Alfabetização Cientifica e História da Ciência na construção da opinião crítica dos educadores em Ciências da Natureza. Além da relevância cientifica de suas pesquisas, trabalha com saberes populares, escolares e científicos no fazer escola. Em relação a sua produção, objeto de análise neste ensaio elaborou um roteiro de leitura e procurando perceber os principais temas trabalhados pelo autor e com isso, formar uma ideia de sua contribuição ao Ensino de Ciências.

A preocupação de ensinar a Ciência e de enxergar as suas limitações e imperfeições, e compreender que a mesma é uma construção feita por seres humanos, acaba desenvolvendo um olhar sincero e não ingênuo das possibilidades da Ciência para a sociedade, e nela o ensino escolar. Nas suas inquietações sobre o Ensino de Ciências, perguntou-se: Como estudá-la e não cair no dogmatismo do cientificismo? Como construí-la e saber usá-la na vida? Como entender a natureza? Perguntas direcionadas para a realidade escolar são alguns dos desafios que Chassot procura enfrentar e mostrar aos educadores e educando da Educação Básica e Superior. Levanta essa condição para a superação do analfabetismo científico, tema este que lhe é muito caro. E nessa direção que desenhamos o presente texto.

Foi proposto um roteiro para a pesquisa: a leitura de algumas de suas publicações disponíveis (que são mais de 112 publicações em sua produção acadêmica) foi pesquisado seis dos oito livros escritos, um dos dois livros organizados e um capitulo escrito pelo autor em dois livros organizados por outros. Não se referenciou no trabalho os artigos publicados uma vez que lido os livros circunscreve as principais ideias do autor (no sentido de mais frequentes). Então, o levantamento bibliográfico, leitura e analise reflexiva desta produção. Também houve consultas de sítios na internet sobre alguns temas relacionados e trabalho pelo autor. Também foram lidos e observados neste artigo sobre obras que falam sobre a epistemologia cientifica como uma base na análise das obras de Chassot por autores externos. Foram identificados alguns assuntos que são mais recorrentes formando um determinado conjunto de suas ideias principais e observou-se que nos seus livros existe uma sequência logicamente encadeada dos assuntos em debate.

Na página quatro, meus colegas do Amazonas me surpreendem com uma síntese de meus textos que até para mim tinha sabor de muito original:

3. PRINCIPAIS TEMAS DISCORRIDO POR CHASSOT

O trabalho de Chassot tem como meio gerador a Alfabetização Cientifica que organizar o seus temas de discussão sobre Educação e Ensino de Ciências. Apoiando nesse aporte teórico há sugestões de metodológica em Alfabetização Cientifica através da História da Ciência e alternativas referente ao contexto pedagógico e de pesquisa. Com essa pequena pesquisa, realçaram-se as principais ideias do autor, na interpretação do pesquisador foram de forma hierárquica:

· Alfabetização Científica relacionado ao Ensino de Ciências no âmbito escolar (CHASSOT, 2004, 2006, 2007a, 2008);

· A sucessão tecnológica e o sucateamento de antigas tecnologias no contexto ocidental e uma necessidade de atualização nesse mundo tecnológico, a escola nesse ínterim (CHASSOT, 2008);

· História da Ciência no desenvolvimento da própria Ciência e suas falhas e a antagônica mentalidade “presenteista” e “cientificista” de forma (trans)disciplinar (Chassot, 1996, 1998, 2004, 2006, 2008);

· Divulgação da Ciência de forma exotérica e não esotérica (Chassot, 2006, 2007a);

· Os modelos científicos e os modelos didáticos e analogias para ensinar Ciência e suas limitações sobre a realidade (Chassot, 2006, 2007);

· Uma consciência para a transformação de um planeta melhor (Chassot, 2007a, 2008).

· As relações curriculares e a formação do cidadão (Chassot 2006, 2007a, 2008);

· Respeito aos diferentes saberes como os saberes populares (Chassot, 2006, 2008);

· Respeito aos diferentes (e minorias) discriminadas, a grupos étnicos e religiosos (Chassot, 2007a, 2007b, 2008) e a cosmo visão machistas, judaíca-cristã e grega-ocidental como limitante ao desenvolvimento do cidadão (Chassot, 2007b);

· A utilidade do ensino e o prazer de aprender (Chassot, 2004, 2007a);

· O professor formador em vez do professor informador (Chassot 2006, 2007).

Apesar das relações de motivações político pedagógico está gerida no currículo, houve a separação da Alfabetização Científica do currículo de forma didática para relacionar as questões de currículo no tocante às questões sociais e éticas, e para Alfabetização cientifica as temáticas ligada a pedagogia e didática do Ensino de Ciências. Sendo esses temas mais recorrentes na produção cientifica do autor.

O texto depois de tecer considerações acerca dos tópicos: 4. O que fala Chassot? Como fala? / 4.1 A alfabetização científica no âmbito escolar / 4.1.1 História da Ciência e o seu desenvolvimento, falhas e a antagônica da mentalidade presenteista e cientificista / 4.1.2 Divulgação da ciência exotérica e esotérica / 4.1.3 Os modelos e as analogias científicos para ensinar ciência e suas limitações sobre a realidade / 4.1.4 A consciência para fazer do planeta em um lugar melhor / 4.2. As relações curriculares e a formação do cidadão / 4.2.1 Respeito aos diferentes saberes / 4.2.2 Respeito as diferenças - grupos étnicos e religiosos e a cosmo visão machistas, judaico-cristã e grega-ocidental / 4.2.3 A utilidade do ensino e o prazer de aprender / 4.2.4 o professor formador em vez do professor informador // 5. Contribuições epistemológicas para o ensino de ciênciasconclui assim:

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos enumerar em sete tópicos principais sobre as principais ideias de Chassot sobre o Ensino de Ciências que devem ser enfrentadas na Educação para uma construção social justa para o progresso. Sendo que as mudanças tecnológicas são irreversíveis, e como muda as tecnologias também muda a forma de relação entre as pessoas, e criam novas formas de pensar e interagir no mundo. Entre eles através da informática por meio da internet, pelos meios eletrônicos de trabalhar com pessoas interligadas e passar por mudanças nas rotinas de trabalho em constante evolução. Logo revela a necessidade de adaptação e reflexão nas mudanças e transações de avanços científicos e tecnológicos. Isso auxilia na nossa forma de comunicarmos uns com os outros e o mundo, nisso as principais propostas estão centradas: 1) Alfabetização Cientifica por meio da História da Ciência; 2) A Ciência é um dos caminhos para resolver os problemas da sociedade e das pessoas como sujeito; 3) Na escola o currículo deve abranger aquilo que forma um cidadão crítico, tanto os conhecimentos teóricos como os práticos, tecnológicos e filosóficos.

Terminando as três perguntas da introdução: Como estudá-la e não cair no dogmatismo do cientificismo? Como construí-la e saber usá-la na vida? Como entender a natureza? É respondida de forma complexa, mais com um inicio: a Educação em Ciência.

Entende-se que muitas coisas não puderam ter sido aprofundadas como se desejava, mais compreendemos que com base nesse ensaio sobre um espírito que busca uma Educação em Ciência para busca a liberdade para pensar e ser ativo na sociedade, não um agente passivo da sua própria história. Como Kant disse: “Sapere aude!” Ou “Tenha coragem de pensar!”.

O que eu acrescento como encerramento desta revelação. Penso que muito pouco. Fiquei lisonjeado e comovido. Como só tomo conhecimento mais de um ano de o texto estar nos anais do evento, vou receber – quase às vésperas de fazer 50 anos em sala de aula – como um muito (mas, muito mesmo!) exagerado reconhecimento ao meu trabalho. E obrigado aos colegas Saulo Cézar Seiffert Santos e Evandro Guedin. Vocês me entusiasmaram, ainda mais.

6 comentários:

  1. Muy estimada Matilde,
    gracias por tu congratulación.
    attico chassot

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  2. Saudações cordiais professor Chassot,

    Minha colega de trabalho e mestranda Ataiany me enviou um e-mail sobre o nosso artigo no seu blog. Foi um trabalho no período do curso de mestrado que tem produzido muitas inspirações sobre as temáticas que o senhor trabalha. Acreditamos que foi possível circunscrever um pouco do seu trabalho que é belíssimo. Os parabéns são para o senhor.

    MSc. Saulo C. Seiffert Santos

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  3. Parabéns Chassot,

    tu mereces. És o luminar da Educação em Ciências no Brasil!

    Grande abraço,
    Guy.

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  4. Muito caro colega Paulo,
    Fiquei comovido com o texto de vocês.
    Agora aumento meu desejo de estar aí em setembro.
    O blogue de ontem expressa mina gratidão
    attico chassot

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  5. Muito estimado colega e amigo Guy,
    meu trabalho tem parceria de colegas como tu. A museologia faz com competência alfabetização científica.
    O reconhecimento do
    attico chassot

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