terça-feira, 4 de janeiro de 2011

04.- Ateu e agnóstico: ¿qual diferença entre?


Porto Alegre Ano 5 # 1615

Não posso negar que ontem estava mais para um quero mais daquilo que ‘era doce e se acabou’ do que para uma segunda-feira dia útil. Aliás, esta classificação de dias úteis e dias festivos (= não úteis) está cada vez mais démodé. O amanhecer é como ontem: a chuva fica na ameaça, mas não vem.

*** Mas ontem em muitas transições no plano federal e estadual um jubiloso destaque: José Clovis de Azevedo – que muitas vezes esteve neste blogue e o citou na Câmara de Vereadores quando recebeu o título de ‘Cidadão de Porto Alegre’ – já é o Secretário de Educação do Rio Grande do Sul. Zé Clovis, na torcida pela Educação! ***

Depois de tantos dias festivos, marcadamente travestidos de religiosos, uma pergunta que é recorrente, nos mais diversos estratos culturais: Qual diferença entre ateu e agnóstico?

Ajuda-me na resposta a Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos: www.atea.org.br Trago da página da ATEA três perguntas que me parecem elucidativas

1 O que é ateísmo?
Existem várias definições para ateísmo. Adotamos a definição mais abrangente, que reflete a etimologia da palavra: ateísmo é qualquer forma de ausência de teísmo -- ou seja, ateísmo é a ausência de crença em quaisquer divindades.

2 O que é agnosticismo?
Também existem várias definições para agnosticismo. A definição que adotamos reflete a etimologia da palavra. O radical gnosis significa conhecimento; assim, agnosticismo é a afirmação de desconhecimento a respeito da veracidade de uma proposição. Em outras palavras, o agnóstico afirma que a questão da existência de divindades ainda não foi decidida, ou não pode ser decidida. A rigor, o agnosticismo pode se referir a qualquer afirmação, mas em geral a palavra se refere a ideias metafísicas, particularmente à existência de deuses.

.3 Todo agnóstico é ateu?
Segundo as definições que adotamos, sim. Todos os ateus, agnósticos ou não, rejeitam o teísmo: os agnósticos porque entendem que a questão não está decidida, e os demais porque entendem que ela já foi decidida contra o teísmo. No entanto, quem se identifica como ateu em geral adota uma forma não agnóstica de ateísmo.

A ATEA também disponibiliza imagens dos cartazes que seriam usados nas campanhas dos ônibus que contei aqui no último dia 29. Um deles serve para ilustrar a matéria de hoje.

Uma muita boa terça-feira. Fica o convite para nos lermos amanhã.

6 comentários:

  1. Meu caro Chassot! Vejo que resolves nesta blogada trazer um tema que é polemico, pois acredito que há uma grande maioria de ateus e agnósticos dentre a populaçao brasileira, e que nao assumem a condiçao por medo do castigo divino pela nao crença. Tambem observo que teu blog chega ao numero de visitantes que ultrapassará os cinco digitos de até entao. Um grande abraço e boa semana - JB.

    ResponderExcluir
  2. Estimado Jairo,
    meu sempre atento leitor,
    os preconceitos que são vítimas os homossexuais, os ateus faz – quando é possível – que se oculte determinada opção. Não é fácil, muitas vezes, sair do armário.
    Quanto ao numero de visitantes, a média diária nesse período festivo diminui, mas a crer nesses contadores – eu, as vezes não creio, nesse janeiro chegaremos ao 5º digito.
    Obrigado por tua presença sempre tão culta como comentarista,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mazda Edir, escreveu para a Comunidad Educativa

    Amig@s, acabo de entrar no Blog do Mestre Chassot, onde ele compartilha os trechos mais emocionantes do discurso de posse da presidenta Dilma Roussef. Vale a pena conferir. Além do mais, Attico dá ótimas dicas de livros. Vou comprar o de Isabel Allende. Obrigada, mestre!

    Enquanto lia o texto, um quadrinho ao lado mostrava as pessoas , no mundo inteiro, que estavam acessando o blog na mesma hora que eu : 5 russos, 4 poloneses... alguns coreanos... argentinos... e ...5 pessoas no Haiti. No meio de tanto sofrimento, 5 pessoas no Haiti encontaram um tempo de felicidade, lendo o blog de Attico.....

    Madza Ednir
    Editora -Consultora Pedagógica
    Oficina de Corte e Costura de Idéias
    CECIP- Centro de Criação de Imagem Popular
    www.cecip.org.br
    S.Paulo- Rio- Brasil

    ResponderExcluir
  4. Muito estimada colega Mazda,
    Com muita alegria agradeço o comentário que enviate aos membros da Comunidade E-ducativa.
    Visito, de vez em vez, o sítio do CECIP- Centro de Criação de Imagem Popular onde me encanto com os fazeres de vocês. Maravilho-me também com o nome da Oficina de Corte e Costura de Ideias. Penso que somos parceiros em muitas de nossas propostas.
    Reproduzi, aqui, tua mensagem como testemunho da alegria que mesma me trouxe.
    Permito-me um esclarecimento no indicador do número de visitas. Os números que citas correspondem ao total acumulado há um ano; o blogue tem edições diárias há quase 4,5 anos. Os visitantes do dia se pode ver clicando na lupa que aparece sobre o globo. Assim, as visitas de cada dia são muito mais modestas (cerca de 100 por dia).
    Uma vez mais obrigado e um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Uma vez me questionei sobre isso também. Cheguei até me "rotular" agnóstica em uma de minhas páginas na rede social, mas acabei retirando. Tudo bem que hoje não consigo provar para as pessoas a crença que tenho em Deus, mas agora sei que não sou agnóstica, e namoro um ateu... ah, quem se importa? Chassot, postei um diálogo legal sobre Racionamento de água no meu blog. Passa por lá quando puder. Ótima terça para o senhor, fofo.

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Gabriella,
    uma vez, em função de meu no perfil do orkut ‘agnóstico’, um jovem escreveu algo como ‘admiro muito o senhor, mas sou tomado de imensa decepção, com revelação que me surpreende. Vou rezar todos os dias para sua conversão.’
    Vou ler acerca da água no teu sumarento blogue, pois escrevo algo sobre água potável, quando me chegas de maneira tão querida.
    Afagos com admiração,

    attico chassot

    ResponderExcluir