sexta-feira, 28 de julho de 2023

28/07/2023 Neste domingo17º aniversário deste blogue

 

    ANO

 17

LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

2734

28/07/2023 Neste domingo 17º aniversário deste blogue

Hoje é a quarta e última das ‘blogadas julinas’ deste 2023. Estas quatro edições foram/são diferenciadas pois teceram a celebração dos 17 anos deste blogue. A edição de hoje traz excertos que evocam esta data muito especial: as evocações de hoje tem como data heliocêntrica 13MARÇO2021, quando foi celebrado o início de minha 61ª volta ao redor do sol como Professor. A celebração que houve para marcar o momento é (quase) inarrável. O 13MAR2021 será assunto na segunda parte desta edição. Na primeira parte trago tópicos (que em priscas era se constituiriam) como diário de um viajor. Este primeiro segmento agora teria bem posto se chamado de memórias da completação de um ano de reclusão.

Mesmo com distintos calendários e um assombroso recrudescimento da expansão do mortífero Corona vírus, o 2º semestre 2021 inicia vigoroso e prenhe de novidades. O nascituro período letivo para mim ocorria em pelo menos três frentes: 

1) Aulas semanais acerca de Alfabetização Científica para a primeira turma de doutorando do IFES, no câmpus de Vila Velha.

2) Uma disciplina semanal na UFPA acerca de questões epistemológica da Ciência,  nas tardes de segundas-feiras com  Sílvia Chaves; então faltava-nos o tertius e torciamos que o Licurgo Peixoto da Silva vencesse plenamente o Corona vírus e voltasse a estar conosco. E…ele não voltou… Licurgo soma-se aos milhares de brasileiros que a Covid ceifou.

3) Na UNIFESPA prossequia com oito orientandos de mestrado (2 de 2019 + 2 de 2020 + 4 de2021). A estes juntava-se uma orientanda de doutorado do IFAC/Reamec) e uma supervisão de um pós-doutorando. 

A quase silente e memorável preparação de 13MAR2021 Já disse e repito que ser galardoado com um muito original Festschrift é inenarrável. A obra gestada durante 2020 por cerca três dezenas de pesquisadores do Câmpus de Uruguaiana da UNIPAMPA liderados pelos Professores Doutores Raquel Ruppenthal e Vanderlei Folmer catalisou significativas contribuições à Educação nas Ciências. O selo da Editora Unijui qualificou o livro.

As organizadoras da live jubilar conceberam um cosmos heliocêntrico onde o livro era um sol ao redor do qual orbitavam múltiplos planetas regidos por uma maestrina. Andréia organizava atrações que agradavam o livro. O poema da Sílvia, que se fará preludio, era uma Via-Láctea estética propulsora de estesia.

Vídeo-depoimentos trazidos de todas as geografias comoviam centenas de participantes. Aline da Silva Goulart amealhou estrelas que cintilavam com distintas emoções no chat. Estas desenharam nuvens que ilustram esta blogada. A entrevista jubilar falou de Educação em tempos pandêmicos e fez da Laudato Si’, uma vez mais antídoto às agressões à nossa casa comum: o planeta Terra.

Não há como narrar mais.

A P R M  Ad perpetuam rei memoriam 

Esta era a fórmula que se inscrevia no alto de determinadas bulas pontifícias, e que se encontra igualmente em monumentos comemorativos, medalhas etc. 

Para a perpétua memória das coisas.

4 comentários:

  1. Saudades de te ter por perto nas tardes de segunda-feira. Aqueles também foram dias memoráveis. 😘

    ResponderExcluir
  2. Passando para felicitar e celebrar esses 17 anos de generosa partilha de conhecimento e simpatia. Também para dizer que tenho muitas saudades das nossas conversas. É muito bom saber que continua vivenciando semanas vigorosas e nos ensinando com entusiasmo, não só sobre Ciências, mas sobre como se vive a vida!
    Um saudoso abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Seu anfitrião baiano, com muita honra, Ródnei (UNEB)

      Excluir