sexta-feira, 27 de setembro de 2019

27.-Attico Chassot indicado ao Prêmio Educação RS 2019




ANO
 14
AGENDA 2019
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3350
Esta tarde, antes das 14h, parto de Marabá rumo Belém, Belo Horizonte, Campinas para chegar em Porto Alegre no começo do sábado.
Hoje o blogue traz uma noticia excepcional: Attico Chassot indicado ao Prêmio Educação RS 2019 é um dos três candidatos na categoria profissional. Uma situação original: também é um dos selecionados o meu muito querido amigo Guy Barcellos.
Dentre os indicadores de meu nome, honra-me ter sido indicado por Prof. Me. Leandro Rosa Camacho, Conselheiro do CRQ-V e Presidente da Associação Brasileira de Química/RS e pelo meu colega Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, que elaborou um alentado dossiê, do qual trago alguns excertos, a seguir:
Sem nenhum constrangimento ou inibições sinto-me a vontade e porque não admitir, honrado e orgulhoso pela oportunidade de apresentar e expor à comunidade educacional um educador que poderia ser avaliado pela sua conduta pessoal, como cidadão ético e socialmente responsável. Contudo, para além do que se espera de um ser humano digno dos atributos de humanidades, trata-se aqui de enfatizar o sentido de sua obra científica, como pesquisador e docente, como um contributo imensurável à educação, à ciência.
 Ao verificar a obra do professor Attico Chassot pode-se perceber seu profundo compromisso social, sua militância científica e educacional comprometida com as lutas sociais, com os elementos ontológicos que sustentam o idearia de uma visão de mundo plural, progressista, humanitária e democrática. Sua obra rompe com a ciência revestida da pretensa neutralidade, constituindo-se em um verdadeiro intelectual orgânico. Seus saberes emanam das investigações da vida social real, desdobram-se em possibilidades mutantes para os atores sociais que buscam a qualidade de vida e a construção de um mundo melhor possível. Seus trabalhos, porém, não são "manifestos panfletários", ou "discursos de palanques", mas produtos da pesquisa criteriosa, científica, com teorias e métodos pertinentes à complexidade do conhecimento e ao mesmo tempo disponíveis a processos de formação de uma educação libertadora e emancipadora. A singularidade de sua obra, entre outras questões, é constatada na articulação de quatro dimensões que são essenciais à Educação, ou seja: a investigação científica, a docência, a relação dialógica com a Educação Básica e com os movimentos sociais.
 Essa caracterização pode ser comprovada ao lume do exame de alguns dos seus principais trabalhos. Podemos destacar como uma referência pioneira na área de alfabetização científica, com extenso uso em licenciaturas e pós-graduações Diálogos de aprendentes, que é reconhecido como um de seus melhores trabalhos a serviço da Educação. Suas contribuições qualificam sua postura filosófica ao articular humanidades com as chamadas "ciências duras", visto que sua licenciatura em Química foi seguida de mestrado em Educação e depois o doutorado em Educação (este realizado quando já era Professor Titular aposentado na UFRGS) e a sua obra tem essa marca.
A votação será realizada apenas por sócios do SINPRO RS por voto eletrônico, cujo acesso ao formulário de votação será realizado por meio de link enviado aos professores sócios do Sinpro/RS pelo sistema de newsletter (sinprors@sinprors.org.br) podendo o professor sócio votar em uma ou mais categorias, somente uma vez.

2 comentários:

  1. Meu Caro Mestre
    Indicação muito merecida e de minha parte há muito aguardada, tamanha a relevância do teu trabalho em prol da educação, não somente aquela de tua formação, a Química, mas senão também as orientações de como se tornar um Jardineiro do Planeta, ou também, como alcançar a relevância na condução de novos pesquisadores. Grande abraço e certamente estarei lutando pela tua vitória neste pleito. JB

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  2. Salve, Chassot, nosso amigo mui caro! Desta Sorocaba-SP, Adriana e eu festejamos teu nome. Receba nosso abraço de cumprimento e reconhecimento. Carinhosamente, vivas, triplamente, a Áttico!

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