sexta-feira, 9 de junho de 2017

09.— Em Macaé, para falar em ECOmenismo

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3299


Ainda madrugada nesta sexta-feira deixo a Região Sul, assoladas há quase duas semana por continuadas chuvas. Voo ao Rio de Janeiro, e do aeroporto Santos Dumont, por rodovia viajo 182 quilômetros até Macaé.
Com uma população de cerca 250 mil habitantes é conhecida como a Capital Nacional do Petróleo. Macaé está integrada à Região Metropolitana do Norte Fluminense e Região dos Lagos.
É minha primeira vez na cidade que também é conhecida como a Princesinha do Atlântico e nesta sexta e sábado participo do I ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DE QUÍMICA. Hoje à noite, tenho uma fala acerca de tema no qual me sinto bastante alienígena: O papel das redes de cooperação cientificas na indução das ações de ensino, de pesquisa e extensão na Educação das Ciências.
Nos objetivos do evento estão induzir ações nos três pilares (ensino / pesquisa / extensão) que são sustentáculo da Universidade procurando fazer Educação com as Ciências.
Na mirada do objetivo tido como central deste encontro cabe atribuir dois destaques, que podem trazer significância ímpar ao evento:
1) Parece importante não se dar apenas destaque especial à trazida da extensão enquanto posta isonômica à pesquisa e ao ensino, nas em ações em rede. Sonho em levantar como possibilidade mudarmos o sentido tradicional do vetor: não é a Academia que vai ensinar a Comunidade (mais usual prática de nossas ações extensionistas), mas em ações em rede poderemos ir à Comunidade para aprender seus saberes primevos e traze-los à Academia para estuda-los e faze-los saberes escolares e assim retorna-los à Comunidade.
2) O outro destaque é que mesmo que estejamos em um encontro da Rede Rio de Ensino de Química, se colocou como foco central a Educação com as Ciências (e não disciplinarmente apenas a Química), sonhando com uma transdisciplinaridade e ao laborar em utopias chegarmos, talvez, em uma desejada indisciplinaridade.
Para analisar estes dois destaques proponho sinfonia, em três movimentos, na qual se pretende um lançar redes.
#1 – Uma protofonia: assestando óculos para olharmos redes e tê-las como artefatos culturais
#2 – Um adágio: Das certezas à incerteza: uma exigente realidade para lançarmos redes
#3 – Um alegro vivo: e... a Escola hoje... Como? Indisciplinar... uma possível mostrada de ações.
Ao final, por estarmos na Semana do Meio Ambiente, inspirado na Laudato Si’ do Papa Francisco, que completa 2 anos no próximo dia 18, ao vermos os desmandos ecológicos do atual governo ilegítimo estejamos vivendo um momento de alavancar o ECOmenismo: um movimento de união de esforços em torno da defesa de nossa casa comum, que extrapola os limites das religiões e tem o potencial de coligar religiosos, místicos, cientistas, ativistas, ateus e outros grupos.
Este é um desafio que merece ser experimentado.

5 comentários:

  1. Que honra ter participado de mais esse momento junto ao senhor e ter podido abraçá-lo de novo, meu mestre querido! Bjs

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  2. Sábios ensinamentos do mestre Chassot

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  3. Cristiana querida,
    abraçar e receber um autógrafo de admirador genuflexo
    Com saudades

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