ANO
11 |
LIVRARIA
VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
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EDIÇÃO
3299
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Ainda madrugada
nesta sexta-feira deixo a Região Sul, assoladas há quase duas semana por continuadas
chuvas. Voo ao Rio de Janeiro, e do aeroporto Santos Dumont, por rodovia viajo
182 quilômetros até Macaé.
Com uma população de cerca 250 mil habitantes é conhecida como a
Capital Nacional do Petróleo. Macaé está integrada à Região Metropolitana do
Norte Fluminense e Região dos Lagos.
É minha primeira vez na cidade que também é conhecida como a Princesinha
do Atlântico e nesta sexta e sábado participo do I
ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DE QUÍMICA. Hoje à noite, tenho uma fala
acerca de tema no qual me sinto bastante alienígena: O papel das redes de
cooperação cientificas na indução das ações de ensino, de pesquisa e extensão
na Educação das Ciências.
Nos objetivos do evento estão induzir ações nos três pilares
(ensino / pesquisa / extensão) que são sustentáculo da Universidade procurando
fazer Educação com as Ciências.
Na mirada do objetivo tido como central deste encontro cabe
atribuir dois destaques, que podem trazer significância ímpar ao evento:
1) Parece importante não se dar apenas destaque especial à
trazida da extensão enquanto posta isonômica à pesquisa e ao ensino, nas em
ações em rede. Sonho em levantar como possibilidade mudarmos o sentido tradicional do vetor: não é a Academia que vai
ensinar a Comunidade (mais usual prática de nossas ações extensionistas), mas
em ações em rede poderemos ir à Comunidade para aprender seus saberes primevos
e traze-los à Academia para estuda-los e faze-los saberes escolares e assim
retorna-los à Comunidade.
2) O outro destaque é que mesmo que estejamos em um encontro da
Rede Rio de Ensino de Química, se colocou como foco central a Educação com as Ciências (e não disciplinarmente
apenas a Química), sonhando com uma transdisciplinaridade e ao laborar em
utopias chegarmos, talvez, em uma desejada indisciplinaridade.
Para
analisar estes dois destaques proponho sinfonia, em três movimentos, na qual se
pretende um lançar redes.
#1 – Uma protofonia:
assestando óculos para olharmos redes e tê-las como artefatos culturais
#2 – Um adágio: Das
certezas à incerteza: uma exigente realidade para lançarmos redes
#3 – Um alegro vivo:
e... a Escola hoje... Como? Indisciplinar... uma possível mostrada de
ações.
Ao final, por estarmos na Semana do Meio Ambiente, inspirado na Laudato Si’ do Papa Francisco, que completa
2 anos no próximo dia 18, ao vermos os desmandos ecológicos do atual governo ilegítimo
estejamos vivendo um momento de
alavancar o ECOmenismo: um movimento de união de esforços em torno da defesa de nossa
casa comum, que extrapola os limites das religiões e tem o potencial de coligar
religiosos, místicos, cientistas, ativistas, ateus e outros grupos.
Este é um desafio que merece ser experimentado.
Que honra ter participado de mais esse momento junto ao senhor e ter podido abraçá-lo de novo, meu mestre querido! Bjs
ResponderExcluirSábios ensinamentos do mestre Chassot
ResponderExcluirObrigado Yago,
Excluirpor trocarmos ensinamentos
Cristiana querida,
ResponderExcluirabraçar e receber um autógrafo de admirador genuflexo
Com saudades
saudade
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