terça-feira, 23 de setembro de 2014

23.- ENIGMAS DA SERRA DO RONCADOR


ANO
 9
Barra do Garças - MT
EDIÇÃO
 2905
Mais uma cidade inédita em postagem deste blogue. Também para mim é a primeira vez na região.
Meu primeiro dia desta semana não planejada de maneira criteriosa passou. Faltam cinco.
Quanto vi um auditório atento não arredando o pé e ficando após a hora esqueci-me que saíra às 5h30min de casa e chegara ao hotel 12 horas depois.
Professores Vavá, Alvaro, Chassot, Eduardo e Diego
Cheguei ao aeroporto Santa Genoveva às 11h e era esperado por 4 colegas, com os quais almocei e que aparecem no registro fotográfico. Depois dos dois voos havia mais 400 quilômetros entre Goiânia e Aragarças (GO). Só depois cruzar os rios das Garças e Araguaia, passar pelo município de Pontal do Araguaia para finalmente chegar a esperada cidade de Barra do Garça.
A viagem rodoviária foi com os professores Eduardo e Vavá. Aprendi sobre os três tipos de cerrado: limpo, sujo e cerradão. Passamos por Goiás Velho a primeira capital do estado, onde está a casa de Cora Coralina. A bordo também assistimos e discutimos o documentário ‘Enigmas da Serra do Roncador’ produzido e dirigido pelo cineasta mato-grossense Genito Santos e apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, conta a história de uma das regiões mais intrigantes do país.
Em 59 minutos, o filme resgata lendas e mistérios da Serra do Roncador. O espaço, localizado ao nordeste de Mato Grosso, ficou conhecido em todo o mundo por causa da saga do coronel Percy Harrison Fawcett. O inglês veio desbravar estas terras em busca de uma civilização perdida e aqui desapareceu.
Larissa Ferreira escreveu no infocampusufmt.blogspot.com.br que “diversas versões sobre o seu desaparecimento são apresentadas pelo trabalho. Orlando Vilas Boas, um dos líderes da Expedição Roncador Xingu, declara que Fawcett foi morto pelos índios locais, conforme relatos ouvidos da própria tribo. Já segundo a sua família, Fawcett teria dispensado parte de sua equipe e mandado uma carta à esposa na qual contou que tinha encontrado a passagem que procurava, um portal para outras dimensões.
Devido a essa lenda e a relatos que contam ser possível visualizar e fazer contato com seres de outras dimensões no local, a Serra do Roncador se tornou um polo de turismoesotérico e um campo de pesquisas de ufólogos. O espaço atrai também por suas belezas naturais, aspecto que não deixa de ser explorado no documentário por meio de imagens belíssimas dos mais diversos e inusitados ângulos e pontos da serra.
Além de buscar explicações para o desaparecimento do coronel, o filme apresenta a serra por meio de relatos de pesquisadores e moradores. A veracidade dos depoimentos é mesclada com investidas de ficção. O trabalho sugere, por exemplo, que o espaço, além de abrigar onças, jaguatiricas, cobras e outros animais silvestres, foi a casa do homem pré-histórico do Araguaia.
Fica a ressalva de que neste movimento de apresentação, em nenhuma tomada foi elucidado o motivo pelo qual a serra é assim chamada. Os habitantes da região, em sua maioria, conhecem a origem do termo. No entanto, a veiculação nacional do filme torna imprescindível que se tivesse informado que o espaço ficou conhecido dessa forma devido ao som de ronco produzido pelos ventos ao se aproximarem das montanhas.
Merece destaque a perspectiva da serra trazida pelos populares, historiadores e místicos que têm contato.
direto com o local. Há inúmeros relatos de visualizações e contato com naves, seres interplanetários ou extraplanetários e de luzes de origem desconhecida. Os céticos acreditam que tudo não passa de uma crendice popular. “Enigmas da Serra do Roncador” buscou, dessa forma, fazer um resgate histórico da região e trazer elementos para alimentar as lendas e mistérios que rondam o lugar. Não há verdades finais ou uma tomada de posição do filme. É da natureza das lendas que permaneçam inconclusas e geradoras de sempre novas discussões”.

3 comentários:

  1. Nosso Brasil, berço de lindas e esplêndidas paisagens, não carece de lendas e mitos para merecer nossa admiração. Mas é inerente a raça humana ter sempre uma "causo" a contar. Sugiro ao Mestre que edite um clássico, "As Viagens de Mestre Chassot", sucesso garantido!

    ResponderExcluir
  2. Tudo que se crê, existe!

    Está chegando objeto estranho
    No interior selvagem de Goiás
    Atraente esse evento tamanho
    Contudo, que não se viu jamais.

    Percy Fawcett ali desapareceu
    Abduzido pelo vórtice temporal
    Ou então foi o gato que comeu
    Que certamente é mais racional.

    E tudo é bobagem, na verdade
    De conclusão mística posterior
    A qual aposta na credibilidade
    Oriunda da Serra do roncador.

    Mas todos tem essa liberdade
    De acreditar em disco voador.

    ResponderExcluir
  3. Com tantas riquezas, belas paisagens e terra super-fértil não mereceríamos melhor distribuição? Que coisa!
    Boa estada, querido mestre!!!

    ResponderExcluir