sábado, 30 de agosto de 2014

30.- Volta a circular PARA QUE(M) É ÚTIL O ENSINO?


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2881

Alegro-me de anunciar que novamente circula o Para que(m) é útil o ensino? Desde o começo de outubro de 2013, tenho aguardado este retorno. Durante 18 anos este livro teve o selo da Editora da Ulbra — a quem sou reconhecido —, pois quando da primeira edição, em 1995, eu completava meu terceiro (e ultimo ano) como professor da Universidade Luterana do Brasil.
Quando esgotou a segunda edição, abriram-se novas opções. Agora o livro volta pela editora da Unijuí, esta — que sempre me remete e remeterá ao meu saudoso amigo Mario Osório Marques — editou o meu primeiro livro — A Educação no ensino de Química — em 1990. Após foi o Catalisando transformações na Educação química. Um outro encontradiços em sebos ou em edições piratas, que em mais de uma oportunidade já me foram trazidas para autógrafos. Sei de universidades onde o segundo, quando já esgotado, teve ‘reedição doméstica’ para todos alunos da licenciatura em Química. O meu terceiro livro pela Editora Unijuí é o Alfabetização científica: Questões e desafios para a Educação lançado em julho de 2000 terá em breve a sua sexta edição. Meu último livro solo Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto — onde celebro meus 50 anos de professor em 2011 — foi também editado pela Unijui, em 2012.
Assim, o Para que(m) é útil o ensino? vem juntar-se, agora, a já muito bem sucedida coleção ‘Ensino de Química’. É muito bom vivenciar não apenas a significativa transição para uma Editora que, há mais de um quarto de século, vem contribuindo para alfabetização científica no Brasil com a disseminação de livros que foram significativos para a consolidação da área da Educação nas Ciências em nosso País, mas também, para contribuir com este movimento tão significativo que é transgressão das fronteiras das disciplinas rumo uma cada vez mais significativa transdisciplinaridade, ou até, mais ousadamente, uma indisciplinaridade, aderindo às propostas de reestruturação do Ensino Médio.
Talvez, se devesse fazer uma recomendação ao leitor desta reedição do Para que(m) é útil o ensino? diria que ele não leia este livro como apenas acerca do ensino de Química. Pense mais amplamente — pense indisciplinarmente —, mesmo que ele esteja abrigado na coleção ensino de Química: este é livro acerca do ensino de Ciências. Por outro lado, há um pedido maior. Há que ter em consideração, que este livro foi escrito há 20 anos. Mesmo que se tenha feito atualizações em assuntos, na apresentação desta nova edição alerto que nesta nova Escola indisciplinar o prefixo in tem pelo menos três ações:
a)  in: no sentido de incluir a partir da própria disciplina outras disciplinas; são as ações que vamos fazer para colocar nossas especificidades em outras disciplinas;
b)  in: seguindo o mesmo sentido de direção, trata-se de incorporar elementos, métodos e conhecimento de outras disciplinas; aqui parece mais evidente o quanto temos buscar nas outras disciplinas, não nos bastando o ‘mundo’ pequeno ou específico de nossa disciplina;
c)   in: como negação, trata de negar a disciplina no sentido etimológico do termo; aqui a proposta parece ser mais radical ou inovadora: trata-se de rebelar-nos à coerção feita pelas disciplinas que, como um látego, nos vergastam a submissão.
Esta nova edição quase poderia ser considerada como um mesmo produto em nova embalagem. O quase entrou nesta afirmação por obra e graça de duas pessoas maravilhosas: Joana de Jesus Andrade e Naiara Tostes Cruz professora e aluna do Curso de Licenciatura em Química da USP de Ribeirão Preto. Uma e outra se envolveram com este livro em 2013. Quando ele tinha sua segunda edição esgotada a Naiara defendia seu trabalho de conclusão de curso, orientada pela professora Joana. Sua monografia tinha como título: Para que mesmo se Ensina/Aprende Química? Fazendo uma análise do Ensino de Química pela perspectiva de Attico Chassot.
Pode um professor ver reconhecido de maneira mais emocionante, quando vê no sumário de um texto de 43 páginas: Referencial Teórico: 2.1–Porque Chassot?
Uma e outra vibraram com a notícia da nova edição. Aderiram à proposta de fazerem parte desta nova edição com seus textos. Também, por tal há regozijos neste anúncio.

3 comentários:

  1. Felicito o amigo pela ratificaÇão do seu sucesso. Os escritores são eternos em suas obras.

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  2. Com certeza uma obra para ajudar na problematização das questões que dizem respeito ao ensino, suas implicações, suas angústias. Parabéns mestre!!!

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  3. Ola Chassot
    Fiquei feliz com o retorno do Para Que(m) é Útil o Ensino?, pois foi um de meus motes inspiradores na Dissertação do Mestrado. Gostaria de te-lo nesta nova versão. Depois me g=diga como adquirir. Abraço e bom final de semana. JB

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