domingo, 26 de janeiro de 2014

26.— ACERCA DE UM SÁBADO IMPREGNADO DE TURISMO

ANO
 8
ANNEMASSE FRANÇA

EDIÇÃO
 2664

Um domingo para narrar algo acerca de ontem — último sábado de janeiro — dia frio e com sol brilhante. Nele a Gelsa e eu incluímos uma jornada turística memorável. Já que estamos na região de Savoia fomos conhecer Annecy, que dista cerca de 40 km de Annemasse, em grande parte bordejando a fronteira suíça.
Annecy é a capital do departamento francês de Alta Saboia e conta com uma população de cerca de 50 mil habitantes e uma aglomeração urbana de mais de 130 mil habitantes.
Estabelecida às margens do Thiou, um rio efluente do Lago de Annecy que juntamente com o Vassé e o canal Saint-Dominique percorrem a cidade, Annecy é frequentemente chamada de Veneza dos Alpes. Em 18 de março de 2009, Annecy foi escolhida após uma votação do comitê olímpico francês para representar a França na tentativa de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.
Annecy está situada a 448 metros acima do nível do mar, na ponta norte do Lago de Annecy no norte dos Alpes franceses entre Genebra e Chambéry — onde vivemos a virada 2004/2005. Annecy ocupa uma posição estratégica nas rotas entre Itália, Suíça e França.
Como Annecy está localizada entre Genebra e Chambéry, boa parte da sua história — que começa com povoado anterior a era cristã — foi mais tarde fortemente influenciada por essas duas cidades, entre os séculos 10 e 19. No século 12, uma casa fortificada foi construída em uma pequena ilha no meio do rio Thiou, edificação hoje conhecida como Palais de l'Ile (Palácio de l'Isle), no qual estivemos ontem.
Com o avanço do Calvinismo, em 1535 tornou-se um centro para a Reforma-Católica e a sede episcopal de Genebra foi transferida para lá. Este período foi marcante na história de Annecy porque várias comunidades religiosas católicas vieram a reforçar as características religiosas da cidade, fator este que deu o apelido a cidade de "Roma da Saboia" e "Roma dos Alpes". Francisco de Sales (hoje santo da igreja católica) nasceu no castelo de Sales, nas proximidades, em 1567. Ele foi o bispo de Annecy de 1602 a 1622. Seus restos mortais repousam na Igreja da Visitação, em Annecy.
Durante a Revolução Francesa, a região da Saboia foi conquistada pela França e Annecy foi anexada ao Departamento de Monte Branco, cuja capital era Chambéry. Depois da restauração bourbónica, em 1815 a cidade retornou à Casa de Saboia. Ao ser anexada pela França em 1860, tornou-se a capital do novo Departamento da Alta Saboia.
Faço dois destaques, que determinam valer a pena visitar Annecy: O centro histórico e o lago Annecy.
 Junto a uma cidade moderna com arquitetura muito bonita, há um extenso centro histórico com muitos prédios preservados alguns datados do fim da idade média. Deste se destaca o Castelo da Ilha. Foi nesta parte da cidade que almoçamos, saboreando produtos típicos da cidade (morcilhas com maçãs, salsichões dom polenta. É preciso não fazer confusão com Annecy-le-Vieux, uma outra populosa comuna da Saboia, distante 3 km, do Centro de Annecy.
O lago de Annecy (em francês: Lac d'Annecy), em cuja margem norte esta a cidadã homônima, é famoso por ser um dos lagos mais limpos do mundo. É o segundo maior lago de França, depois do Lago de Bourget.
Formou-se há cerca de 18.000 anos, durante o degelo dos grandes glaciares alpinos. É alimentado por vários pequenos rios, nascidos nas montanhas próximas e por uma potente fonte submarina, o rio Boubioz, que nasce a 82 m de profundidade.
O lago eflui a sua água pelo rio Thiou e pelo canal de Vassé, que se unem e alimentam o rio Fier, a 1.500 m a norte de Annecy, que finalmente se une ao rio Ródano.
É um lugar turístico muito atrativo, conhecido pelas suas atividades náuticas e pela rica biodiversidade e as margens dos quais fizemos longas caminhadas, pela manhã, curtindo um sábado de férias.

7 comentários:

  1. Alo admirado casal em ferias....
    Obrigada por poder acompanha-los pelo blog...como tambem ja tive oportunidade de fazer um tur pela Europa , acho ainda mais cheio de prazer ler o blog....
    Boa viagem...tudo de bom...obrigada
    Elzira deste Maravilha-sc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Elzira,
      ter uma leitora em Maravilha é privilégio que já se estende há muito.
      Obrigado por tua continuada presença a cada dia;
      Espero fazer destes dias lembranças a tea estada na Europa.
      A estima do
      attico chassot

      Excluir
  2. Limerique

    Mestre Chassot, egrégio viajante
    Mais uma vez na Europa elegante
    Fazendo seu rolê
    Mostrando o que vê
    Para todos os leitores distantes.

    ResponderExcluir
  3. Entendo os motivos que não o afastam da sala-de-aula. Até nas férias continua o ofício do ensino.
    A isso somos eternamente gratos, admirado Mestre Chassot!

    ResponderExcluir
  4. Sempre Mestre Chassot.
    o Vanderlei fez a mais admirável síntese: mesmo em férias podemos curtir a sabedoria de suas aulas. A Terra Santa é minha grande expectativa.
    A admiração da
    Michaela

    ResponderExcluir
  5. Chassot querido amigo,

    estou adorando teu périplo. Como é notável a preservação do patrimônio histórico da Europa.
    Divirta-se. Abraços à insigne consorte.

    ResponderExcluir