sexta-feira, 8 de novembro de 2013

08. - DE NOVO NA FEIRA DO LIVRO

ANO
 8
www.professorchassot.pro.br
em fase de transição
EDIÇÃO
 2585

Do diário de bordo: como disse ontem, fui bafejado pela sorte com a suspensão de atividade que teria na UFRN, em Natal. Assim posso cumprir, por aqui, uma agenda que muito me agrada.
No final da tarde desta sexta-feira vou, mais uma vez, a 59ª Feira
do Livro, meu xodó há mais de cinquenta anos, mesmo que deslustrada pela redução do histórico desconto de 20%. Há um registro desde a Feira, com o livreiro Carlos Roberto Feltrin, no último sábado.
Tenho, para a visita de hoje, dois pontos de pauta: um, concedo uma entrevista à TV da Câmara de Vereadores de Porto Alegre acerca do livro Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto; esta atividade é catalisada pela vereadora Luiza Neves, natural da Vila Jacuí, como eu. Outro, o lançamento do livro Memórias Memoráveis: educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida, organizado por Maria Helena Menna Barreto Abrahão, no qual sou um biografado na escrita das professoras doutoras Elane Chaveiro Soares (UFMT) e Crisna Daniela K. Bierhalz (Unipampa). Acerca deste livro há um comentário estendido nesta edição.
Hoje à noite, prossigo na participação iniciada ontem, no I Seminário Interdisciplinar em Reabilitação dos Mestrados IPA- em homenagem ao Professor Washington Gutierrez  (In Memoriam) com a palestra: “Projeto Piloto Capacitar: articulador de inclusão social no mercado formal de trabalho do município de Porto Alegre” pela dra. Sandra Maria Soares (Médica Psiquiatra). Hoje, o palestrante é Prof. Dr. Ygor A. Ferrão (UFCSPA) com “Tratamento da Depressão Refratária: o que fazer quando os tratamentos convencionais não funcionam”.
Concluo esta edição trazendo o texto da quarta capa do livro Memórias Memoráveis: educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida [Editora Universitária Metodista IPA e EDIPUCRS]: Se a escola precisa de mudar para envolver todas as crianças e todos os jovens, durante muito mais tempo, ensinando-lhes mais coisas e fazendo tudo isto sem excluir ninguém, é na descrição e compreensão da atividade dos/as docentes, principalmente daqueles/as com experiência alargada e reconhecida em práticas de inclusão, envolvimento e transmissão bem-sucedida de saberes e valores, que se podem procurar as contribuições mais decisivas. Como um dia ouvimos o grande filósofo Agostinho da Silva dizer, apenas mudamos o mundo se nos mudar-nos a nós próprios e apenas nos transformamos se soubermos ouvir a vida! Ora é exatamente o que este livro e este projeto de pesquisa nos oferecem e nos propõem. Ouvir a vida de grandes educadores e desafiar-nos a ouvir a nossa vida, reintegrando o conhecimento de nós próprios no confronto das semelhanças e diferenças provocadas pela leitura de todas estas narrativas. Resultantes de um trabalho, de pesquisa e de escrita, muito cuidado e rigoroso, cada um destes doze relatos (auto)biográficos, biografias e/ou histórias de vida apresenta-nos o conhecimento da formação de cada pessoa/educador/a através das recordações relativas a atividades, contextos e situações, encontros, pessoas significativas, acontecimentos pessoais e profissionais, numa recordação da vida, nas suas diferentes dimensões, tendo como ponto de partida o vivido, com tudo o que o potencia e condiciona (Luís Alcoforado, Universidade de Coimbra).

2 comentários:

  1. Limerique

    Na Feira de Livros, Attico escritor
    A qual ele curte seja onde for
    Como "top star" local
    Está feliz afinal
    Como pinto no lixo, esse autor.

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