segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

14.- CRIACIONISMO versus EVOLUCIONISMO


Ano 7***                  MANAUS                  ***Edição 2357
Nesta segunda-feira, meu sexto dia amazônico — depois do sábado em Roraima — tenho como mais significativo, hoje, a terceira das cinco sessões do seminário Bases Epistemológicas para o Ensino de Ciências e Matemática, quando Kuhn e Feyerabend serão convidados muito especiais.
Se devesse destacar um parágrafo da apreciada crônica do prof. Guy B. Barcelos, publicada no sábado e domingo, seria este: Ao término da visita, encantado com toda infraestrutura, organização e conforto da escola fiz a pergunta que se contorcia em meu interior parecendo um íncubo: Como ensinam e abordam Evolução e darwinismo? Para minha (não tão grande) surpresa ouvi o que não queria: “não se ensina evolução aqui. É proibido por ‘lei’.” Entre aspas porque a lei são alguns (muitos) pais que pediriam a cabeça do professor de Biologia (sempre eles) em uma bandeja caso tratassem a fundo de assunto tão subversivo... Aqui darwinismo ainda é tabu, e dos brabos...  [No segmento de ontem].
Pode parecer quase não crível que na nação que se jacta ser ‘a maior democracia do Planeta’ haja estado que vete, em escola pública, o ensino da teoria evolucionista de Darwin. Este tema já foi frequentemente assuntado neste blogue.
Na edição de 28JUN12 deste blogue fiz a transcrição do  MANIFESTO DA Sociedade Brasileira de Genética sobre ciência e criacionismo, colhido no sítio oficial da entidade. Dizia, então: “Trata-se de uma peça de relevante valor e ouso afirmar que mereceria ser estudada na abertura de qualquer curso de História e Filosofia da Ciência”.
No curso da REAMEC, que me traz a Manaus, fizemos da recomendação prática daquilo que eu acenava em junho. No primeiro dia de aula passei ‘um tema de casa’: cada um dos doutorandos deveria trazer, para a aula seguinte, um texto de 10 a 20 linhas, analisando criticamente o documento da SBG.
No dia seguinte (última sexta-feira) a aula foi iniciada com a leitura comentada de cada uma das análises. É fácil imaginar a riqueza de opiniões e as discussões muito díspares e salutares havidas.
Com votos de uma boa semana, onde este badalado no janeiro já passara da metade. Lemo-nos amanhã.

16 comentários:

  1. O maior obstáculo é o fanatismo que coloca antolhos em seguidores desta ou daquela religião. Não podemos nos esquecer daqueles que se julgam detentores das verdades absolutas, tão ranhetas quanto os primeiros.

    abraços

    Antonio Jorge

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  2. Limerique

    Há um país onde o que Bíblia disse
    Vira verdade embora seja tolice
    Escolas adotam necedade
    Como a mais pura verdade
    Crianças são versadas em estultice.

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  3. Realmente é uma situação que ficamos perplexos mais uma vez!!
    Que Democracia é essa que impede os conhecimentos??
    É prá pensar mesmo.....

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  4. Limerique

    Se não fosse triste seria comédia
    A ciência falecendo de inédia
    Lá onde a estupidez
    Nas aulas tem sua vez
    O futuro se delineia uma tragédia.

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  5. Limerique

    Porque lá no norte certa potência
    Pôs a religião no lugar da ciência
    Ao invés de iluminismo
    Prega o obscurantismo
    E seus filhos vivem na ignorância.

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  6. O governo não tem nenhuma posição contrário ao ensino de Evolução, quem impede são as comunidades.

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    1. Muito caro Guy,
      primeiro parabéns pelo sucesso desta tua crônica. Esta manhã foi objeto de comentário nas aulas da REAMEC, surgindo uma pergunta que te foi feita por uma doutorada: Gostaria apenas de saber que importância é dada à participação da família para o progresso dos estudos dos alunos. Existe tal necessidade como a que existe aqui no Brasil? A Eliane Batista — do nany2006.blogspot.com.br/ também pergunta: Depois da descrição sobre a infraestrutura, estou ansiosa para saber como se dá a organização pedagógica!
      Mais uma vez parabéns pela leitura crítica e não deslumbrada,
      attico chassot
      http://mestrechassot.blogspot.com

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    2. Sim, os pais são chamados à escola sempre que necessário. De acordo com a PISC os pais latinos são pouquíssimo participativos. Os pais afro-americanos são participativos e muito preocupados e os asiáticos são muito compreensivos e corteses. Os pais são sempre informados se os alunos estão na escola, se faltaram imediatamente os pais são avisados, se têm desempenhos ruins ou mau comportamento também são contactados. Enfim, pela minha observação poderia dizer que consideram pivotal a participação da família. Como disse, há um setor dedicado somente à isto, justamente aquele no qual atua minha anfitriã da visita.

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  7. "As escolas dos USA nao sao todas assim.Meus filhos aprenderam evolutionismo e "sex education" na escola publica.Em comunidades muito " conservativas" os professores nao querem falar de assuntos muito polemicos.Meu filho fez o "Masters" em Human Factor Engeneering, em Gergia Tech University e ele nao é conservativo nem religioso !"

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    1. A crônica referia-se a uma escola em particular, de uma determinada comunidade. Em momento algum fiz generalizações. Fico muito feliz em saber que seu filho teve uma educação de qualidade, e que não é um fanático.
      Abraço afetuoso,
      Guy

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    2. Gente,
      Precisamos entender que essas restrições à educação vigoram no chamado "Bible belt", estados do sul dos EUA onde quem manda são os WASP (White, Anglo-Saxon and Protestant), normalmente filiados ao partido republicano e cristãos fundamentalistas como os Bush, pai e filho. Em grande parte dos EUA as escolas públicas ensinam evolucionismo. Tenho parentes que estudaram naquele país e aprenderam evolucionismo como em qualquer país civilizado.

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  8. Coisas assim já foram tentadas aqui no Brasil, no Rio na "era" Garotinhos. Se a gente se descuidar pode se espalhar ainda mais. Muitas escolas confessionais no Brasil, especialmente as Adventistas e outras ditas evangélicas, não ensinam evolução mas sim criacionismo. Embora o MEC tem posição oficial sobre isso faz vista grossa por pressão dos grupos evangélicos.

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  9. É surpreendente que num país que se declare laico (?), haja esse tipo de comportamento por parte das escolas. Não digo para "endemonizar" o criacionismo, apenas que apresente aos alunos e futuros cidadãos uma explicação científica, ainda que aliada às bases cristãs. Triste ver que isso ainda ocorre...

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  10. Para os desavisados de plantão, as Escolas Adventistas ensinam sim a Teoria da Evolução. Só que abrem espaço para o Criacionismo também. Justo na minha opinião,que os alunos de maneira inteligente e sábia escolham no que acreditar.

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  11. As Escolas Adventistas ensinam o evoluciolixo só por causa do vestibular... mas apresentam também o criacionismo. Só para terem uma ideia, os evolucionistas acham um dente de porco selvagem e divulgam através da mídia evolucionista (maioria esmagadora o é) que acharam um dente de um ancestral nosso! Uau! E a partir deste dente de porco selvagem, montam milagrosamente todo o esqueleto do babuíno Santos da Silva (humano) e todos festejam, tiram fotos, é divulgado nas revistas ditas científicas e assim vai... enganando toda a população "folha seca" por ventos da mais criativa e milagrosa especulação... kkkk É preciso ter tanta fé, mas tanta fé para crer nisso tudo, que se vocês pensassem um pouco mais, já teriam abandonado essa loucura! Por que até hoje macacos não se transformam em humanos? Se evoluímos, por que os humanos destroem o planeta, a natureza, uns aos outros? Bela evolução essa! Parabéns! Parem o mundo que eu quero descer.... Teoria, vocês sabem o significado dessa palavras? Busquem e descubram!

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  12. Assistam ao vídeo e apresentem respostas convincentes... http://www.youtube.com/watch?v=qbgOgrIzlcs

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