sexta-feira, 22 de maio de 2020

22MAIO2020 UMA LIVECIZEÇÃO NOSSAS FONTES DE SABER



ANO
 ANO 14
AGENDA 2 0 2 0
EDIÇÃO
3480
Não tenho dificuldades de afirmar — mesmo que possa ser taxado de démodé — que há dois anos não conhecia o artefato cultural que mais me envolve nestes dias pandêmicos.
Hoje livros, revistas, aulas, palestras... nossos usuais meios de buscar saberes são suplantados pelas lives. Ops: pelos lives!
Afinal... o que é um live? Primero devo dizer que eu (e acredito que meio mundo) não reconhecia live com substantivo masculino, Ouço dizer, por exemplo: ‘assisti uma live’ e parece que nunca ouvi referir fiz um live. Vou ao dicionário: LIVE|laive|(Palavra inglesa) adjetivo e substantivo masculino LIVE Diz-se de um disco, de uma emissão registrada não em estúdio mas em cena diante de um público. "live", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa https://dicionario.priberam.org/live [consultado em 22-05-2020]Dou-me conta que se usa live mais como substantivo. Dizer o concerto é live, parece ser menos usual. Mas enfim a quarentena promoveu uma livecizeção nossas fontes de saber.
Agora já encontramos notícias como:

Detentos de presídio no Paraná fazem "live" nas redes sociais...istoe.com.br › detentos-de-presidio-no-parana-fazem-li...

Depois, o vídeo da live foi reproduzido no perfil “Vida Bandida”, do Instagram, e replicada no perfil de fofoca “Vem me buscar, bebê”

Lives de hoje: veja o cronograma das transmissões ao vivo ...

 pelas redes sociais para curtir em casa na quarentena. Fique por dentro do destaques da programação de hoje - veja ...
Devo reconhecer que foram os lives que me ejetaram do ostracismo. Há uma semana escrevi aqui: Eu no ano anterior dera mais de meia centena de palestras, agora atender um convite da III Semana de Química da Universidade Federal do Cariri, câmpus Brejo Santo parecia complicado. Sentia-me um debutante. Tentava fazer de uma porção de minha biblioteca em lócus que me permitisse estando aqui estar lá. Tudo parecia exótico. O horário aprazado — 18 horas — não chegava nunca. Depois de dezenas de minutos que pareceram horas chego ao Cariri. Sinto-me um alienígena.
Então uma sensação inusual: chegam comigo à UFCA gente de todo Brasil. Foi uma sensação fantástica ‘ver’ conhecidos e desconhecidos, que identificavam sua pertença a Universidades e Institutos Federais de todo Brasil. E eram centenas em uma e outra plataforma (UFCA e YouTube). Mais de meio milhar.
Então não era mais um alienígena. Era um indígena na minha tribo. Vivera mais um ritual de passagem.
Assim, quando na manhã desta terça-feira, 19/05/2020, em um evento do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da UFSM, organizado pelo Prof. José Francisco, num live Confabulações acerca da Alfabetização Científica me senti como alguém que estava no seu mister. Houve durante a fala de mais de 1,5 hora mais de 530 participantes tempo depois os acessos eram mais de dois mil. Claro que senti falta de ver o público. Também, às perguntas estava cansado. Há que migrar nas palestras da bipedestação à sedestação. 
Assim, depois do debut no mundo dos/das lives minha agenda ressuscita. Mesmo que em mais de 2.000 participantes, uma qualificara a palestra de ruim, pois tinha pouca Ciência e muita política, recebo novos convites.
Na próxima semana na segunda-feira, na UFFS, campus de Chapecó, participo de “Os impactos da pandemia na educação: diálogo com Chassot’ com mediação do Prof. Dr. Antônio Valmor de Campos, que foi meu orientando de mestrado e coorientando de doutorado.
Na 28MAI2020, quinta-feira, às 10h, participo na Unipampa, campus de Uruguaiana de Mesa Redonda organizada e mediada pela Prof. Dra. Andréia Fernandes Salgueiro participo com o Prof. Dr. Vanderlei Folmer da busca de resposta a questão:Ciência e Religião um diálogo possível?
Em 09 de junho, por convite da Prof. Dra. Jaqueline Rabelo de Lima, do campus de Crateús da Universidade Estadual do Ceará, vou levar ao Ceará algumas Confabulações acerca da Alfabetização Científica.
Em 16JUN2020 no IFRS, com alunos das licenciaturas dos campi de Porto Alegre, Vacaria e Sertão participarei do Ensino de Ciências Pontos e contrapontos, a convite da Profs. Aline Grunewald Nichele, proferindo a palestra ‘Assestando óculos para ver o mundo natural’.
Ainda um importante comentário final: Não preciso justificativa maior, para em lives fazer o que fiz nas palestras a partir do segundo semestre do ano passado trazer a Laudato Si’ como antidoto às políticas do meio ambiente do atual governo Bolsonaro, que está aproveitando a pandemia para deixar correr a destruição da Amazônia. Agora, esta percepção está expressa nos números: o desmatamento da Amazônia em abril foi o maior dos últimos dez anos, com 529 km² da floresta derrubada, um aumento de 171% em relação a abril de 2019. (Fonte: Ponto de 22/MAI2020)
Recomendo uma vez mais a leitura, a cada sexta-feira, de PONTO WWW.brasildefato.com.br — excelente newsletter semanal do Brasil de fato.

4 comentários:

  1. Isso querido mestre....usemos as lives para nos aproximar nestes momentos de isolamento. Parabéns... é sempre tão bom iuhi_lo! Sdd

    ResponderExcluir
  2. Reflexão interessante sobre o substantivo "live", não haveria de me atentar, grandes lições.
    Será que o senhor poderia compartilhar, sempre que possível, por aqui o link para participarmos dos próximos lives?

    ResponderExcluir
  3. Tempos de pandemia são tempos para a utilização de instrumentos até pouco, por nós, aproveitados. E vamos vivendo com nosso tempo repleto de afazeres de que sentimos prazer. Vida que segue, caro amigo. Não serão a gangue ora instalada no planalto, nem tal Vírus, que apagarão nossos sonhos e ações. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Saudações, caríssimo Áttico! Do gelado clima sorocabano para Porto Alegre, com a solidariedade costumeira. Como diriam nossos irmãos portugueses, fiquei a rir de mim mesmo sobre O Live. Como acontece em tempos tecnológicos, não se busca pelos significados e repete-se, em alta e alargada voz o que se ouve e o que se tem. Eis que assim me aconteceu. Fica estranho, esquisito e até sem graça, mas se é assim, então, que assim seja! Vamos com o live! Amigo querido, quando de suas apresentações, por favor, mande-nos o link. Abraços!

    ResponderExcluir