TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

20NOV2020 ### Extrato do diário de um dito frouxo maricas 6


 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3696

Está já é a 3ª blogada das quatro edições de Novembro2020. É tempo de trazer narrares da semana que passou e anunciar prováveis destaques previstos para última semana de Novembro.

Mesmo que esta semana tenhamos sido dito como frouxo por um falso Messias, pois tive o bom senso de ficar em casa, e por tal sendo um frouxo maricas. Devo dizer que este ano já trabalhei e produzi muito mais que no ano passado.

Parece oportuno contar que no domingo passado, sai de casa às 6h30min para votar. As 7h, quando abriu a minha mesa eleitoral, eu era o 3º da fila. Na saída encontrei colega que se surpreendeu por eu ter votado ‘na Comunista’. Consolei-a, dizendo que para vereador votara no PSOL. Ao presidente devo dizer que tive muito mais sucesso que ele em termos de êxito dos candidatos que ele e eu apoiamos.

Ontem fiz a fala de encerramento do SETA2020, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Das mais de 70 lives que participei neste último meio ano, nenhuma teve tanta organização antes e durante a atividade. Os mestrandos da turma 2019 mostraram expertise, enviando inclusive mimos, como contei na edição passada. O SETA2020 não foi apenas virtual: os mimos deram materialidade ao mesmo. Boa organização gera bom produto. Quem quiser conhecer a palestra com mais de 500 participantes, ei-la: https://youtu.be/kBExsItXARM

Já que comento o ‘lado bom’ dos tempos pandêmicos, na próxima semana terei seis lives, sendo em três dias, uma em cada dia, porém a quinta-feira será excepcional. Serão três lives, completamente diferentes: pela manhã falo para cerca de 1.600 professores paulistas de Avaré, Bauru, Botucatu, Campinas, Jau e Lins; à tarde falo no Congresso Internacional de Educação e Escolar, da USP de Ribeirão Preto, onde já há 2.500 inscritos; e à noite falo na Semana de Química da Unicamp.

Para que não se diga que na blogada de hoje não falei de Alfabetização Científica, retomo um assunto já comentado de vez em vez. Quando começou a segundo quinzena de Março2020, todos brasileiros (professores, pais, avós, irmão mais velhos, empregadas domésticas...) foram decretados como detentores de expertise em ensino remoto. E mais, se admitiu que em todos os lares (mesmo aqueles que não têm nem água e muito menos esgoto cloacal...) têm internet e para cada aluno da casa haja um notebooks.

 Pensava-se que em abril, (os mais pessimistas falava no começo de junho) tudo voltasse ao normal.

O que aconteceu com os professores? Todos sabemos... logo, de maneira justificada, se reconheceram incapazes de criar novas aulas.

Os professores da Educação Infantil (aqueles que algumas mantenedoras acham que não precisam ter o mesmo nível de salário dos professores do ensino médio, pois aqueles só brincam em sala de aula) ficaram com as maiores dificuldades.

Não é difícil imaginar o deve significar produzir, por dois ou três meses, aulas remotas para alunos de um 1º ano do ensino fundamental se comparado com as mesmas exigências para alunos do 3º ano de ensino médio, ou com dar aulas de filosofia num curso de graduação ou de epistemologia em mestrado ou doutorado.

Penso que muito provavelmente ninguém discutirá quem tem a tarefa mais árdua. A que propósito mais uma vez comento esse assunto?

Conheci uma empresa que tem uma significativa produção para todos os níveis da escolarização, nas mais diferentes áreas. A Twinkl Educational Publishing é uma editora educacional on-line, que produz materiais de ensino e educacionais. A sede da Twinkl é em Sheffield, Inglaterra. Para que se tenha uma dimensão de sua produção colhi a informação que em 2018, suas vendas internacionais foram de £ 2.600.000 (cerca de 20 bilhões de reais). Não sou acionista da empresa, mas recomendo perguntar ao Google pela Twinkl. Há recursos que são grátis e outros que têm custos. Mas a Twinkl diz saber que a pandemia do coronavírus tornou ainda mais complexo o trabalho de todos aqueles envolvidos em educação. Por tal resolveu fazer a sua parte, e todo o site www.Twinkl.com.br/offer está liberado para quem mora no Brasil.

Já que mais uma vez, com responsabilidade somos conclamados a ficar em casa, neste fim de semana, talvez, uma visita à Twinkl seja algo seguro e até saudável. Até a próxima sexta-feira!

4 comentários:

  1. Fantasticamente lúcida vossa análise amigo. E ainda fostes votar. Quero essa vitalidade na sua idade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Grande mestre Chassot. Votamos da mesma maneira. Parabéns pelas "lives".

    ResponderExcluir
  3. Grande mestre, sábias palavras, que nos alimenta a alma e incentiva a continuar nossa árdua caminhada. Parabéns e gostaria de chegar à sua idade com essa vitalidade e sapiência.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Chassot. Um Obtuso no Governo nos incita a relegar a ciência a segundo plano, e serve de ventríloquo do parvo estadunidense. A que ponto chegamos, tendo ainda de ouvir adjetivos de Frouxo e Maricas pra quem procura se resguardar do vírus nestes tempos pandemicos.

    ResponderExcluir