TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 6 de maio de 2014

6. — SEMPRE HÁ BOAS DESCULPAS, MAS...


ANO
 8
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
 2766
Encerrava a edição de ontem contando que nas duas turmas de Teorias do Desenvolvimento Humano e na da Universidade do Adulto Maior, teria com atividade central, na segunda-feira, a discussão de temas de casa. Minha expectativa de que ninguém dissesse ‘Não fiz lição minha de casa porque...’ foi frustrada. Até entre provectos alunos da UAM, em sua maioria senhores e senhoras septuagenários, houve desculpas para não terem feito o tema.
Então contei aos grupos acerca de um livro saboroso, que recebi de presente de minha colega Cristhiane Flôr, quando de minha estada em Juiz de Fora há poucos dias. Li aos estudantes algumas desculpas e fiz o livro circular. Não cheguei à criatividade da Cris que pediu a seus alunos redigir desculpas semelhantes presentes no livro. Reproduzo algumas, mesmo sabendo que corro o risco de ser acusado de contraventor, pois não tenho licença dos editores.
CALI, Davide; CHAUD, Benjamin, Não fiz lição minha de casa porque... [Titulo original: I Didnt’t Do My Homework Because...] Barueri, SP: Amarilys (Editora Manole), 40 p. 158 x 210 mm; 208 g, Capa dura, Impresso na China. ISBN: 978-85-204-3753-7 Ano: 2014. Preço R$ 30,60 em www.manole.com.br

Sobre os autores: Davide Cali é ilustrador, autor e cartunista e já publicou mais de 40 livros. Benjamin Chaud já ilustrou mais de 60 livros e também é autor. Ambos vivem em Paris, França.
Com um texto bem-humorado e ilustrações divertidas, “Não fiz minha lição de casa porque...” é garantia de diversão para crianças, adultos e todos aqueles que já tiveram seu momento de estudante preguiçoso.
Quais desculpas podem ser dadas por deixar de fazer a lição de casa? São muitas: lagartos que invadiram a vizinhança, duendes que escondem lápis, isso sem deixar de mencionar as plantas carnívoras. Quem nunca teve problemas elas?
Em “Não fiz minha lição de casa porque...” as desculpas vão se sucedendo e se tornam mais absurdas e hilárias a cada página, sempre acompanhadas das divertidas ilustrações de Benjamin Chaud.
Esta blogada é uma homenagem especial aos alunos da disciplina Saberes Químicos Escolares curso de Licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora, que às terças-feiras leem este blogue, como atividade acadêmica.

5 comentários:

  1. Olá querido Mestre Chassot, eu também gostei muito deste livro, é muito interessante e criativa as idéias deste autor. Obrigada por citar nossa aula de Saberes Químicos Escolares.
    A Cristhiane nos propôs esta atividade e houve idéias muito boas e criativas.
    Ate semana que vem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Mestre Chassot!
    Quero compartilhar aqui a minha desculpa do porque não havia feito minha lição de casa.
    "Não fiz minha lição de casa porque houve um carnaval fora de época dentro do meu quarto e usaram meu caderno para fazer serpentinas e confetes." rsrs Espero que a professora Cris Flôr tenha caído nessa desculpa. rsrs Brincadeiras!
    Sou aluno da disciplina Saberes Químicos Escolares aqui da UFJF e fiquei extremamente feliz pela dedicação da publicação aos nossos.
    Grande Abraço!
    Boas Energias!
    Carlos Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Muito amáveis Lethycia e Eduardo,
    obrigado pela visitação ao blogue e pelos oportunos comentários de vocês. É muito bom estar um pouco na sala de aula que vocês partilham com a criativa Cristhiane.
    Certamente hoje evoquei um livro muito familiar para vocês. Foi um belo presente que ganhei. O blogue de amanhã segue na esteira das edições de ontem e de hoje.
    É muito bom saber que tenho a turma de vocês como meus leitores.
    A estima e a admiração do

    ResponderExcluir
  4. Mestre Querido!
    Primeiro, uma confissão: fiquei profundamente lisonjeada quando, em sua blogada, me chama de colega! Diria minha mãe que preciso ainda comer muito feijão com arroz !!! eheheh. Mesmo sabendo que nos considera a todos colegas de profissão, é como se, de repente, a profissão ganhasse novas, belas e promissoras dimensões!
    Após a confissão, digo-lhe que me alegro imensamente que tenha gostado do livro... Viu que bacana a desculpa do Cadu? Lethycia e Juliana também bolaram desculpas muito criativas, que depois te contam! Um grande abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha colega querida Cris,
      entre nós quando se tem livreiro que é professor doutor nos fazemos cada vez mais iguais.
      Isso é muito bom.
      Já podes trocar um pouco do feijão com arroz dos catarinas, por uma boa comida mineira como aquela que saboreamos em um almoço que fez história.
      Dentro de mais um pouco circula uma blogada de alguém que não precisou de desculpas, pois fez a lição. Na noite de sexta, no seminário: A arte de escrever Ciência com arte vou propor tua atividade, e fazê-los escrever ficção, na tua sugestão.
      Saudades, colega

      Excluir