TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

01.- ¡MAIOR PROFESSOR DO MUNDO! ¿COMO?


Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2375
Inauguro fevereiro anunciando que as edições de sábado e domingo serão postadas da Serra Gaúcha. Pela manhã, depois da Academia, a Gelsa eu partimos para Canela e Gramado. Temos companhias muito especiais. A Liba e o Antonio. Serão 91+5 anos curtindo a relação bisavó e bisneto. Depois da trazida deste recorte ferial, algo ainda muito pessoal.
Há muitos anos (mais de um quarto de século), comentei, após ler ‘O Alquimista’ que não havia gostado. Uma de minhas filhas foi categórica: “Pai, tu tens ciúmes do Paulo Coelho!” Ronronei um ‘pode ser’ engasgado.
Não li, não conheço ninguém que leu ‘Um mundo, um mundo: a Educação reinventada” de um meteórico mago que é feito estrela de primeira grandeza. Talvez, meus comentários possam ter a mesma interpretação dada pela Ana Lúcia. Conformo-me até porquê, mesmo não sabendo explicar: a inveja é um pecado adjetivado também como santa.
Vi no anúncio acima: “A história e as ideias do maior professor do mundo”. Que ranking é esse? Na mesma peça, a opinião de dois empresários. Um profeta: “Khan vai revolucionar o sistema educacional do mundo inteiro...”; outro, um visionário: “... o tremendo potencial da educação universal on-line para qualquer criança, em qualquer lugar, a ter sucesso...”.
Estarreço-me!
Leio mais uma notícia: “A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Salman Khan para desenvolver pesquisas educacionais e pedagógicas aqui no Brasil. Conteúdos para a educação básica, que reforçariam o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Afinal, o professor Khan é considerado hoje o cara da educação digital’.
Quem é o cara? Quem é Salman Khan? Há dois destaques homônimos: Um, famoso ator indiano nascido em 1965 e outro (o cara), nascido em 1977, em Nova Orleans, Luisiana, Estados Unidos. Filho de mãe indiana e pai bengalí. É engenheiro e matemático formado no Instituto Tecnológico de Massachusetts e também na Universidade Harvard e criador da Khan Academy, uma instituição sem fins lucrativos que publica vídeo aulas no YouTube e permite que qualquer pessoa as acesse. Seus alunos estão espalhados pelo mundo e incluem até Bill Gates, que acompanha as aulas com seus filhos.
Um de seus fãs brasileiros destaca: “Ele tem um tom de voz que faz parecer ser um daqueles professores legais e humorados. Posso baixar os vídeos e fazer meus horários... Até tirar dúvidas de coisas que não entendo nas enciclopédias livres em português. Poderia ter aulas ao vivo com ele, seria ótimo, mas os vídeos são excelentes!”
E sua formação como educador ‘para tornar-se o maior professor do mundo? Há quase cinco anos, Khan ajudava uma prima de 12 anos que tinha dificuldade em Matemática. Ela estava em New Orleans, ele, em Boston. Nesse período, Khan chegou a criar um software de exercícios, mas depois descobriu que a melhor solução seria gravar vídeos e colocá-los no YouTube, pois poderia ensinar uma vez e ser visto várias vezes. No começo, os alunos eram outros parentes. Em um mês, chegaram os primeiros e-mails de agradecimento de estranhos. Os vídeos começaram a ser vistos centenas, depois milhares de vezes. Em 2009, abandonou o emprego para dedicar-se integralmente ao projeto.
Nada a acrescentar. Talvez, seja mesmo inveja. Mas, tenho outros nomes em meu ranking.
Agora votos de uma boa sexta-feira. Amanhã lemo-nos de Canela!

16 comentários:

  1. Professor Chassot,
    Discordo não é (santa) inveja e uma santa e justa indignação.
    Esta blogada é uma busca da dignidade da nossa profissão de professor.
    Se senhor Khan desenhasse um portão para a casa da prima, ou lhe sugerisse um chá de funcho, ou, ainda, lhe ajudasse a fazer uma procuração seria ele alardeado como o maior arquiteto ou médico ou advogado do Planeta.
    Valeu sua blogada denunciando a picaretagem tão badalada.
    Com admiração
    L L L

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Estimado colega Laurus,
      obrigado pela solidariedade trazida em teus sempre pertinentes comentários.
      Realmente um mago encontrou o Santo Graal: vídeos são agora um tremendo potencial educação universal.
      Termine-se com as licenciaturas, mestrados e doutorados em Educação.
      Valeu L L L
      attico chassot

      Excluir
  2. Caro Chassot,
    Antes de meu indefectível limerique, uma observação: também li "O Alquimista" e alguns outros livros inciais do Paulo Coelho e afirmo que não gosto do escritor. Aliás, costumo dizer que leio de tudo com duas exceções: Paulo Coelho e livros de auto ajuda que, na minha opinião, quem leu um leu todos. Abraços, JAIR.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer. Os primeiros livros de P. Coelho era plagiários dos livros de Carlos Castaneda, autor de "A erva do Diabo", "Viagem a Ixtlan" e outros.

      Excluir
  3. Limerique

    Se tu buscas em livros "bons" conselhos
    Ou autor que de outro é espelho
    Por favor não se iluda
    Leia livro de auto ajuda
    E culmine a leitura com Paulo Coelho.

    ResponderExcluir
  4. Polemico, meu caro Chassot, o assunto que trazes nesta blogada de hoje. E sei desta polemica porque nesta modalidade tenho, posso assim referir, quase cinco anos de labuta sem ainda uma opinião conclusa a respeito. Alguns cursos de que participei como Tutor possuiam carga de 100% a distancia, sendo outros com porcentagens igualitarias presencial e à distância. Observa-se que em alguns casos não há como se afastar definitivamente do contato com o aluno, e há a necessidade de uma troca presencial, principalmente no tocante à avaliação. Uma certeza já temos, eu e o grupo que estudamos a modalidade aqui em Porto Alegre, nos cursos tecnicos, neste momento: a EAD está aí, e por conta do grande desenvolvimento tecnológico impregna todos os ambientes de construção do conhecimento. O que agora mais nos preocupa é como fazer uso desta ferramenta da forma mais adequada em prol da educação. E que ela tenha a mesma transformação e resultados preconizados por Paulo Freire. Agora, fazer tábula rasa dos grandes mestres que se debruçaram/debruçam sobre o assunto educação, elegendo um "curioso" que afirma ter descoberto a roda de outra forma, é muita pretensão... Abraço - JB

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de citar neste ranking o saudoso Darcy Ribeiro e seu projeto educacional mais conhecido como "Brizolão". O projeto consistia em escolas estratégicamente espalhadas inicialmente no estado do Rio de Janeiro, e posteriormente por todo Brasil. As escolas eram construídas com estruturas pré-moldadas as quais seriam fabricadas no sambódromo durante todo o ano, parando apenas para o desfile do carnaval. Para quem não sabe a idéia original do sambódromo era essa, uma fábrica de escolas. Nos "Brizolões", nome original CIEPS, a criança entrava pela manhã e só saía a noite.Dentre outros inúmeros benefícios tinha acesso a uma boa alimentação, a um lazer controlado com direito a piscina, campo de futebol etc. Era dada tambem uma assistência aos pais que recebiam cestas básicas a qual servia a família e a complementação da alimentação do aluno a noite. Era a soluçao para o Brasil a médio e longo prazo.
    Esbarrou este projeto na podridão de nossa política.
    O sr. Moreira Franco, após derrotar o então governador Brizola nas urnas, em sua primeira medida desativou o projeto dando início a um sucateamento destas escolas. Criou em seu lugar, se não me falha a memória um projeto chamado de CIACS que consistia na reforma das antigas escolas. Não é preciso dizer que este medíocre projeto não foi além. Não faço aqui apologia a Leonel Brizola, ou crítica a Moreira Franco, faço justo elogio ao professor, sociólogo Darcy Ribeiro e sua brilhante idéia.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Pois esse maior professor do mundo
    Professor de ensinamento fecundo
    Revolucionou a educação
    Que não é um bicho papão
    Me parece enrolador, lá no fundo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Chassot,

    é revoltante. Sempre olhei com desconfiança qualquer tipo de aula por vídeo... E ainda não tenho opinião formada sobre cursos EAD... Aula é ação, emoção e sentimento. Ensinar é conhecer o aluno e não dar macetes práticos e aulas engraçadinhas pelo Youtube. Isto é uma febre, questão de algum tempo surge outro Gêngis Khan. Não significa que não ache válido videozinhos instrutivos e inovações no ensino criadas pelo incensado "professor", mas colocá-lo como o salvador da colheita é estultice.
    Certa vez, em uma oficina disse que o Brasil era um país onde jogadores de futebol ganhavam 1 milhão e professores ganhavam 1 mil. Um sujeito na platéia rebateu: - Professor, o Ronaldinho daria uma aula. Mas o senhor não jogaria bola como ele. Trepliquei: - Mas o Ronaldinho tem nos pés uma bola, eu (e todos professores) tenho nas mãos o futuro da nação.
    O grande problema é que as pessoas acham que qualquer louquinho da enchente pode dar aula, isto não é verdade. Um professor precisa ser qualificado para sua função tal como um médico. Precisa conhecer as psicodinâmicas do aprender, saber didática e pedagogia e criar seu estilo próprio. Ensinar é mais uma arte do que uma ciência.
    Portanto, entojo-me de uma revolta tesa e piedosa, do mago Khan e de quem caiu no conto do vigário...

    ResponderExcluir
  9. Querido mestre,
    não é inveja o que me move a compartilhar o que penso ao ler sua blogada.
    É antes a preocupação de que, ao que parece, os centauros da educação permanecem no obscuro tempo da recusa.
    Um tempo em que as supostas facilidades virtuais banalizam a importância da presença chegando mesmo a dispensá-la.
    Que nos neguemos, sempre de novo ao conformismo de um tempo que insiste em recusar o Cuidado como formador e sustentador do humano.
    Grande abraço
    Iliria

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Mestre Chassot,
    Quando conheci o trabalho de Salman Khan, em fevereiro de 2012, fiz um comentário no Facebook. Marquei o senhor na publicação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Quando li a matéria da revista Veja sobre a iniciativa de um norte-americano de origem indiana, Salman Khan, senti-me um tanto quanto estranho, mas de inicio não entendi o porque. A minha confusão só aumentava à medida que lia mais e mais matérias a respeito da Khan Academy, uma fundação sem fins lucrativos criada em 2006 pelo americano Salman Khan que disponibiliza mais de 3 mil vídeos, em sua maioria de ciências da natureza e matemática contando também com vídeos de outras áreas. [...] O fato é que o trabalho docente com qualidade é incompatível com a rotina de bóia-fria ou de caixeiro viajante às quais estão sujeitos atualmente os professores, sobretudo da rede pública da minha região. Do que adiantaria traduzir as aulas da Khan Academy (aliás, Decepcionei-me com os erros que encontrei em vídeos traduzidos para o português) ou produzirmos material nacional sem antes democratizar a internet banda larga? Como distribuiríamos esse tipo material para quem mais precisa dele que são os estudantes de pontos distantes dos grandes centros? Infelizmente, na empolgação da novidade, muitos esqueceram desses pequenos detalhes que citei nesse texto e se deixaram levar pelo apelo midiático, pelos elogios de Bill Gates e pela ânsia de uma renovação mágica na nossa educação.
    Integra em http://www.facebook.com/fabio.batistadacosta/posts/180818682031073?comment_id=1829965

    ResponderExcluir
  13. Vale conhecer a integra de Fábio Batista da Costa em http://www.facebook.com/fabio.batistadacosta/posts/180818682031073?comment_id=1829965

    ResponderExcluir
  14. Amigo,

    entristeci-me ao ver o doutíssimo senhor Dr. Salman Khan na Globo News pontificando sobre sua panacéia...

    A Globo endossa e apóia este tipo de teratologia. Como disse um amigo meu: a Globo é a qualidade a serviço da desqualificação.

    Olha o que escrevi no Face espinafrando o vigário:

    Acabo de ver um documentário onde um sujeito que atende por Salman Khan diz ter encontrado uma fórmula mágica, uma panacéia para a Educação: vídeos (!)... Como ninguém pensou nisso antes?? Deve ser um gênio mesmo este Salman. Acho que agora posso dormir tranqüilo, pedir minha aposentadoria por invalidez e passar o resto da vida dedicando-me à jardinagem (até que descubram uma forma de substituir todas as flores e plantas vivas por telas de LCD ou projeções holográficas que façam os jardins ficarem "ultrapassados").

    Abraços revoltosos!

    teu,


    Prof. Me. Guy Barcellos

    Biólogo, Mestre em Educação em Ciências e Matemática / PUCRS
    Doutorando em Educação em Ciências e Matemática / PUCRS
    Docente de Ciências e Biologia do Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama
    Docente do Colégio João Paulo I

    ResponderExcluir