TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

25.- Sobre uma quinta-feira prenhe de emoções

Blumenau * Ano 5 # 1667

Ainda é de Blumenau a postagem de hoje. O primeiro registro é de celebração muito especial. Um pouco antes das 12h recebo uma notícia que me faz exultante: A Fernanda Wanderer é aprovada em primeiro lugar em concurso público para a área de Educação Matemática no Departamento de Ensino e Currículo da UFRGS, Ela foi orientanda da Gelsa (quando também minha aluna) no Mestrado e no Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Recordo quando, ainda quase menina, veio de Estrela para fazer licenciatura em Matemática na UFRGS. Depois acompanhei sua trajetória como aluna na sua formação pós-graduada e também como professora da Unisinos e onde atualmente é co-responsável pela seleção e formação de professores da mesma Universidade. É muito bom ver o sucesso de uma educadora estudiosa. Esse registro celebra uma vitória que me encanta.

Meu dia de tríplice jornada na FURB foi excelente. Foi daqueles dias que parece que não se cansa, tal é a fruição intelectual.

Era meia noite, quando retornava depois de quase 16 horas ao hotel. Em verdade para ser exato, devo registrar que depois do almoço, passei no hotel para apanhar meu notebook, pois a tecnologia ontem, mais uma vez, pregou-me uma peça.

Ao chegar à FURB, desejando imprimir a fala para a banca, que terminara a redação aqui, o pen-drive não abre. Tenta-se em mais de um computador. Do setor de informática, onde foi levado com presteza pelas funcionarias do Mestrado em Educação, vem um diagnóstico: ele está corrompido!

Mas se os ogros conspiram contra, os anjos são generosos. Lembrei-me que enviara uma mensagem com o parecer apensado. Recorro ao gmail, e consegue-se acessar e imprimir o parecer.

A defesa de Daniela Raduenz: “Por que a Química está na Escola? Uma genealogia sobre a matéria e sua prática pedagógica". A manhã transformou-se em uma profícua discussão acadêmica entre a mestranda, os professores Edson Schroeder, Celso Kramer e eu como era desejável. Foi uma memorável manhã. Após em companhia do orientador, dos pais e do noivo da Daniela – que aparece comigo na foto clicada pela Ana Paula– fomos almoçar restaurante Gutes Esen (o nome é registrado para evidenciar a adequada menção de Blumenau como ‘Alemanha Tropical’ – nomes em alemão são comuns em estabelecimentos comerciais). O Plano inicial era irmos a Pomerode – a cidade mais alemã do Brasil, onde reside a Daniela, mas limitações de tempo impediram.

A tarde fiz a conferência: Relações entre as Ciências Naturais e as Ciências Humanas para cerca de uma centena de alunos e professores de quatro dos mestrados FURB: em Educação, em Química. Em Desenvolvimento Regional e o Profissionalizante no Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Participaram ainda professores do Instituto Federal de Santa Catarina, que me obsequiaram com um mimo institucional e outros que se deslocaram de outras cidade como o Professor Mateus Andrade que veio de Rio do Sul para a fala trazendo-me um livro. Falei cerca 1h40min e depois de um intervalo seguiu-se um debate muito participado por mais de uma hora acerca do tema.

O momento mais importante foi à noite quando falei para um auditório lotado que comporta 210 pessoas, com dezenas de pessoas em pé e assentadas no chão. O ato foi solenizado com presença do Reitor da FURB, Prof. João Natel Pollonio Machado que destacou a importância de minha presença em evento que reunia onze licenciaturas. O Pró-Reitor Prof. António André Chivanga Barros, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante na abertura destacou o momento de disseminação de conhecimento e experiências que ocorria então, ressaltando meus 50 anos de magistério a cumprir-se dia 13 de março. O tema de minha palestra Ética e Ciência na Educação Básica, proposto pela Prof. Dra. Vera Lúcia de Souza e Silva da Coordenação dos Estágios das Licenciaturas-PROEN. Falei cerca de 1,5 horas e depois seguiu-se um tempo igual de debates, com boa participação de alunos e professores foram coordenados pelo prof. Luciano Florit, do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação. Ao encerramento, mais uma vez falou o Pró-Reitor Chivanga, um angolano que há mais de 25 anos reside em Blumenau, trazendo uma vez a metáfora das sementes não transgênicas foram semeadas naquela atividade.

Às 11h devo estar deixando a cidade, para via rodoviária ir a Navegantes – cidade que apresentei um pouco aqui – e desta voar até Porto Alegre. Onde devo chegar antes das 14h.

Mas antes disto, esta manhã, vou a Pomerode, com o Celso Kramer. 90% dos cerca de 27 mil habitantes desta cidade são descendentes de alemães pomeranos e a maior parte dos moradores são bilíngues: falam o português juntamente com o pomerano (Pomerisch ou Pommersch Platt, em alemão). Ao lado do dialeto alemão também conhecido como Hunsrückisch, o Pomerano é o falar germânico mais difundido entre a população teuto-brasileira. Em 1 de setembro de 2010, o município instituiu a língua alemã como co-oficial secundária

Por toda a cidade há casas edificadas de acordo com a típica arquitetura germânica enxaimel, restaurantes de comida alemã e festas que celebram as tradições germânicas, cuidadosamente preservadas por seus habitantes. Assim terei uma bela manha, ates de embarcar para estar em Porto Alegre no começo da tarde.

Aos votos de uma muito boa sexta-feira, adito o convite para nos lermos amanhã, aqui, com dica de leitura sabática.

14 comentários:

  1. Olá querido!! Que notícia ótima a da Fernanda. Na verdade a surpresa seria se ela não passasse, né? hehe. Bem lembro da competência, seriedade e disciplina da Fernanda, sempre com textos excelentes. Dê nela meu abraço cheio de admiração!! Beijo. Vândiner

    ResponderExcluir
  2. Bem, meu caro Chassot!!! Hoje parece um dia de grande alegria aqui nesta tua postagem. Primeiro pela aprovaçao da Fernanda, cuja competência sempre foi notória e por mim admirada desde que a conheci. Sem contar a humildade com que sempre vinha tratar a gente, perguntando a nosso respeito e nunca exultando suas conquistas. Pessoa admiravel, cujo sucesso me deixa muito feliz tambem. Em segundo, por reencontarr nesses comentários minha parceira Vandiner de artigo sobre meio ambiente para a Revista da Unisinos. Terceiro, quero te parabenizar pela jornada blumenauense e dizer que parece que me sinto parte dela, pois foi ali que reiniciei em 1988 minha jornada academica na formaçao histórica. E a região é prenhe e fomentadora da ciencia da História. Um grande abraço do JB.

    ResponderExcluir
  3. Muito querida Vândiner,
    agora já em transito entre Blumenau e Navegantes, para então retornar a Porto Alegre, agradeço teus comentários e, muito especialmente as alegrias pelo sucesso da Fernanda.
    Com continuada amizade,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Muito atencioso Jairo,
    agora já em transito entre Blumenau e Navegantes, para então retornar a Porto Alegre, encanta-me a tua tríplice vibração, especial as tuas palavras acerca da Fernanda e também a o teu reencontro com a Vandiner aqui mencionado;
    Concordo contigo acerca da aura que há em Blumenau. Senti muito isto ontem na FURB.

    Encantou-me Pomerode de onde cheguei a não muito.
    Obrigado pelos teu sempre tão oportunos comentários
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Mestre.

    Mas que dia atarefado! Caso ainda reste fôlego, a tchurma da Filosofia estará se reencontrando hoje, depois das 19h no Pedrini da Venâncio.

    ResponderExcluir
  6. Marília querida,
    obrigado pelo convite. Sonho estar com vocês.
    Tenho saudades do grupo.
    O Adão apareceu aqui na quarta-feira. Foi prazeroso.
    Afagos
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. eu li o comentário do Adão. Tomara que ela vá tmb! Que tal sonharmos juntos hoje, então? (sou chata, rsrs)

    ResponderExcluir
  8. Queridos amigos!
    Que coisa linda ler esses comentários carinhosos de todos vocês... Obrigada pelas lembranças, pela torcida e pelo carinho que sempre tive do professor Chassot (que tanto respeito e admiro! Aliás, parabéns também pelas atividades em Blumenau), pela Vandi e Jairo, colegas de PPG Educação Unisinos (presença contante em minha trajetória!). Gente, estou muito feliz e agradeço, de coração, a todos vocês e também à professora Gelsa, minha grande amiga e inspiração acadêmica e profissional!
    Beijos, Fernanda.

    ResponderExcluir
  9. Fernanda querida
    (com cópia para Jairo e Vandiner)
    foi muito bom para mim fazer-te esta merecida homenagem. Uma trajetória brilhante construída não sem esforços e com muita dedicação que desde o Curso de Matemática na UFRGS eu acompanho com admiração. A UFRGS adita em seu corpo docente uma profissional qualificadíssima. Com carinho e admiração de
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Prezado mestre,
    Como foi prazerosa a oportunidade que me foi dada de lhe conhecer! Assistir à sua fala me encorajou para um começo de semestre que nos espera nos estudos do mestrado em educação, como mestranda, na FURB. Bom sabermos de pessoas que abraçam a causa educacional com sensibilidade e ousadia...Essas posturas nos sustentam. Estarei sempre a tietar no seu blog....ou seja, já me tornei sua tiete...
    (palavra de nordestina...que bem sou...)
    Abraço
    Herlane

    ResponderExcluir
  11. Querido Prof.

    Tê-lo conosco em Blumenau foi:
    Encantador.
    Motivador.
    Desafiador.
    Revelador.
    Apaziguador.
    Semeador...do Jardim ético em que todos desejamos caminhar na Educação!!
    As sementes lançadas germinarão.E esperamos que, em breve, retornes para a colheita...

    Na gratidão, escuta e na parceria,

    Vera Lúcia
    FURB

    ResponderExcluir
  12. Muito querida Herlane,
    primeiro lamento que não tenhas deixado endereço para responder pessoalmente. Mas como alegras te dizendo tiete, ouviras meu lamento.
    Para mim a última quinta-feira me fez em estado de graça;
    Foi bom estar com vocês,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Estimada colega Vera,
    para mim foi muito bom ter participado da programação que organizaste.
    Se foi possível semear é por que o solo era fértil;
    Tomara possa voltar para participar de colheitas,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  14. Muito querida Herlane,
    primeiro lamento que não tenhas deixado endereço para responder pessoalmente. Mas como alegras te dizendo tiete, ouviras meu lamento.
    Para mim a última quinta-feira me fez em estado de graça. Foi bom estar com vocês,
    attico chassot

    ResponderExcluir